segunda-feira, 29 de março de 2021

O regresso de Lula da Silva já causou medo ao actual Presidente

 A candidatura de Lula da Silva às próximas presidenciais brasileiras vai originar muitas mudanças, nomeadamente na gestão da pandemia por parte do Presidente Jair Bolsonaro, que começou a ter mais respeito pela doença, apesar dos números diários continuarem a ser assustadores. 

O actual Chefe de Estado nunca teve oposição durante o mandato, nem sequer o concorrente PT que foi derrotado nas últimas eleições. A saída de Sérgio Moro do executivo causou algum embaraço, mas a onda de apoio não cresceu muito. No entanto, alguns continuam a aplaudir as denúncias que fez relativamente à tentativa de Bolsonaro impedir uma investigação judicial ao filho. 

Em termos mediáticos o regresso do antigo Presidente ao combate político tem muito mais peso do que o apoio popular a Sérgio Moro. O juiz pode ter ficado sem margem de manobra depois do STF considerar que houve parcialidade no processo jurídico contra Lula. O debate entre os dois seria um autêntico lavar de roupa suja. 

A corrida entre Lula da Silva e Jair Bolsonaro está no mesmo nível que a recente disputa entre Donald Trump e Joe Biden para a Casa Branca. No entanto, acredito que a campanha teria pouco debate ideológico, apesar de cada um estar em campos totalmente opostos. Neste aspecto, o actual inquilino do Palácio do Planalto estaria em vantagem devido à capacidade de persuasão. 

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Enquanto o idiota não perceber que é ele quem está a mais a coisa não melhora.

Francisco Castelo Branco disse...

As alternativas Lula e Moro também parecem ser populistas

Roberto Moreno disse...

Para quem tiver interesse em saber sobre o GEOprojeto que foi apresentado ao Lula em 2002, no Hotel Sheraton de Lisboa estou à disposição. - Entretanto, saliento que o Lula se aproveitou do que lhe foi apresentado em 2002 e o utilizou em 2008 no Brasil, criando 2 Universidades que é cópia do que lhe foi apresentado e representado ao Gilberto Gil em 2003, também no Sheraton. Caso algum jornalista quiser um Dossiê igual ao oferecido ao Luladrão, é só me contactar.

Share Button