quarta-feira, 30 de junho de 2010

Microfilme para Macrocausas

Microfilme para MacroCausas. Este é um video de Daniel Serras Pereira. Para divulgar a exlusão social. Para votar : http://videos.sapo.pt/5TyUCPlWMrKML92FYrok Ajudem esta causa

5.3 D.João, Importância e suas caracteristicas

D.João I ou Mestre de Avis foi o grande impulsionador da luta contra os espanhois. Para além de ser conhecido como um grande intelectual tinha também grande apetência para questões militares. Foi ele quem escolheu D.Nuno Alvares Pereira para liderar a armada portuguesa em Aljubarrota, não deixando de participar na batalha contra os castelhanos.
Tinha grande apoio da Burguesia e do povo.
A 6 de Abril de 1385 foi aclamado Rei de Portugal. Facto que irritou profundamente D.Beatriz e seu marido. Foi esta decisão que motivou a invasão castelhana ao território português.
Para consolidar a Aliança Luso-Saxónica, que já vinha desde a Batalha de Inglaterra; D.João I casou com Filipa de Lencastre, filha de John de Gaunt.
Esta é uma marca que fica do reinado de D.João I : A aliança com os ingleses. Mas será que essa aliança duraria para sempre?
Outro dos grandes feitos do Rei, foi a conquista de Ceuta em 1415. Chegou a ser condecorado como o Senhor de Ceuta. De facto, o controlo do litoral africano era um dos seus grandes objectivos. Estas conquistas de D.João I abriram portas aos descobrimentos.
Era tido como um homem inteligente, culto, com vocação militar mas também com uma personalidade de grande afabilidade. Não sendo de estranhar que o seu cognome tenha sido o de "O Bom".
O Reinado de D.João I fica marcado essencialmente pela batalha de aljubarrota e a crise de 1383-1385. O seu nome é indissociável a esta etapa da nossa história.
Ao contrário de outros Monarcas, D.João I tem o seu nome ligado ao momento mais decisivo em termos de independência nacional.
Nasceu a 11 de Abril de 1357. Era filho bastardo de D.Pedro I.
Seus filhos : D.Duarte, D.Henrique e D.Isabel também se tornaram simbolos nacionais. Nomeadamente D.Henrique que se tornou famoso pelas suas navegações. Infante D.Henrique.
continua dia 12 julho....

terça-feira, 29 de junho de 2010

Lo Mejor del Mundo es....Villa!

Espanha - Portugal = 1-0 ( David Villa)
E pronto! Acabou o Mundial para Portugal. Sem grandes exibições nem grandes rasgos. Enfrentando grandes equipas. Falta um jogador que dê mais velocidade a Portugal. É tempo dos clubes nacionais deixarem de ir contratar ao Brasil e Argentina.
Agora é tempo de preparar a equipa para Euro 2012....Sem Ronaldo amuado!
Quanto à Espanha é fantástica. A circulação de bola é magnifica. Os jogadores são esplendidos. São grandes candidatos.
Esta é a verdadeira Espanha que conhecemos. Parabens a la roja

Tacuara dá a qualificação....

Paraguai - Japão = 0-0 ( 4.3 apos gp)
A festa Sul Americana continua neste Mundial. São 4 equipas nos Quartos de Final!

Hoje é para repetir isto....

Façam-lhes una Veronica....

Portugal x Espanha na Cidade de todas as emoções.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

As estatísticas não erraram... deu Brasil

Brasil – Chile: 3 x 0 (Juan, Luís Fabiano, Robinho)
Brasil manteve a média de todas suas partidas contra o Chile sob a batuta de Dunga: marcou pelo menos três gols. Ou seja, cumpriu com sua obrigação.
De qualquer forma, esta foi a primeira vez, nesta Copa, que um adversário ousou partir para cima do Brasil e não fechar-se em seu campo. Entretanto, essa demonstrou ser uma estratégia perigosa, pois dar espaço para o Brasil é uma atitude um tanto quanto kamikaze.
Agora, assim como a Argentina, será nas quartas de final que o Brasil enfrentará o seu primeiro grande teste: a Holanda.
E arrisco dizer que se o Brasil conseguir passar a Holanda, será muito difícil que não esteja na que seria sua oitava final de Copa do Mundo.
Será que Dunga consegue repetir as quartas-de-final da Copa de 94, na qual também estava presente?

