terça-feira, 4 de maio de 2021

A Direita espanhola vai mudar depois das eleições em Madrid

 As eleições regionais em Madrid são um boa oportunidade para o PP voltar ganhar força política em termos nacionais. No entanto, a missão de Pablo Casado será mais difícil do que a de Isabel Ayuso, que só precisou de criar uma crise política para reforçar o poder. 

O ciclo eleitoral dos populares nos últimos actos eleitorais autonómicos não foi positivo, apesar da vitória na Galiza. O problema não tem sido apenas com o PP porque a Direita espanhola só tem subido devido ao VOX. A queda do Ciudadanos tem de ser considerado como um aspecto negativo na tentativa de mudança no país vizinho.

Não serão os resultados em Madrid que vão definir os futuros políticos do líder do PP e de Inés Arrimadas, nem sequer o fim anunciado dos Ciudadanos. As próximas eleições gerais serão importantes para perceber a configuração da Direita da política espanhola até 2030, sendo que, o principal objectivo passa por convencer o eleitorado que podem confiar na oposição. A ambição de chegar ao poder é legítima, mas dificilmente vai acontecer neste quadro de incerteza.

O VOX tem capacidade de crescimento, mas nunca alcançará a maioria absoluta para governar sozinho, sendo que, também não será o partido mais votado, nem sequer na Direita. O PP pode ganhar as eleições, embora o controlo total do Parlamento, pelo que, precisa de parceiros. Por fim, os Ciudadanos correm o risco de desaparecer ou tornarem-se num partido de expressão regional, o que origina a saída de militantes para criarem outras forças políticas. 

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

A extrema esquerda ainda vai mudar mais.
Um abraço

Share Button