Mostrar mensagens com a etiqueta Jorge Jesus. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jorge Jesus. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cheira a despedida?

Jorge Jesus diz que "tem sempre a mala feita". Nesta altura da temporada o futuro do treinador continua em aberto porque é perfeitamente normal que os grandes clubes europeus queiram atacar um técnico que venceu o campeonato nacional, a taça da Liga e está em muito boa posição para ganhar a Taça de Portugal e a Liga Europa. 

O que pode acontecer a Jesus foi o mesmo que sucedeu a André-Villas Boas que depois de uma época de sonho assinou pelo Chelsea. No entanto, a carreira do técnico fora de Portugal não tem sido a mesma que ocorreu dentro de portas. Veremos se o Zenit é a excepção aos fracassos de Londres (ao serviço de Tottenham e Chelsea). Não sei se Jesus vai pelo mesmo caminho e se os grandes clubes europeus precisam de um treinador como o actual timoneiro do Benfica, além disso JJ está muito no Benfica e se cumprir o ano de contrato que lhe falta pode ganhar mais títulos, incluindo um que o Benfica não venceu, como é a Supertaça Europeia. E também a supertaça nacional. 

Outro factor que joga a favor da manutenção do actual treinador na Luz é a possibilidade de vir a ser o treinador com mais anos de casa e o mais titulado. Duvido que no futuro haja algum treinador que fique tanto tempo no Benfica, até porque eu considero que a ligação JJ vs Vieira irá para além de 2015. Em relação aos títulos também será complicado alcançar um sem número de êxitos numa só temporada. Agora é que se vê a importância das taças da Liga conquistada por Jesus porque sem elas não tinha um currículo invejável. 

No final da época muito vai ser dito e escrito, mas eu acredito que a vontade de Jesus é ficar em Portugal, até porque as grandes equipas espanholas e inglesas vão manter os seus treinadores. A única mudança que se deve verificar é no Barcelona, sendo que o novo treinador deve viajar de Madrid...

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

E se o Benfica afundar pela terceira vez?

O Benfica venceu ontem o Sporting por 2-0 e isolou-se na liderança do campeonato, deixando o FCP a quatro pontos e o Sporting a 5. Há dois anos e o ano passado a situação na tabela classificativa era a mesma mas os encarnados deixaram fugir o título e podiam estar a caminho do tri. O treinador do Benfica não conseguiu manter a vantagem pontual mas ficou no mesmo posto, enquanto que o seu colega vencedor abandonou o clube nortenha com dois títulos no bolso.

Jorge Jesus não tem desculpa para não ganhar o campeonato. Nota-se o FCP não tem treinador nem jogadores à altura da camisola e o Sporting ainda está muito verde, como se viu ontem. Ninguém sabe como vai acabar o campeonato, mas o Benfica tem todas as condições para chegar ao título mesmo que chegue à fase decisiva da Liga Europa e das taças nacionais, onde irá ter um duplo duelo com os actuais campeões nacionais. 

Tenho a convicção que o FCP ainda vai perder pontos entre Fevereiro e Março e o Sporting vai acabar por se contentar em lutar pelo terceiro lugar, já que o Sp.Braga está a fazer um péssimo campeonato e nem a Liga Europa é capaz de atingir. 

Ao contrário do que aconteceu nos últimos dois anos, Jesus tem o vento a seu favor, mas nos últimos três a qualidade da equipa era superior à do FCP, que entretanto acabou por ganhar os campeonatos.

Jesus não pode dormir à sombra do último ano de contrato para dar o título aos benfiquistas. Eles, mais do quaisquer outros, merecem que os erros da última época não se voltem a repetir porque têm tido paciência com a equipa mas sobretudo com o treinador. 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nem um, nem o outro

Este início de temporada está a revelar um FCP pouco agressivo e um Benfica sofrível. Se aquilo que o clube encarnado não joga é normal, pelo facto de ter mantido o treinador, em relação aos dragões esperava muito mais. Paulo Fonseca começou muito bem mas os últimos três jogos, nos quais só ganhou um e com ajuda da arbitragem, revelaram que o treinador do FCP ainda está muito verde. 

Além do mais as contratações, tanto de Benfica como do FCP deixam muito a desejar. Para além de não se terem integrado de forma inequívoca, há muitos reforços que são de dúbia qualidade. Na minha opinião está instalada a crise, tanto no reino do Dragão como no ninho da águia. Com as deslocações a Arouca e ao Estoril, os dois treinadores jogam o seu futuro já neste fim de semana. Quem agradece a falta de competência de Pinto da Costa e de Vieira, é o Sporting que está em bom plano. 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jesus, o caça polícias

Acho lamentável a atitude do treinador do Benfica no domingo passado. Um treinador que se preze tem de ter cabeça fria e não pode ter comportamentos como os que se verificaram em Guimarães. Se o treinador encarnado teve cabeça fria para "aguentar" Oscar Cardozo na final da taça, não percebo porque razão se passou apenas e só para defender um adepto. 