E nos Oitavos apareceu Robben!

Holanda - Eslováquia = 2-1 ( Robben, Sneijder - Vittek)
A Laranja está afinada para o mais que provavel embate com o Brasil. Com o regresso em pleno da sua estrela Arjen Robben, a Holanda neste Mundial é imbativel. Até a defesa parece ter acertado os passos.
Temos Holanda neste campeonato. Reedição da final de 1978 com a Argentina?

domingo, 27 de junho de 2010

Mais perto da glória....com Tevez!

Argentina - México = 3-1 ( Tevez(2), Higuain - Javier Hernandez)
A Argentina continua a dar Show na África do Sul. Tevez, Messi e Higuain são como Burruchaga, Maradona e Valdano no México 86......
Em mais um jogo marcado por um erro de arbitragem que teve influência no resultado. O México estava por cima aquando do golo argentino.
Vem aí um grande jogo : Alemanha vs Argentina.
É o primeiro grande teste para a Alviceleste. Se passar, Maradona e Messi podem sonhar com o caneco...

England go home.....again

Alemanha - Inglaterra = 4-1 ( Muller(2), Podolski, Klose - Upson)
A Alemanha venceu categoricamente a Inglaterra. É verdade que a Inglaterra tem razões de queixa : Aquele golo de Lampard não validado vai servir finalmente para que a FIFA aceda aos meios tecnológicos. Pelo menos em Mundiais. Se aquele golo fosse validado, teriamos um jogo diferente mas.........
A defesa de Inglaterra é de papel. Uma vergonha como uma equipa treinada por um italiano defende daquela maneira. Se deixa "enganar" no contra ataque. É a terceira eliminação inglesa nos Oitavos de final de um Mundial. Isto quer dizer alguma coisa....

OLHAR A SEMANA - FUTEBOL GLOBAL


Numa semana em que nem a crise tira o futebol da televisão, temos a possibilidade de analisar uma das indústrias mais lucrativas e globais do planeta, a par com o sexo, as armas e as drogas. Tudo é global. Até os jogadores. Portugueses que são brasileiros. Uma França cheia de rapazes da Martinica. Alemães vindos da Turquia, do Brasil e do Gana... Os treinadores então nem vale a pena falar. A máquina da FIFA impõe regras com total impunidade. Escolhe continentes impreparados. Campos de jogo para solteiros e casados. Aprova um ruído insuportável como símbolo do Mundial. Deixa entrar garrafas de vidro nos estádios. Provavelmente até já sabe quem será o vencedor! Os hinos e as bandeiras mantém-se nacionais com jogadores a trocarem as letras. Que importa? Tudo é global. As marcas vendem sem escolher cores ou raças. As equipas jogam para plateias VIP que pagam fortunas para se sentar em camarotes amolfadados ao lado de Pelé e outros magos da bola. Mais um desporto que morre para os aficcionados. Morreu aos pés da publicidade desenfreada. De interesses de inconfessáveis. Olho para o jogo sem a paixão de outros tempos. E não entendo quem só nesta altura desperta para o futebol. É muito mais interessante uma liga nacional ou europeia, em que as equipas se assumem com todos os estrangeiros que conseguem comprar, do que esta fantochada de países com jogadores híbridos que jogam por desfastio e em final de época. Talvez seja um último resquício de "nacionalismo". Mas é pobre, muito pobre...
Jorge Pinheiro

sábado, 26 de junho de 2010

Gana is all Africa

Gana - Estados Unidos = 2-1 a.p ( Kevin Prince Boateng, Gyan - Donovan)
Gana continua em prova e leva o Continente Africano atrás de si!
Um apontamento : Asamoah Gyan é um autêntico "panzer".

Em busca do tri.....

