Mostrar mensagens com a etiqueta Sporting. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sporting. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O troca clubes

Ninguém tem dúvidas da qualidade de Leonardo Jardim. Os resultados alcançados no Beira-Mar, em Braga, Olympiacos e agora no Sporting falam por si. No entanto, há algo em Jardim que não bate bem porque o seu trabalho não uma continuidade sustentável. No Beira Mar, Jardim retirou-se um ano depois de ter sido campeão e antes do final da temporada de regresso à 1ªliga. Após um terceiro lugar com o Sporting Braga demitiu-se por causa de um conflito com o presidente. Na Grécia onde estava em primeiro ao serviço do Olympiakos surgiram notícias de um alegado envolvimento do técnico com a mulher do presidente do clube. Por fim, é previsível que abandone o clube de Alvalade após uma fantástica época ao serviço dos leões. O destino de Leonardo Jardim deve ser o Mónaco. 

Não se percebe porque razão o treinador alcança bons resultados, mas depois não continua o seu trabalho. Parece que o facto de ter feito uma boa primeira época lhe dá o direito de exigir mais aos responsáveis directivos, porque se assim não for Jardim bate com a porta. Assim, é difícil construir uma carreira sustentada e de sucesso que lhe permita vencer títulos. E não me venham dizer que Jardim é campeão grego, porque no fim não foi ele que recebeu as faixas e a medalha. Sem isso, não há registo histórico. 

Apesar de ser um treinador com qualidade, Jardim também é, à semelhança do que acontece com Jorge Jesus, um pouco arrogante, embora o ar civilizado disfarce alguma hipocrisia. Ou então o actual leonino não terá capacidade para aguentar a pressão decorrente de no segundo ano a exigência ser maior. Se for para o Mónaco, Leonardo Jardim vai ter que vencer o campeonato, porque uma derrota na Liga francesa vai ditar o despedimento e, nessa altura, as portas do campeonato português podem estar fechadas. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

De comunicado em comunicado

O país não está cansado das guerras futebolísticas porque isso entretêm o erário público. À falta de outros interesses, as pessoas querem é saber das tricas, sejam elas provenientes do futebol ou não. 
Nas últimas semanas temos vindo a assistir a uma guerra entre os três principais clubes portugueses. O mais curioso é que o principal protagonista tem sido o Sporting e não o Benfica ou o FCP. Digo isto, porque não foi nem o clube da Luz nem o nortenho que acenderam a chama neste final de temporada. 

O Sporting, liderado pelo seu presidente Bruno de Carvalho, decidiu abrir uma frente de batalha após a derrota em Setúbal, condicionando a arbitragem do recente clássico entre leões e dragões. Pelo meio meteu o Benfica ao barulho, porque senão fossem os 7 pontos retirados pelas más arbitragens, o Sporting estaria no primeiro lugar e com francas possibilidades de ser campeão, uma vez que ficou provado no derby entre águias e leões que o Sporting tem equipa para ser o vencedor. 

Bruno de Carvalho estava com medo do FCP mas atacou o Benfica, porque era isso que os adeptos queriam. Agora que o FC Porto já está quase eliminado do segundo lugar, semana a semana vamos assistir a um ataque por parte dos dirigentes leoninos a cada jogo do clube da Luz. O presidente leonino quer imitar Pinto da Costa e usar a táctica da pressão para ver se resulta. No último domingo resultou, mas duvido que daqui para a frente a sua estratégia tenha resultados, até porque Luís Filipe Vieira tem muito mais poder que o pequeno dirigente leonino. 

O facto do FCP não estar a ser o principal protagonista deste filme está relacionado com o mau desempenho da equipa mas também por culpa da instabilidade directiva que o clube vive derivado da sucessão de Pinto da Costa. Há muito que não víamos os dirigentes portistas a não reagir a uma má arbitragem logo depois do jogo, ainda para mais quando se trata de um encontro decisivo e logo frente a um rival. No entanto, a ironia portista foi mantida com a publicação daquele comunicado sobre "as boas maneiras dos viscondes". 

