Mostrar mensagens com a etiqueta Leonardo Jardim. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leonardo Jardim. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O troca clubes

Ninguém tem dúvidas da qualidade de Leonardo Jardim. Os resultados alcançados no Beira-Mar, em Braga, Olympiacos e agora no Sporting falam por si. No entanto, há algo em Jardim que não bate bem porque o seu trabalho não uma continuidade sustentável. No Beira Mar, Jardim retirou-se um ano depois de ter sido campeão e antes do final da temporada de regresso à 1ªliga. Após um terceiro lugar com o Sporting Braga demitiu-se por causa de um conflito com o presidente. Na Grécia onde estava em primeiro ao serviço do Olympiakos surgiram notícias de um alegado envolvimento do técnico com a mulher do presidente do clube. Por fim, é previsível que abandone o clube de Alvalade após uma fantástica época ao serviço dos leões. O destino de Leonardo Jardim deve ser o Mónaco. 

Não se percebe porque razão o treinador alcança bons resultados, mas depois não continua o seu trabalho. Parece que o facto de ter feito uma boa primeira época lhe dá o direito de exigir mais aos responsáveis directivos, porque se assim não for Jardim bate com a porta. Assim, é difícil construir uma carreira sustentada e de sucesso que lhe permita vencer títulos. E não me venham dizer que Jardim é campeão grego, porque no fim não foi ele que recebeu as faixas e a medalha. Sem isso, não há registo histórico. 

Apesar de ser um treinador com qualidade, Jardim também é, à semelhança do que acontece com Jorge Jesus, um pouco arrogante, embora o ar civilizado disfarce alguma hipocrisia. Ou então o actual leonino não terá capacidade para aguentar a pressão decorrente de no segundo ano a exigência ser maior. Se for para o Mónaco, Leonardo Jardim vai ter que vencer o campeonato, porque uma derrota na Liga francesa vai ditar o despedimento e, nessa altura, as portas do campeonato português podem estar fechadas. 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Afinal dormiu com ela ou não?

Quando um boato é lançado a sua transmissão torna-se rápida e eficaz, chegando num instante a qualquer lado. Hoje em dia é muito fácil lançar uma mentira, mesmo que a fonte não seja um órgão de comunicação social creditado para o efeito, nos blogues também se escreve e opina sobre factos que não correspondem à realidade. 
Perante o boato, o visado pode tomar duas atitudes: Adopta o tradicional desmente ou confirma, no entanto se optar pela segunda via o facto deixa de ser pura especulação para ser uma plena confirmação. Normalmente os boatos têm o poder de criar curiosidade, o que dá para depois fazer inúmeras caricaturas e acrescentar sempre um ponto à principal versão( quem conta um conto acrescenta um ponto). Por outro lado, quando é necessário desmentir um boato, a história nem sempre acaba aí. Quando surgem notícias como esta, fico a pensar se a vontade de vir a público justificar algo não é para esconder a verdade. 
Não me quero cingir a este caso, prefiro falar na generalidade. Certa pessoa visada num boato pode sentir a necessidade de acabar com o mesmo, justificando-se de outra forma. A não ser que se trate de algo muito grave, mas para isso é que existe a figura jurídica da "difamação", na maioria dos casos ninguém está preocupado com os boatos. Ora, o treinador do Olympiacos estava no primeiro lugar, pelo que é estranho a sua demissão, ainda mais curiosa é a sua explicação que dá para o facto: porque a equipa estava a jogar mal. 
Para não criar ainda mais "especulação" o melhor é não perder tempo com boatos, a não ser que haja algum fundo de verdade na história que por aí circula. Eu acho muito estranho este caso e pior ainda são as justificações dadas. Para completar esta história só falta ouvir a versão do Presidente, mas tendo em conta que a sua mulher está envolvida neste caso não é previsível que venhamos a ter declarações para muito breve. O melhor é estar atento ao registo civil de Atenas para saber se há novidades.
Share Button