Uuguai - Coreia do Sul = 2-1 ( Luis Suarez(2), Park Chuyoung)
A Celeste está quase nas meias finais. Muito dificilmente não vencerá Estados Unidos ou Gana. A acontecer o maior favoritismo dos sul americanos resta saber em que condições defrontará Brasil ou Holanda, as duas selecções com maior favoritismo para chegar à meia final com os celestes. Porque nem Chile e Eslováquia terão capacidade para derrotar brasileiros e holandeses respectivamente. Se isso acontecer então O Uruguai tem caminho aberto para marcar presença numa final....60 anos depois!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Se é a Espanha, Que venga La Furia!

Espanha - Chile = 2-1 ( Villa, Iniesta - Villar)
E a Espanha Soma e segue. E Villa também! Segue-se o confronto ibérico...
Suiça - Honduras = 0-0
Classificaçao
Espanha 6
Chile 6
Suiça 4
Honduras 1

Expectativas frustadas

Brasil - Portugal = 0-0
Muito medo e pouco risco. Estas duas selecções deviam ter jogado melhor. Quem ficou a beneficiar com isso?
Costa do Marfim - Coreia do Norte =3-0 ( Toure, Romaric, Kalou)
Só no fim é que a Costa do Marfim jogou bem. Mais uma desilusão numa prova internacional
Classificaçao
1º Brasil 7
2º Portugal 5
3º Costa Marfim 4
4º Coreia do Norte 0

Façam como eles Navegadores....

E ficaremos eternamente gratos

Durban em Festa

Para comemorar a festa da língua portuguesa, o jornal local The Mercury decidiu lançar a sua edição em português. A cidade por onde passou Fernando Pessoa, que discriminou Gandhi recebe hoje o melhor jogo do Mundial. E também onde está sempre calor......

Portugal x Brasil

O jogo porque todo o Mundial esperava...
Inimigos ou adversários? Irmãos?
Que sentimentos vão estar em campo?
Quem vai jogar para evitar a Espanha?
Vai ser como 1966 ou 2008?
É a língua portuguesa que vai ganhar?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oliver, Benji e Honda

Japão - Dinamarca = 3-1 ( Honda, Endo, Okazawa - Tomasson)
Honda no 1º, no 2º, no 3º! O Japão segue a toda a velocidade neste Mundial. Já a Dinamarca fica mais uma vez pela fase de grupos numa grande prova.....
Holanda - Camarões = 2-1 ( Van Persie, Huntelaar - Eto´o)
100% de Holanda na Fase de Grupos. Na fase a eliminar veremos se a Laranja aprendeu com erros do passado. Se assim for temos candidato. Se não, será mais uma promessa adiada.
Classificação
Holanda 9
Japao 6
Dinamarca 3
Camarões 0

Che cosa sono questi campioni?

Italia - Eslovaquia = 2-3 ( Quagliarella, Di Natale - Vittek(2), Kopunek)
Campeã e vice-campeã estão fora do Mundial. Certo que vai haver novo campeão Mundial. Uma palavra para a Eslovaquia que no Mundial de estreia passa à 2ªfase e obtem a primeira vitória frente ao actual campeão.
Paraguai - Nova Zelandia = 0-0
Albiroja confirma bom momento e segue em frente. A Nova Zelandia dá uma excelente imagem e fica à frente da Italia. Se não tivesse existido aquele penalti frente à Azzura , o desfecho poderia ser outro....... Mesmo assim, vao ficar tão conhecidos como os All Blacks
Classificaçao
Paraguai 5
Eslovaquia 4
Nova Zelandia 3
Italia 2

A partida mais longa da história....