Apesar da "guerra aberta" entre os três principais clubes portugueses ser por vezes saudável, é preciso não esquecer que isso pode chegar aos adeptos e esse é um factor mais complicado. Quem anda a envergonhar o nosso futebol não são os adeptos, jogadores, treinadores e muito menos os árbitros. É a escumalha de dirigentes que todos os dias nos entram pela comunicação social adentro. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

A luta pelo poder inclui o Sporting

Bruno de Carvalho diz que o golo do Sporting frente ao FCP "não se trata de um erro grosseiro", mas admite que possa ser fora-de-jogo. 

Ora, o actual presidente leonino não é só presidente de um clube mas também comentador de arbitragens e analista futebolístico. Todas as segundas-feiras o líder do Sporting vai fazer uma abordagem à actuação do árbitro responsável pelos jogos do clube no fim-de-semana. 

Esta atitude do presidente leonino é muito semelhante com a que Pinto da Costa adoptou durante muitos anos, o que leva a crer que Bruno de Carvalho quer implementar um estilo dentro do aparelho. Não se trata de queixar por queixar, mas de querer protagonismo, quer o clube vença quer perca o jogo do fim-de-semana. O presidente leonino quer tornar-se num membro incómodo na defesa dos interesses leoninos. 

A estratégia de Bruno de Carvalho é outra, porque assim tira audiência ao FCP que nos próximos dias vem abordar o polémico lance que afastou a sua equipa do 2º lugar e do acesso directo à Liga dos Campeões. Quando Pinto da Costa vier a público falar sobre o lance já não vai ter direito a capa nos jornais. 

O que Bruno de Carvalho quer não é só falar dos árbitros, mas começar a crescer dentro do futebol e das suas estruturas. O presidente pretende ser ouvido em qualquer circunstância. O Sporting, e em particular Bruno de Carvalho, reentraram na luta pela conquista do poder no futebol português.

Para já a guerra é só entre Sporting e FC Porto, mas na próxima temporada é bem provável que o Benfica faça parte, até porque todos começam com zero pontos e o Sporting voltou à luta pelo primeiro lugar. 

domingo, 16 de março de 2014

Knock-Out FCP

Vitória justa do Sporting perante um FCP sem ambição, que não deixa a pele em campo e tem uma defesa de papel. Com este resultado, os dragões estão definitivamente afastados do título (podem ficar a 12 pontos! do título. Ora, para sabermos se o Sporting ainda é candidato ao título é preciso que o Benfica jogue com o Nacional. Sendo que os encarnados ainda têm de ir a Braga, é muito provável que  uma vitória no reduto dos madeirenses deixe o Benfica com o título à vista. Mas nada de festejar antecipadamente!

É verdade que o Sporting ganhou mas não é mentira que o golo leonino foi obtido em fora-de-jogo. Se houvesse coerência Bruno de Carvalho fazia uma conferência de imprensa amanhã e Leonardo Jardim dizer que o clube tem o recorde mundial de golos obtidos em fora-de-jogo (jogo com o Benfica em Alvalade, lembram-se?). Só por uma questão de coerência e honestidade, mais nada....


Diz que é uma espécie de clássico decisivo

O clássico de hoje vai ser decisivo. Na luta pelo segundo mas também na questão do título. As consequências dos três resultados possíveis já são conhecidas e não vale a pena recordar a poucas horas antes do desafio. 
Embora o jogo no relvado seja o mais importante, a verdade é que este clássico ganha contornos decisivos também por causa da arbitragem. Qualquer erro vai levantar suspeita e um resultado que não saia da legalidade do jogo vai causar indignação de um lado e do outro, e tenho a certeza que no final o Benfica vai ser objecto de ataques. 