Tenho pena que Luís Filipe Vieira continue a defender Jesus. A manutenção do actual técnico não faz sentido nas actuais circunstâncias. Jesus parecia um adepto que queria bater nas autoridades, no entanto esqueceu-se da sua condição de líder de um dos maiores clubes da Europa. O comportamento verificado não é um caso solitário, já que é o reflexo do estado do balneário benfiquista. As vitórias e algumas boas exibições disfarçam o mau ambiente que se vive, contudo ao primeiro fracasso o castelo de cartas desmorona-se.

Este é o sentimento dos benfiquistas e o único que ainda não percebeu foi o presidente, contudo é normal que assim seja já que Vieira é um pau mandado de Jesus. Que até bate na polícia a seu bel prazer!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Jesus tem o seu fim perto...

Durante o verão faz-se uma pausa na política e aproveita-se para falar de futebol, até porque o arranque da nova temporada está aí à porta. 

Cardozo volta à equipa principal do Benfica e Jesus tem a sua continuidade por um fio. Quem diria que três meses depois do insólito episódio na final da Taça era o treinador que está com a porta de saída aberta. Não admira já que os maus resultados do fim da época passada está a ter repercussões na nova temporada. O Benfica ganha com a continuidade de Cardozo e a saída do treinador, porque o que o clube precisa é de golos e não de maus resultados. No caso "Tacuara", a força presidencial sobrepõe-se à do treinador, o que causará mau estar em Jesus, já que ele gosta de ser a figura principal da estrutura do futebol e do próprio clube. Este triunvirato Cardozo-Jesus- Vieira vai acabar mal para o técnico encarnado que tem também os adeptos contra a sua continuidade....

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Porque continuam?

Ao escrever estas linhas já se sabe que Jesus renovou pelo Benfica mas que Vitor Pereira ainda não sabe se vai continuar ou não a orientar o FCP na próxima época. O que se sabe é que o clube fez uma proposta de renovação de duas temporadas, mas que o treinador só quer uma, pelo que a relação laboral entre as duas partes não deve conhecer grandes avanços, no entanto é sabido que o clube azul e branco fez uma proposta de renovação.

Sendo certo que Jesus nada ganhou e Vitor Pereira foi bicampeão com apenas uma derrota em duas temporadas, o mais natural era o primeiro ir embora e o segundo ficar, contudo é precisamente o contrário que irá acontecer. Mas suponhamos que os dois ficam. 

Não se percebe a razão porque duas instituições prestigiadas apostam em treinadores medianos, pouco carismáticos e com nível de educação abaixo do normal. Dos palavrões de Jesus todos nós somos ouvintes e da falta de nível e cultura desportiva de Vitor Pereira fomos conhecendo um pouco ao longo da temporada que agora finda. Tanto Benfica e FCP habituaram os seus adeptos a serem exigentes na escolha dos treinadores, tanto a nível técnico como de imagem. Vítor Pereira não tem nada a ver com Mourinho, Jesualdo ou Villas Boas. E Jesus é um anti-Quique Flores, se bem que no caso benfiquista é normal ter este tipo de treinadores. Para além da pouca educação que ambos trazem consigo, a falta de desportivismo é evidente. Nenhum dos dois treinadores soube reconhecer o mérito do adversário quando um estava em posição superior ao outro. Por estes factores não percebo a escolha dos Presidentes e a opção em manter esta linha de orientação. Esperava-se mais de quem dirige Benfica e FC Porto e um maior nível em termos de imagem tanto para o balneário como para o exterior. Ou será que os Presidentes não estão ao nível da grandeza dos respectivos clubes?

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Uma semana depois, como se sentem os benfiquistas?

A derrota em três jogos decisivos do qual resultaram a perda dos três títulos possíveis ainda pesa nos benfiquistas. Uma semana depois do último desaire ainda há quem não se tenha recomposto do triplo falhanço, ainda para mais quando é certo que o treinador Jesus vai continuar no banco por mais duas épocas. Na próxima temporada não haverá festejos antecipados ainda que a equipa esteja com mais 10 pontos de vantagem sobre o eterno rival, situação que não se irá verificar por certo. 

A angústia e frustração ainda são bem evidentes nos adeptos benfiquistas e nem o defeso será vivido com emoção, já que as dúvidas sobre a capacidade de Jesus ganhar títulos irá manter-se durante o decurso de próxima temporada. O sentimento de desconfiança está instalado e nem o Presidente escapa e nem verificar que o eterno rival perdeu duas das suas maiores pérolas arrefece este estado de ânimo. Não vai ser fácil levantar a moral dos adeptos nem dos jogadores que levaram três tiros de uma só vez. Além do mais, nem a saída do eterno goleador vai acalmar o balneário onde se respira revolta e dúvida. A entrada de novos jogadores, quase todos eles estrangeiros só vai piorar o ambiente. Ambiente esse onde a língua portuguesa é cada vez menos falada, sendo de registar apenas o vernáculo constantemente reproduzido pelo treinador. 