Ontem Wimbledon assistiu à partida de ténis mais longa de sempre.
O confronto entre Nicolas Mahut e John Isner teve a duração de 9horas e 54 minutos. E ainda não acabou pois o jogo vai continuar hoje....
Muito provavelmente vai chegar ás 10 horas de jogo.
Será o terceiro dia de confronto. Visto que o jogo começou na terça , prolongou-se durante todo o dia de ontem e espera-se que termine hoje.
O quinto set estava em 59-59 quando a luz solar decidiu dar descanso a estes dois heróis.
Aqui está a beleza do ténis. O facto de podermos assistir a momentos como estes. Não se tratando de dois jogadores de top, a verdade é que eles já ganharam um lugar na história do Mítico torneio inglês.
E também do Ténis.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Primeira vitória de África...e a Alemanha do costume

Alemanha - Gana = 1-0 ( Ozil)
Ainda bem que Ballack não veio. Ozil é o primeiro Alemão numero 10 com técnica. Grande visão de jogo.
Gana e Alemanha seguem em frente. O futebol ganes é o unico representante de África
Austrália - Sérvia = 2-1 ( Cahill, Holman - Pantelic)
Uma despedida com boa performance. Futebol para crescer.
Classificaçao
Alemanha 6
Gana 4
Australia 4
Sérvia 3

Old Allies still alive

Inglaterra - Eslovénia = 1-0 ( Defoe)
Vamos ter um Alemanha - Inglaterra nos Oitavos?
Estados Unidos - Argélia = 1-0 ( Donovan)
Justiça feita com este golo fora de horas, devido ao erro de arbitragem no jogo com a Eslovénia!

2.1.7. Período pré-povoamento: o Caramuru

Diogo Álvares Correia - o Caramuru


Hoje damos uma pequena pausa no assunto Copa do Mundo, mas uma pausa muito pequenina mesmo, para continuar a nossa série sobre a História do Brasil.

No último post vimos que a pirataria francesa descobriu o Brasil e que resolveram também participar, de penetras, da festa portuguesa da extração do pau-brasil, cujo promoter era Fernão de Noronha, com a ajuda dos índios, resultando assim no primeiro grande desmatamento sofrido pelo Brasil.

Agora, considerando que muita coisa de relevante não aconteceu no período, damos um salto do ano de 1506, quando houve a renovação da concessão de Fernão de Noronha, para o ano de 1510, que foi quando um personagem importantíssimo da História desse país chegou ao Brasil.

Falo dele, o mais famoso de todos os náufragos que o Brasil já teve, ele mesmo, o único, o seu Diogo Álvares Correia e também o nosso Caramuru.

Nascido em 1475, em Viana do Castelo, Diogo Álvares Correia foi o único sobrevivente de um navio pirata francês que naufragou nas cercanias do rio Vermelho, na região que hoje corresponde à cidade de Salvador, no Estado da Bahia.

Após o naufrágio, ele foi encontrado entre as rochas, todo molhado, por um grupo de índios Tupinambás (antropófagos, diga-se de passagem, ai que meda). E ao vê-los, Diogo Álvares Correia deu um tiro de mosquetão.

Dizem as más línguas, eu não sei se é verdade, que os índios o queriam ter como prato principal no jantar e ele deu esse tiro para afugentá-los, e outros menos maldosos, dizem que Álvares Correia ficou com medo dos índios, afinal de contas nunca tinha visto nada parecido antes, e deu este tiro.

O certo é que, independentemente da razão que o motivou, Álvares Correia deu um tiro e com isso ganhou a alcunha de Caramuru, que segundo o frei de José de Santa Rita Durão em seu poema homônimo ao apelido de Álvares Correia, significa algo entre “dragão saído do mar” ou “homem trovão”.

Pessoalmente, acho muito difícil que Caramuru signifique “dragão saído do mar” uma vez que duvido que os índios, naquela época, soubessem, pelo menos, o que raios era um dragão. Lembrem-se que os índios brasileiros eram muito primitivos.

Na verdade, devo esclarecer que a narração da chegada de Caramuru ao Brasil é um tanto quanto incerta, pois se trata de uma mistura de História com lenda, de vez que o que se sabe a respeito disso foi justamente retirado do poema de Santa Rita Durão que, como toda obra literária, tem sua licença poética.

Existem também estudos que dizem que Caramuru significa “moréia”, que segundo Eduardo Bueno, em seu livro Náufragos, Traficantes e Degredados, seria “uma espécie de enguia/peixe-elétrico que dá choque”.

E como o nosso querido Caramuru estava molhado e deu um tiro, os índios saíram todos correndo apavorados, pensando que era uma moréia que andava.