Há muito que um clássico SCP-FCP não era fundamental para o Benfica, isto mostra o quanto o clube encarnado anda longe da liderança, mas também da confortável situação de poder festejar o título antes da última jornada para se dedicar às outras competições. Foi assim que o FCP de Mourinho e Villas Boas conseguiram vencer as competições europeias e também é desta forma que muitos clubes europeus conseguem ganhar mais do que um título por temporada. Quando assim não acontece....

quarta-feira, 12 de março de 2014

A revolta dos coitadinhos do futebol



Infelizmente ando a escrever bastante sobre o Sporting nos últimos tempos. Não que eu seja um anti-lagarto mas porque entendo que os dirigentes do Sporting se desculpam com as arbitragens perante o insucesso. Sim, escrevi insucesso porque os responsáveis leoninos acham que estar em 2º lugar nesta altura é mau. Tenho ouvido vários comentadores ligado ao Sporting e todos dizem que a estratégia da direcção é errada, porque não está a elogiar o bom trabalho que tem sido feito por Leonardo Jardim e a sua equipa. É um facto que Benfica e Sporting estão a anos-luz um do outro e o recente derby bem como a eliminatória da Taça de Portugal mostraram quem é o mais forte no plano desportivo. Este é o único que interessa analisar, apesar das queixas do Sporting no jogo da Taça. Os dirigentes leoninos têm memória curta e esquecem a forma como o Sporting marcou no primeiro jogo entre os dois clubes em Alvalade....

Esta direcção parecia ir no bom caminho mas tem embarcado na mesma onda de outros dirigentes. Ao mínimo deslize dos árbitros começam a protestar. E quando iniciam o protesto já não há quem os pare, porque eles (Sporting) são sempre os coitadinhos e nunca vão poder ser campeões porque o Benfica e o FC Porto é que controlam o dito poder. Quando os responsáveis directivos lançam o primeiro ataque, os adeptos correm em massa e chegam ao ridículo de criar o Movimento Basta. e de organizar comícios como se a luta pela verdade desportiva fosse como a obtenção do poder na política. Porque não vão todos para o Marquês de Pombal? Desde que saiam em Maio para deixar os adeptos benfiquistas festejarem.....

 Bruno de Carvalho deu o mote para a revolução e os adeptos vão cumprir as ordens do general. Pensava que o líder leonino era diferente, mas não. É bastante pior porque comporta-se como um adepto, quando na realidade é um dirigente com responsabilidades e não pode ter este tipo de comportamentos. É preciso perceber quais as origens do actual presidente....

Os adeptos leoninos que criaram este movimento estão a prestar um mau serviço porque a sua iniciativa parece um braço na luta contra qualquer erro ou suspeição relacionada com nomeação de árbitros. O futebol não precisa destes movimentos e o Sporting não precisa de se desculpar com as arbitragens quando perde já que está a realizar uma excelente temporada e qualquer excesso de confiança pode levar a que este projecto caia por terra, uma vez que se o Sporting for campeão este ano, terá obrigatoriamente de o ser na próxima temporada, o que aumenta a responsabilidade de Leonardo Jardim. E mandar embora Jardim pode ser o maior erro, ainda para mais se for devido a pressões dos adeptos. 

O discurso dos dirigentes do Sporting, dos seus adeptos e de alguma comunicação social ligada ao clube, é de coitadinho. Parece que são sempre os mais prejudicados, mas não percebem que para se ganhar é preciso ter bons jogadores. Os erros de arbitragem não podem esconder os erros de gestão cometidos durante vários anos e que levaram o clube à situação desportiva da temporada transacta. Bruno de Carvalho está a perceber que os sócios são exigentes e vão pedir o campeonato, e como sabe que o Sporting não tem as mesmas condições que Benfica e FCP, o presidente prefere desviar este problema do que enfrentar os adeptos com esta realidade. 

terça-feira, 11 de março de 2014

Que grande crença!

O clássico de domingo entre Sporting e FC Porto já está a dominar a semana desportiva, isto porque hoje foi conhecida a nomeação de Olegario Benquerença para apitar o desafio. O ditado diz que como qualquer ser humano o árbitro pode errar e por isso o passado de Benquerença não interessa, mas é interessante fazer um histórico sobre os últimos clássicos apitados por este homem proveniente de Leiria. Essa tarefa de pesquisa está a cargo da comunicação social que amanhã e até ao próximo domingo vão analisar esta escolha.

