O futuro Presidente dos Estados Unidos revelou quais são as principais prioridades em termos de política externa para os próximos anos. Curiosamente, não se ouviu falar de continuar a rivalizar com a China, Rússia ou o Irão. Donald Trump apontou o México, o Canadá e a Gronelândia como os principais alvos.
Os vizinhos do Estados Unidos vão sofrer sanções económicas caso não cheguem a acordo com Washington relativamente a algumas matérias. Os mexicanos não podem continuar a enviar imigrantes para o outro lado da fronteira, enquanto os canadianos precisam de efectuar alterações no plano comercial.
A relação com o México pode sofrer mudanças, sobretudo por uma questão que parece simples. Donald Trump pretende mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. No entanto, parecem existir mais questões que vão azedar a relação entre os dois países. As tensões com o Canada serão maiores porque a nova administração pretende transformar o vizinho do Norte no 51º Estado norte-americano.
O último objectivo relacionado com os assuntos externos é o domínio da Gronelândia para evitar que a Rússia e a China possam utilizar navios naquelas águas. A presença de uma equipa liderada pelo filho de Trump mostra a vontade de resolver o problema nos primeiros dias do mandato.
Sem comentários:
Enviar um comentário