Tem ainda a versão, apontada pelo livro de Bueno, que diz que Caramuru, que na verdade é “caray-muru” – que nome feio – que quer dizer “homem branco e molhado”. Pelo menos essa tradução faz mais sentido que “dragão saído do mar”.

Mas seguindo adiante com nossa História, depois de ganhar o respeito e temor dos tupinambás, o Caramuru, que foi acolhido pelos índios, ganhou também sua amizade. Inclusive, casou-se com Paraguaçu, filha do chefe da tribo.

Muito bem estabelecido no Brasil, com os tupinambás na mão, não só pelo medo do mosquetão, mas também porque deveria de ser um tipo muito simpático, Caramuru passou a ciceronear piratas franceses e espanhóis que vinham ao Brasil em busca do pau-brasil.

Vale ressaltar que o seu relacionamento com os franceses era tão bom que ele viajou para a França e lá se casou, oficialmente, com Paraguaçu, que foi batizada com o nome de Catarina.

Reza a lenda que, apesar de ser casado, o Caramuru era muito popular entre as índias e que, quando foi para a França regularizar a sua situação perante a lei e a Igreja, várias delas se jogaram ao mar para acompanhá-lo.

Parece-me que uma dessas índias foi salva do mar, levada para a França e também batizada e que esse relato confirma o que diz a lenda das índias que queriam chegar a Europa a nado.

A grande importância do Caramuru para a nossa História e a de Portugal é que ele foi peça-chave na colonização inicial do Brasil, pois foi de grande ajuda para mediar o contato entre colonizadores e os índios.

Gostaria que alguém me confirmasse se o Caramuru sabia ler, pois se não sabia, é quase certo que ele era o Lula, só que em vidas passadas, até a barba é parecida.

Larissa Bona

Próximo post em: 07.07.2010 – 2.1.8. Período pré-povoamento: João Ramalho.

Portugal Real XII

Em tempo de Mundial e de crise, a discussão nacional está agora virada para os feriados.
Quantos feriados temos? quais deles são civis e religiosos?
Não importa o número. Nem sequer a que dia calham.
Todos nós sabemos que Portugal é um sítio onde as férias são a prioridade. E não o trabalho.
A verdade é que festejamos feriados por tudo e por nada.
Pior ainda são aqueles que calham em duas semanas seguintes.Nessa altura os portugueses dão de fuga e vão todos de férias. Nem todos porque há sempre quem queira produzir e enriquecer.
Em Dezembro e Junho dá-se o rídiculo de estarmos de existirem feriados seguidos. Em época de Natal e Verão é um pretexto para se tirar mais umas férias.
A discussão é pertinente. Veremos é se estas propostas também se tornam ideológicas. Se os de Esquerda não querem os feriados católicos só porque são católicos.
Temos também a "sorte" de festejar feriados dos vários regimes politicos que o país já conheceu: A restauração da Independência, a proclamação da Republica e o 25 de Abril. De facto, Portugal é um país que gosta de assinalar com toda a circunstância a sua história. Não podia ser um dia normal. Tinha que ser um feriado......
Se um dia a Selecção Nacional for campeã do Mundo ou da Europa vai ser necessário arranjar uma data para se instituir um feriado.
As datas são importantes e merecem ser comemoradas, mas não ao ponto de se assinalar tudo com um feriado!
Com mais ou menos feriados, a discussão vai continuar até que a Selecção perca no Mundial.....

terça-feira, 22 de junho de 2010

Messi! Messi! Messi! Messi!

Argentina -Grécia = 2-0 ( Demichelis, Palermo)
Os gregos são mesmo a pior equipa do Mundial....
Nigéria - Coreia do Sul = 2-2 ( Uche, Yakubu - Park Chu Young, Lee)
Sul Coreanos estão de volta ao bom futebol, depois do Mundial 2002.
Classificação
Argentina 9
Coreia do Sul 4
Grecia 3
Nigeria 1

Pride of South Africa

África do Sul - França = 2-1 ( Khumalo, Mphela - Malouda)
Triste França. Acabou um ciclo nos Bleus. Agora vai começar outro. De certeza com mais qualidade. Domenech corre o risco de nunca mais treinar....
Parabens aos Bafana Bafana. Honraram o país. Mas os Springboks são melhores.
Uruguai - Mexico = 1-0 ( Suarez)
Vitória americana neste Grupo A. Uruguai promete! Já o México vai apanhar a Argentina!
Grupo A
1º Uruguai 7
2º Mexico 4
3º Africa do Sul 3
4º França 0

segunda-feira, 21 de junho de 2010

La Furia está de volta!

