Mostrar mensagens com a etiqueta Real Madrid. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Real Madrid. Mostrar todas as mensagens

sábado, 24 de maio de 2014

Anti-Madridista pois claro!

Hoje os dois principais clubes de Madrid, Atlético e Real, jogam a final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz. Lisboa acolhe a primeira final da competição disputada por dois clubes da mesma cidade, facto que nunca tinha acontecido na história.

Logo no ano em que Lisboa recebe mais uma vez uma final de uma competição europeia de clubes, Madrid tinha de ser a principal protagonista. Com a presença dos dois poderosos da capital vizinha, a final em Lisboa fica para segundo plano. Ainda para mais num ano em que o Atlético de Madrid voltou a conquistar o campeonato espanhol e o Real procura a sua 10ª taça dos clubes europeus. Porque razão foi assim?

Por tudo isto, e apesar de estar a torcer pelo Atlético de Madrid (me perdona Cristiano), hoje sou anti-madridista! O facto de se tratar de uma final inédita está a retirar protagonismo a Lisboa e ao Estádio da Luz. Com tudo o fair-play possível quero é que depois desta final, Lisboa volte a ser dos lisboetas! No entanto, que ganhe o melhor!

Nenhum dos clubes vai ficar em Lisboa após a final, o que se compreende. Se o Real ganhar fará a festa na Praça Cibeles, enquanto os colchoneros irão para a Praça Neptuno, cerca de 200 metros da Cibeles. 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Carlo, mais uma vítima blanca

Carlo Ancelotti é o novo treinador do Real Madrid, substituindo José Mourinho no comando técnico dos merengues. Após ter sido campeão no PSG, o titulado treinador italiano abraça a sua primeira experiência em Espanha, sendo o segundo treinador daquele país depois de Fabio Capello a ter treinado o clube madridista.  Ancelotti vai com o mesmo desejo dos seus sucessores: fazer do Real um clube dominador no campeonato espanhol e alcançar a 10ª vitória na Liga dos Campeões. O primeiro objectivo foi conseguido em parte por Mourinho que conseguiu quebrar a hegemonia do Barça, tendo ganho um campeonato contra quatro do clube catalão. Na Champions a história é outra, no entanto foi o treinador português que conseguiu levar o Real a duas meias finais da competição mais importante de clubes. 
Em Madrid, Ancelotti vai encontrar os mesmos problemas que o técnico português teve de suportar: a pressão dos media, um público exigente, jogadores que mandam no balneário e uma direcção blanca sem ter uma política desportiva. Por tudo isto, podemos afirmar que Carlo vai ser mais uma vítima da fiesta que se faz dentro do balneário do Real. 
É normal que qualquer treinador ambicione ir para o Real Madrid. Para além do aspecto desportivo, a vertente financeira garante uma reforma dourada, contudo não percebo como é que ainda há treinadores dispostos a arriscar treinar o clube blanco. Isso só é possível com treinadores consagrados que arranjam trabalho em qualquer liga europeia, contudo qualquer dia já nem a vertente financeira é atractiva porque do ponto de vista desportivo a história é sempre a mesma. É interessante que o rival Barcelona opte por uma política diferente e que mesmo um treinador adjunto consiga vencer o campeonato a um técnico consagrado. Em Barcelona o trabalho de base está feito, bastando colocar as peças em campo, na Capital espanhola os milhões gastos não servem para formar uma equipa. 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A eterna guerra ibérica


Portugal e Espanha sempre foram mais inimigos do que amigos. Nunca houve uma grande paixão entre portugueses e espanhóis, porque os primeiros tentam-se defender constantemente dos ataques dos segundos. A história está cheia de guerras entre os dois países vizinhos, felizmente para Portugal o poderio espanhol nunca se impôs em território nacional. Para nuestros hermanos deve ter sido um sapo muito díficil de engolir até aos dias hoje, pelo que não é de espantar que alguns espanhóis sintam inveja do sucesso dos portugueses por terras espanholas. O que o Jornal Marca e alguns jogadores principais do Real Madrid estão a fazer ao técnico português é inaceitável. Um clube de futebol que nos últimos 5 anos venceu um campeonato ao rival de sempre tendo sido pela mão de Mourinho devia ter outro tipo de comportamento. Bem sei que a imprensa espanhola não está conectada com a direcção, mas é óbvio que tem informação sobre o que se passa dentro do balneário madridista graças às mensagens de San Iker Casillas e Sérgio Ramos. Esta não é uma guerra por causa de uma bola de futebol, mas pelas questões históricas entre os dois países, veja-se a forma como Carlos Queiroz também foi corrido do clube. É dificil a qualquer português ter sucesso em Espanha mesmo que esteja à frente de um dos melhores clubes do Mundo. No entanto, depois de Mourinho sair vai ser complicado ao clube madrileno vencer algum campeonato e não me admirava nada se o técnico português daqui a uns anos fosse treinar o Barcelona!
Share Button