Os adeptos já estão desconfiados desta nomeação e disso estão a dar conta nas redes sociais. Nesta altura do campeonato e depois das declarações de Bruno de Carvalho qualquer nome levanta suspeitas, sobretudo pelos sportinguistas, mas indicar Benquerença é dar motivo de conversa para a semana toda aos adeptos e à comunicação social, para não se falar do que está em causa. Olegario é mau mas não havia melhor, pelo que a opção recaiu no medíocre. 

Ao contrário do que se esperava no início da temporada, o jogo do título não é, mais uma vez o FC Porto-Benfica na última jornada, mas o Sporting-FC Porto deste domingo. O jogo corre o risco de ser muito mal arbitrado, no entanto, os responsáveis da FPF pensam de maneira diferente.

domingo, 9 de março de 2014

Prejudicado em benefício de quem?

É um facto que o Sporting foi bastante prejudicado em Setúbal, mas também não é mentira que os erros de arbitragem foram para os lados, pelo que não percebo o excitamento da comunicação social em falar apenas dos contra os lagartos. Será pelo facto do Sporting estar na luta pelo título?

Como é normal, os adeptos verde e brancos vão virar a sua raiva contra o Benfica, porque depois da descolagem do FC Porto, ainda sonhavam com um título que não estava programado para o início da época. 

Quem paga é sempre o velho rival da segunda circular, porque o Benfica é o alvo a abater, quer seja pelos adeptos portistas, quer pelos sportinguistas. E quando uma destas equipas disputa o ceptro com os encarnados, parece existir uma santa aliança azul-verde para que os lampiões não sejam campeões. 

Nenhum sportinguista pensou que quem pode estar por detrás dos erros de arbitragem é o FCP por uma simples razão: Se o FCP não entra directamente na Liga dos Campeões é um autêntico problema para as depauperadas finanças portistas, até porque nenhum jogador da actual equipa vai ser vendido a um preço exorbitante porque muitos dos actuais "players" vão ser despachados. Não se pode chamar incompetente ao árbitro que fez a maravilhosa arbitragem do jogo sadino.....

Por outro lado, já sabemos que Leonardo Jardim também fala das arbitragens no final dos jogos, porque quando toca a nós todos têm o direito de fazer uma avaliação sobre um membro do jogo. 


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sporting ou FC Porto?

A CD da Federação adiou a decisão relativamente à queixa do Sporting da meia-final da Taça da Liga para sexta-feira. O atraso na decisão não beneficia em nada o futebol até porque se não for dada razão aos leões, Benfica e FC Porto têm o calendário sobrecarregado com os jogos da Liga Europa. Tendo em conta que, tanto águias como dragões vão ultrapassar Paok e Frankfurt respectivamente, será difícil colocar esta meia-final no mês de Março, até porque há a primeira mão da taça de Portugal para disputar. 

Não se percebe porque razão a justiça desportiva demora tanto na resolução dos casos, uma vez que estes são simples de acertar já que todos os elementos já estão nas mãos dos juízes. Quem vencer esta questão vai sair prejudicado porque vai ter de realizar o jogo com o Benfica à pressa e jogar a final numa data muito próximo da meia-final, mas isso quem fica prejudicado é o semifinalista apurado para defrontar o Rio Ave. Por causa desta trapalhada toda podemos ter mais um vencedor inédito na prova e assim cai por terra todas as críticas que os pequenos fazem a esta competição.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Haja derby

Vai haver derby. Não sei quantas placas ainda podem cair mas o jogo vai mesmo realizar-se. É interessante verificar o número de vezes que foi debatido o problema das placas e da segurança em torno do jogo e ninguém abordou a táctica das equipas, em particular do Sporting. 