Espanha - Honduras = 2-0 ( Villa(2)
Assim se mostra quem manda.....
Chile - Suiça = 1-0 ( Mark Gonzalez)
Excelente equipa Chilena. Mas penso que vai ficar pelo caminho.....
Queremos Chilenos ou Espanhois?

7 para a história

Portugal - Coreia do Norte = 7-0 ( Simao, Tiago(2), Ronaldo, Raul Meireles, Hugo Almeida, Liedson)
Portugal venceu e convenceu. Um resultado que fica para a história deste Mundial.
E o Brasil que se cuide...

domingo, 20 de junho de 2010

Fabuloso com todas as partes do corpo

Brasil - Costa do Marfim = 3-1 ( Luis Fabiano(2), Elano - Drogba)
Fantástica exibição do fabuloso. Com o pé e com a mão! A Costa do Marfim não é a melhor equipa africana. Depois da desilusão no CAN, eis nova prova de fragilidade. Ter Drogba não chega

All Whites replaces All Blacks

Itália - Nova Zelândia = 1-1 ( Iaquinta, Smeltz)
Depois deste Mundial o futebol vai ser mais conhecido que o Rugby na Nova Zelandia. Se não fosse um penalti inventado, os Neo Zelandeses estavam a um ponto de uma qualificação histórica!
Paraguai - Eslovárquia = 2-0 ( Vera, Riveros)
Mais uma equipa sul americana a ganhar. E a convencer. Este Paraguai para além da sua organização defensiva tem um ataque poderosissimo!

Quem foi Saramago?

Saramago morreu sexta-feira aos 87 anos. O Prémio Nobel da Literatura em 1998 foi sempre uma voz com peso no panorama político, social e cultural nacional.

O seu estilo literário não pode ser posto em causa. Goste-se ou não dos livros, do seu conteudo e mais precisamente do estilo sem pontuação, a verdade é que Saramago perdura na imortalidade no que à cultura diz respeito. Literatura em particular. Provavelmente Portugal nunca irá ter um Nobel da Literatura nos próximos 100 anos.

Mas Saramago não foi só um escritor de renome. Foi sempre uma voz critica do "sistema". Por sistema entende-se país. A polémica em torno do livro "Evangelho Segundo Jesus Cristo" e o não reconhecimento por parte de Cavaco Silva da sua obra levou-o a abandonar Portugal e a se instalar em Lanzarote. Como uma espécie de "exilado político" que exige o perdão das mais altas instâncias nacionais para contribuir para aumentar o PIB nacional. Saramago sempre andou de um lado para o outro. De Lanzarote para Portugal e vice-versa. Quando fosse necessário apresentar uma obra, lá vinha a Portugal. Mas sempre com regresso à ilha espanhola. Esquecendo sempre que foi Portugal quem lhe deu visibilidade.

Esta atitude de zanga fez com que Saramago nunca fosse aclamado nem considerado uma figura de relevo nacional. A relação entre o escritor e o público sempre foi de alguma distância. Talvez por estar ligado à causa comunista. Lembro de um episódio em que Saramago dá um grande abraço a Fidel Castro num comício do PCP.

