A guerra civil no Sudão parece continuar, apesar da reconquista do palácio presidencial por Abdel Fattah al-Burhan em Março. Os festejos acabaram por ser prematuros porque os paramilitares da RSF regressaram aos combates e à tomada de cidades importantes.
A divisão num país que perdeu grande parte do território, nomeadamente no sul só poderá ser resolvida com mais um acordo que satisfaça as duas partes no conflito. Ou seja, o governo fica uma parte do território e o RSF controlam a outra.
Isto parece ser a proposta dos Estados Unidos, que foi aceite pelos opositores ao governo. No entanto, o general al-Burhan não quer conversar com ninguém e prefere estender a guerra civil por tempo indeterminado. A Arábia Saudita e outros países não estão ao lado do actual regime.
A Somália também vive uma situação semelhante após a declaração de independência de Somaliland e do recente conflito em Jubbaland. O Al-Shabbab e outros grupos terroristas continuam a ameaçar a integridade territorial que mantém a sede em Mogadíscio, que também recebe apoio norte-americano e turco.

Sem comentários:
Enviar um comentário