A segunda parte do jogo começa hoje com o favoritismo a pender para os dois lados, isto porque num jogo grande não há primeiros classificados. Na minha opinião as duas equipas vão entrar pressionados pelo facto do FCP ter vencido em Paços de Ferreira. Um empate entre Benfica e Sporting deixa os dragões novamente em posição privilegiada na luta pelo título. No entanto, este jogo é fundamental para o Sporting que daqui a 3 jogos recebe o FCP no seu estádio. Os leões têm de dar tudo por tudo para nesta fase roubarem o máximo de pontos aos rivais, porque tanto Benfica como FCP vão entrar em jogos europeus mas também medir forças entre si na Taça da Liga e de Portugal, e quem for eliminado das duas competições pode sofrer um golpe psicológico. 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Onde chegou a inveja dos adeptos rivais

Esta fotografia tem circulado pelas redes sociais, em particular o Facebook. De acordo com os responsáveis benfiquistas os artefactos alusivos aos rivais foram retirados por "questões de segurança". Na famosa rede social os adeptos leoninos e do FCP manifestaram a indignação pelo episódio e como é óbvio, chamaram nomes ao clube da Luz. 

Eusébio era de todos mas sobretudo pertencia ao Benfica. A estátua do herói foi construída pelo Benfica para homenagear um futebolista do clube, além de estar junto ao estádio da Luz, propriedade do clube encarnado. O presidente do Benfica já manifestou a intenção de cobrir a estátua com acrílico para que a homenagem fique para sempre. Não fazia sentido cachecois do Sporting e do FCP ficarem no museu que ali está a ser construído. A equipa do Benfica agradece o respeito e o sentimento dos adeptos rivais mas a memória do jogador fica no clube da Luz. Bem sei que tanto leões como dragões gostavam de ter tido nas suas fileiras um craque como o moçambicano, no entanto só o clube lisboeta tem capacidade para contratar os melhores.

Juro que não percebo a indignação perante um episódio irrelevante e só mostra inveja e ciúme perante a circunstância de só os jogadores do Benfica proporcionarem momentos como os de ontem. 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Previsões 2014: Quem vai levantar o caneco?

A última das previsões realizadas aqui está relacionada com o campeonato nacional de futebol. Em 2013 Benfica, FCP e Sporting terminaram o ano empatados na classificação. Os leões juntaram-se às duas equipas que dominaram a liga 2012-2013 sem derrotas, no caso dos campeões nacionais. 

As 14 jornadas revelaram um leão mais forte em contraste com a baixa de forma de dragões e águias. No reino do dragão Paulo Fonseca ainda não convenceu os adeptos bem como os jogadores que é o treinador ideal para ser o comandante do navio portista. Pela primeira vez um treinador do FCP está em fase de aprendizagem e isso tem-se notado nas exibições da equipa. Com a reabertura do mercado e a entrada de Quaresma pode haver um acréscimo de qualidade, no entanto falta ao jogo do Porto alguém que seja parecido com João Moutinho. Tendo em conta que não há um clone do actual jogador do Mónaco cabe ao treinador mudar a maneira de jogar da equipa até para aproveitar a qualidade do Harry Potter.

No Benfica a situação é diferente. É notório um desgaste da era Jesus e nem as entradas de craques como Sulejmani, Markovic, Djuricic e Funes Mori evitaram a eliminação da fase de grupos da Champions e o terceiro lugar na classificação com empates comprometedores contra Arouca e Belenenses, duas equipas que subiram à primeira divisão. O treinador já não tem a varinha mágica e a equipa joga aos soluços e de forma individual. E já nem Cardozo resolve. Embora o fim do contrato de Jesus com o Benfica só acabe em 2015 caso o treinador não vença o campeonato deverá abandonar o clube pelo próprio pé porque 5 anos e só um título nacional é muito pouco para um clube como o Benfica. 2014 é o ano do tudo ou nada para Jesus e caso não consiga resultados positivos em Lisboa isso pode comprometer uma futura carreira internacional. Este ano marcará decisivamente a carreira do treinador das águias.