Estas são as memórias que vão ficar do escritor. De um excelente contador de histórias mas também de um exilado.

sábado, 19 de junho de 2010

Vitória com triplo significado

Camarões - Dinamarca = 1-2 ( Eto´o, Bendtner e Rommedahl)
A vitória da Dinamarca tem um triplo significado : Apura a Holanda para os Oitavos, deixa os Camarões fora do Mundial e mantêm os nórdicos na luta , apesar do mau futebol praticado. Não obstante ter ficado à frente de Portugal na fase de qualificação
Gana - Austrália = 1-1 ( Gyan, Holman)
Mais um frango. A Jabulani anda a fazer das suas. E mais uma expulsão para os Socceroos. Dificil passagem aos Oitavos-de-Final. O Gana confirmou ser a melhor equipa africana em prova

A melhor da fase de grupos

Holanda - Japão = 1-0 ( Sneijder)
A Holanda quase que garantiu a passagem aos Oitavos de Final. Uma vitória segura frente ao Japão. Parece que estamos perante a equipa mais regular nesta primeira fase. O ataque é demolidor e ainda nem sequer jogou Robben. Um meio campo com Van Bommel a liderar dá garantias de segurança no meio campo. A defesa também não tem comprometido, ao contrário de outras selecções cotadas.
Pelo menos nesta fase está a ser a mais equilibrada. Só que a Laranja falha sempre na fase a eliminar.
Veremos, mas para primeira amostra está muito bem.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Eficácia ofensiva e defensiva

Inglaterra - Argélia = 0-0
É mais um candidato que pode ficar de fora. Até agora a Inglaterra de Capello tem sido uma desilusão. Mais uma vez os ingleses ficam aquem das expectativas. De lembrar o excelente Mundial de Halliche, jogador do Benfica!
Eslovénia - USA = 2-2 ( Birsa, Ljubankilic - Bradley, Donovan)
Que jogo. O primeiro grande caso de arbitragem no Mundial. Que tal meterem arbitros de países em que se joga futebol?

Tudo igual...

Alemanha - Sérvia = 0-1 ( Jovanovic)
Uma Alemanha desastrosa. Uma Sérvia de sonho. Um Stoijkovic que defende penalties. Afinal a germânia não é de ferro.....

Pai e Mãe da Europa

Esta fotografia ilustra bem quem manda na Europa nos dias de hoje.
A crise que a Europa vive veio reforçar o poder das duas potências.
A Alemanha pode emprestar dinheiro à Grécia? Só se a França concordar!
A fragilidade que se vive em quase todos os países da União contrasta com o poder que Alemanha e França vão arrecadando.
A sua influência é cada vez maior.
Numa altura em que a Europa se desdobra em Tratados e a criar figuras que garantam uma maior democraticidade dentro das instituições europeias, a aliança franco-alemâ caminha num sentido ascendente e de maior protagonimo.
Aliás, parecem ser as unicas duas potências europeias capaz de travarem a crise. Já que a Inglaterra está na sua ilhazinha, a Italia ainda vive no fascismo e a Espanha está nas ruas da amargura. Mas esta ajuda tem os seus incovenientes. Podemos estar a assistir a uma dependência da maioria dos países europeus em relação á Merkel e Sarkozy.
Quase 60 anos depois, o eixo Paris-Berlim volta a dominar a Europa, mas desta vez os tanques foram substituidos pelas cimeiras e conferências.
Quando Portugal precisar de ajuda vai vender a sua "alma" a Alemanha ou França?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Adieu Les Bleus

França - Mexico = 0-2 ( Javier Hernandez, Blanco)
É o fim da França neste Mundial. Confirmou-se o pior. Sem equipa. Sem jogadores e um treinador que não tem qualidade para o ser.
Depois de um Mundial 2006 em grande, os franceses voltam a desiludir. Tal como em 2002, quatro anos depois de terem sido campeões do Mundo. Não estão eliminados. Mas provavelmente a África do Sul quer vencer um jogo....

Os Deuses também sabem dançar Tango...

Grécia - Nigéria = 2-1 ( Salpingidis, Torosidis - Kalu Uche
A Grécia renascida vai discutir o apuramento com a Argentina. A Nigéria tentará vencer a Coreia e sair com honra neste Mundial.
Boa qualidade nestes dois jogos do grupo B
Argentina - Coreia do Sul = 4-1 ( Higuain(3), Lee Co Yu)
Excelente demonstração da celeste. Atenção à Argentina. O trio de ataque Aguero, Messi e Higuain promete ser demolidor. Bom jogo e boa demonstração da Coreia.
Share Button