No próximo ano vai fazer 20 anos
sobre a última vitória do Ajax na Liga dos Campeões. Em 1994-95 os actuais
tetracampeões holandeses venceram o AC Milan com um golo de Patrick Kluivert a
cinco minutos do final do jogo. Na altura jogavam no clube nomes como Van Der
Sar, Danny Blind, Rijkaard, Seedorf, Edgar Davids, Litmanen e Marc Overmars. A
formação holandesa é um dos melhores clubes no seu país a par do PSV e
Feyenoord, mas nos últimos quatro anos a equipa da capital foi a que conquistou
o troféu mais importante. Após ter assegurado o domínio interno, o clube tem
ambição de voltar a ganhar uma competição europeia, seja a Liga dos Campeões ou
mesmo a Liga Europa. Apesar da vontade de levantar novamente a taça respeitante
à maior competição de clubes da UEFA ser um sonho legítimo de qualquer clube, o
jornalista António Tadeia, garante que “é muito díficil o Ajax conquistar o
principal título europeu, embora tenham condições para chegar a uma final da
Liga Europa, até porque eu acho que eles estão mais preocupados com o domínio
interno do que em obter bons resultados internacionais”. Por seu lado, o jornalista
holandês Jasper Van Vliet, corrobora da mesma ideia e diz que “o único
objectivo do clube é passar a fase de grupos da Liga dos Campeões, mas os
dirigentes sabem que é difícil por causa da presença do Barcelona e do PSG”. O objectivo de o Ajax vencer o campeonato
nacional holandês é um sonho que está mais ao alcance das actuais condições do
clube. António Tadeia acha que “os dirigentes do clube estão mais
preocupados com o domínio interno do que em obter bons resultados
internacionais”. No entanto, Van Vliet garantiu ao Olhar Direito que “o clube tem a ambição
de voltar ao topo da Europa utilizando o talento que têm na academia”.
A equipa holandesa tem feito uma
aposta forte nos jogadores da sua formação, à semelhança do que aconteceu
quando venceu a Liga dos Campeões pela última vez. Quase 20 anos depois a
estratégia é a mesma, mas as vicissitudes do mercado futebolístico mudaram
muito com o crescimento dos grandes clubes europeus que retiraram a
possibilidade das equipas dos campeonatos secundários em conquistar as
principais provas da UEFA uma vez que os jogadores que actuam nestas formações
são transferidos para equipas espanholas, britânicas, italianas e alemãs.
António Tadeia entende que “este mercado aberto é responsável pelo facto dos
grandes clubes ficarem com os melhores jogadores mais cedo”. Em relação a este aspecto,
Jasper Van Vliet considera que “os clubes holandeses vão perder sempre os
melhores jogadores por causa da competitividade das outras ligas, mas também
por razões financeiras”. Na opinião do jornalista freelancer a “única forma das
principais equipas serem competitivas é manter os melhores jogadores da
formação durante muitos anos”. A recente venda de Daly Blind (filho do campeão
europeu Danny Blind) para os ingleses do Manchester United por 17 milhões de
euros e de Kenneth Vermeer para os rivais do Feyenoord confirma a teoria
defendida pelo comentador da RTP. A aposta em jogadores holandeses é uma
certeza quando olhamos para o plantel do Ajax, sendo que os restantes jovens
jogadores são provenientes de países escandinavos. Outro problema que poderá
estar ligado à falta de ambição internacional do clube holandês tem a ver com
as receitas. Na opinião de António Tadeia, “o clube não tem receitas
necessárias para financiar uma mudança de estratégia”. A grande maioria dos
clubes vive em função da bilhética, dos direitos televisivos, mas, sobretudo da
venda de activos, situação que o Ajax resolveu de forma positiva neste mercado
de Verão. Os dois jornalistas contactados pelo blogue entendem que a actual
estratégia dos dirigentes do Ajax em apostar na formação é a mais acertada
tendo em vista a actual dimensão do clube bem como da realidade futebolística
em que estão inseridos.