Após um período conturbado o Sporting vive dias felizes. A nova direcção e um treinador competente reestruturaram o clube para que lutasse pelo título. O rostos do sucesso leonino são Inácio e Jardim porque Bruno de Carvalho só tem atrapalhado o bom rumo que leva a nau sportinguista. O presidente quer impor um estilo "à Pinto da Costa", facto que lhe tem corrido mal porque pretender protagonismo à custa da insegurança é um mau princípio. Para já o Sporting vai em primeiro e ninguém diz nada mas quando os primeiros desaires começarem a aparecer as críticas vão subir de tom. Convêm não esquecer que tanto FCP e SLB irão arrancar nesta segunda fase do campeonato e o Sporting com um plantel curto pode não ter argumentos para acompanhar os dois grandes, da mesma forma que Bruno de Carvalho nunca irá ter o espaço mediático conquistado por Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. Ser diferente é uma forma de inteligência...

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nem um, nem o outro

Este início de temporada está a revelar um FCP pouco agressivo e um Benfica sofrível. Se aquilo que o clube encarnado não joga é normal, pelo facto de ter mantido o treinador, em relação aos dragões esperava muito mais. Paulo Fonseca começou muito bem mas os últimos três jogos, nos quais só ganhou um e com ajuda da arbitragem, revelaram que o treinador do FCP ainda está muito verde. 

Além do mais as contratações, tanto de Benfica como do FCP deixam muito a desejar. Para além de não se terem integrado de forma inequívoca, há muitos reforços que são de dúbia qualidade. Na minha opinião está instalada a crise, tanto no reino do Dragão como no ninho da águia. Com as deslocações a Arouca e ao Estoril, os dois treinadores jogam o seu futuro já neste fim de semana. Quem agradece a falta de competência de Pinto da Costa e de Vieira, é o Sporting que está em bom plano. 

sábado, 31 de agosto de 2013

Lisboa merece este jogo

Hoje Lisboa vai parar por causa do Derby. Talvez seja o acontecimento mais importante que a cidade de Lisboa vive ao longo do ano. A paixão pelo futebol é uma das características dos lisboetas e a velha rivalidade Sporting-Benfica faz esquecer por momentos tudo o resto. Mais do que um Benfica-FCP ou Sporting-FCP, o derby lisboeta tem outro sabor, outra emoção. Sabendo que o clube de Alvalade não vive um dos seus melhores momentos e o clube da Luz arrancou mal esta temporada, nada disso importará quando a bola começar a rolar no relvado. É que por detrás do jogo, há uma história e muitos protagonistas que ajudaram a fazer deste jogo um acontecimento especial. 

Numa altura em que muitos regressam de férias do Algarve e na situação económica em que o país se encontra, o derby lisboeta vem na melhor altura, porque vai fechar um mês de Agosto onde a principal notícia foram os incêndios e as mortes de vários bombeiros. Além do mais, nada melhor do que um derby quentinho para nos despedirmos de um mês de Agosto também ele quente, contrariando todas as previsões que apontavam para um verão frio e chuvoso. Hoje nada mais interessa senão o derby. Arrisco a dizer que Lisboa hoje vai ficar deserta mesmo que metade dos seus habitantes ainda estejam por terras algarvias. 

Mais do que um jogo do campeonato, o derby é mais um jogo para saber quem é o mais forte de Lisboa, por isso é que se fala tanto no campeonato da segunda circular.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bruma, um flop dentro e fora de campo

O Sporting venceu o caso Bruma no plano jurídico mas vai perder o jogador na mesma para um dos seus grandes rivais, muito provavelmente o Benfica. Depois de ver partir João Moutinho para o FCP e de forma semelhante à de Bruma, os leões deixam fugir mais um craque para um dos seus rivais. 
Não quero questionar a questão jurídica porque essa dá pano para mangas, mas interessa reflectir porque razão o Sporting é uma fábrica de fazer talentos mas depois não os aproveita. É óbvio que por detrás das saídas das jovens pérolas estão questões financeiras mas sobretudo objectivos desportivos que dificilmente se consegue alcançar estando no Sporting. Este é um factor no qual os leões perdem sempre para os seus grandes rivais e que não vai mudar enquanto a política desportiva não mudar. Se a academia de Alvalade produz talentos fora do normal mas que depois não são aproveitados na equipa principal por questões desportivas, a Academia torna-se uma inutilidade e só serve para lançar jogadores medianos. Não há por aí muitos Messi, Neymar, CR7 ou Bruma. O caso Bruma revela também a mesquinhez do nosso futebol e das pessoas que por lá andam. O problema vai ser encaixar um talento como Bruma numa equipa que tem extremos a mais e que nem os mais talentosos e experientes jogam......será que vai haver espaço para a Brumamania ou o ainda actual jogador do Sporting vai ser um novo Yannick? Se o destino for mesmo o Benfica tenho a plena convicção que o jovem jogador irá ter poucas oportunidades para mostrar o seu brilhantismo e que este episódio no fim não valeu de nada.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Bruno, o rebelde

Bruno de Carvalho foi eleito Presidente do Sporting em Março. As alterações que tem efectuado juntamente com Inácio e Leonardo Jardim têm sido positivas. Contudo, o presidente leonino tem primado pela diferença, o que lhe pode custar caro no futuro. Atirar-se a um árbitro não é a melhor maneira de começar a sua primeira época como dirigente leonino, ainda para mais estando no banco de suplentes. Bruno foi para o banco para imitar Pinto da Costa e condicionar o trabalho dos árbitros, no entanto só há um Papa neste país. 

Além do mais, o presidente do Sporting já está a condicionar o trabalho do próprio treinador ao fazer comentários sobre a prestação da equipa, quando deveria o treinador a fazê-lo. Se a pré-época deu nisto, imagino o que vai acontecer no campeonato, em particular nos jogos com os grandes. Não tardam aparecem os maus resultados e a elite leonina vai cair em cima do actual presidente. É isso que vai acontecer, porque como costuma dizer o ditado, "quem anda à chuva molha-se". Por muito que se aplauda a forma como Bruno quer aproximar a equipa dos adeptos, há comportamentos que nenhum Presidente devia fazer e um deles é abster-se do trabalho técnico, porque quando começa a meter a colherada quando a quiser tirar já vai ser tarde.....E aí o público de Alvalade vai ficar chateado.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O negócio feito pela calada

O mercado futebolístico está a ser animado pelo Caso Bruma. As dúvidas em torno do fim do contrato do jogador está a criar um pé de guerra. O Sporting luta pelos seus direitos, contudo não tem a vontade do jogador do seu lado o que é decisivo para o desfecho deste caso. Por outro lado, jogador e representante tentam a todo o custo uma desvinculação a todo o custo para que o jogador seja livre de assinar por um outro clube. Este espera a todo o custo um desfecho favorável para que possa ter nas suas fileiras um craque e ainda para mais a custo zero. O clube interessado na contratação de Bruma tanto pode ser uma equipa estrangeira como um clube português chamado FCP. 

Em Portugal ainda se faz tudo muito pela calada como se costuma dizer. Este é apenas um caso que decorre neste verão, mas poderia enumerar tantos outros que preenchem a nossa sociedade. Se na semana passada assistimos a uma encenação de uma demissão para ficar com lugares, no caso Bruma falamos de uma tentativa de ficar com um jogador talentoso, o que é legítimo, no entanto são utilizados todos os meios "ilegítimos" para ficar com uma jovem pérola. O que está em causa não é a questão financeira, mas o facto que está por detrás da recusa do jogador em voltar a vestir a camisola do Sporting. É notório que o jogador já está com a cabeça noutro lado, porque é lá que lhe proporcionam as melhores condições financeiras e desportivas. 

O chico-espertismo nos negócios ainda é recorrente em Portugal e é por isso que ainda há muita corrupção e falta de verdade. Mais do que estar sempre a acusar os políticos, convêm estar atento a estes casos que minam a credibilidade do nosso país. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

A frustração leva ao anti-benfiquismo

A paixão clubistica leva muitas vezes a que se cometam exageros nomeadamente em relação a violência, quer física quer verbal. Como se sabe há uma enorme rivalidade entre os quatro grandes clubes portugueses, sendo que o Sp.Braga ainda não é um clube com dimensão nacional a nível de adeptos. Estando em disputa o título nacional entre FCP e SLB, os adeptos do Sporting apoiam o clube azul e branco como é óbvio. No entanto, é raro os adeptos benfiquistas torcerem pelo Sporting quando o clube leonino luta com os azuis para o título. Os adeptos do FCP como estão habituados a correr pelo título todos os anos já nem se lembram de quem apoiar entre Benfica e Sporting. A última vez que os dois clubes de Lisboa estiveram na luta pelo título foi em 2005.....

Considerando que nos últimos anos se tem assistido a uma luta entre Benfica e FCP, os adeptos leoninos preferem que seja o rival do Norte a vencer o campeonato em detrimento do clube da Luz. No entanto, festejar vitórias alheias apenas por ódio ao clube da Luz não me parece correcto nem saudável, ainda para mais num momento em que o clube de Alvalade registou a pior classificação de sempre ao não se apurar para as competições europeias e tendo a participação na fase de grupos da taça da liga em risco, é no mínimo estranho, roçando o rídiculo. Eu percebo que muitos sportinguistas sofram com o facto de o seu clube não ganhar nada há vários anos e estando em risco de acabar. Contudo, a frustração não pode ser sempre virada para o eterno rival, porque se isso acontece é porque lhe estão a dar a grandeza que o clube da Luz merece. Os sportinguistas deviam primeiro arrumar a casa e só depois saltar com as vitórias do FCP contra o Benfica. Esta atitude só mostra o quão FCP e Sporting estão ligados e como o clube leonino se submete à vontade azul e branca. Ninguém me tira da memória a forma como João Moutinho foi para o Dragão, hoje o ex capitão é uma pedra fundamental no onze portista. 

Este anti-benfiquismo que se verifica é apenas resultado da frustração sentida pela falta de títulos que o clube de Alvalade sente. Nem a Taça da Liga conseguem ganhar...

sábado, 23 de março de 2013

presente e futuro leonino

O Sporting joga hoje o seu presente e futuro. As eleições de hoje vão marcar o clube nos próximos anos. A recuperação desportiva e financeira são as prioridades deste gigante adormecido que viveu durante anos a fio envolto em polémicas e guerras de poder. A grande dúvida que se instala tem a ver com o facto de saber se a união vai ser uma realidade após o escrutinio de hoje. Penso que o presidente do Sporting que for eleito hoje não terá muito descanso, porque tanto Couceiro como Bruno Carvalho são pessoas fora do "sistema leonino". Ora, os bancos precisam de alguém que coloque o aspecto financeiro à frente do desportivo, situação que os adeptos não aceitam. Dentro do Sporting há uma divergência sobre as prioridades do clube. As finanças ou os resultados desportivos? Se for as finanças não há resultados desportivos, mas se a aposta for nos resultados não será fácil controlar o défice. O que se passa no Sporting é o mesmo que acontece em relação ao país. Tudo se resume a uma questão de prioridades e de quem manda no clube. A troika sportinguista não é bem aceite pelos adeptos nem pelo Presidente que for eleito hoje, pelo que o próximo homem forte de Alvalade não terá um mandato fácil. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Caiu à bomba!

A crise no Sporting ainda vai a meio. Com a demissão de Godinho Lopes saltaram logo mil candidatos com o sonho de conquistarem a cadeira do poder. Nestas eleições antecipadas está patenteada um dos problemas do Sporting: são muitos aqueles que desejam o poder para assim se poderem eternizar. Com isso não conseguem a união desejada e que mais tarde se traduz em resultados desportivos favoráveis. Sai Godinho Lopes mas entra Bruno Carvalho que de imediato será contestado porque a oposição interna ainda se mantêm bem viva no clube leonino, como se vê pelo número de candidatos às eleições.
A democracia é saudável até num clube desportivo, contudo havendo várias alternativas dificilmente se optará pela melhor mas por aquela que é a menos mal.  Os sportinguistas conseguiram derrubar Godinho Lopes que estava a "matar" o clube. O próximo passo é escolher alguém que não entre em demagogias nem populismos fáceis.
Share Button