A pré-época vai ser das mais tristes pelos lados da Luz, já que qualquer contratação será vista com desconfiança porque como tudo passa pela opinião de Jesus, não se sabe se é necessário inventar um Melgarejo ou foi contratado um qualquer Artur. 

A verdade é que Jesus não tinha o direito de fazer isto aos adeptos e como recompensa recebeu mais dois anos de contrato, embora o valor da retribuição se mantenha nos quatro milhões de euros, o que revolta ainda mais as bancadas da Luz. Em tempos de crise só aqueles que ganham é que são premiados com a redução do salário, enquanto os perdedores continuam felizes pessoalmente e monetariamente. 


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jesus ganha sempre

A renovação de Jesus é um sinal claro de quem realmente manda no Benfica. Apesar do fraco desempenho desportivo, o treinador conseguiu convencer o Presidente ainda que não tenha o apoio dos adeptos. Luis Filipe Vieira cumpriu a sua palavra, pelo que o treinador só poderia sair pelo próprio pé. Caberia a Vieira convencer Jesus que a sua saída só seria uma realidade desde que o treinador admitisse que não teria mais condições para continuar. No entanto, o treinador do Benfica sempre afirmou que, apesar de não ter ganho qualquer troféu não justificaria sair do clube. Ora, com a declaração de intenção de Vieira, o treinador ficou com o poder todo nas mãos. Tendo em conta que Jesus não iria para mais lado nenhum após sair do Benfica, não havia qualquer hipótese do actual treinador sair com dignidade e não continuar. Contudo, o salário do treinador bem como o facto de não ter qualquer perspectivas de clube era lógico que a intenção era continuar. 

Com esta decisão todos ficam a perder menos Jesus, já que o poder dentro do clube vai aumentar com esta renovação. A saída de Carraça é uma certeza porque o dirigente e treinador não se entendem. Além do mais alguém sabe explicar porque razão o craque da equipa B Miguel Rosa não tem lugar na equipa principal? E porque razão o Benfica não teve nenhum defesa esquerdo de raiz durante a época inteira e o jogador Luisinho contratado por Jesus não calçou? O grande mistério tem a ver com a ausência de Rui Costa......

Vieira deu o poder todo a Jesus e este faz o que bem lhe entender, chegando ao ponto de não ter feito mea culpa pelos resultados negativos que a equipa alcançou. O dossier Jesus revela que o Presidente do Benfica é fraco e não sabe gerir um clube de futebol, pelo menos na parte desportiva. Vieira tem medo que o treinador apanhe a A1 com direcção ao Porto, no entanto Pinto da Costa nunca iria contratar um treinador falhado. Porque é isso que Jesus é. Razão tem o Presidente do FCP quando diz que o melhor para o clube é que Vieira continue muitos anos no Benfica.

O Benfica não tem tido sucesso desportivo com a dupla Vieira-Jesus, contudo o clube encarnado gira em torno destas duas figuras. Esta era a altura certa para contratar um treinador com qualidade e ambicioso.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Espelho meu espelho meu

Quando o espelho de uma pessoa é demasiado grande normalmente é porque algo não vai bem interiormente. A arrogância ou a sobranceria são dois aspectos que perturbam o desenvolvimento da personalidade. O desprezo total pelo outro leva muitas vezes que a queda seja bastante grande, sendo depois difícil de recuperar o que já está irremediavelmente perdido. 
Normalmente isso acontece com pessoas inseguras, que sabem não possuir o dom de conquista e pior do que tudo não aceitam fracassar. Se perder não consta do seu vocabulário, o fracasso é algo inadmissível, já que perante os outros não pode ser visto como alguém que errou, fracassou ou simplesmente teve uma derrota.

Este introdução serve para qualificar a personalidade do treinador do Benfica. A personalidade de Jorge Jesus levou o Benfica ao fracasso. Por isso os jogadores reagiram mal no final do jogo e os adeptos levaram mais um tiro no coração. São aqueles que vestem a camisola e estão sempre com a equipa que mais sofrem com os desaires do seu clube, ainda para mais quando são iludidos. Diz-se por aí que Jesus é do Sporting, não sei se é verdade ou não, mas a realidade é que o treinador do Benfica não sente as derrotas do clube que orienta da mesma forma que milhões de apaixonados hoje estão desolados, porque lhes foi prometido o céu e agora estão à beira do inferno. O egoísmo nem sequer permite dar os parabéns ao adversário nem esperar em campo para aplaudir o mesmo aquando da atribuição do troféu. Lá por fora costuma ser assim, pelo que em Portugal não deveria ser uma excepção. 

Quando alguém está focado num objectivo esquece o mundo à sua volta. Os sentimentos pelos outros, a forma de chegar a pretendido e tudo o resto. Valores e princípios são esquecidos para atingir a glória e o sucesso, sentimentos destruídos, além de outros aspectos negativos. As pessoas egoístas são assim e mesmo que nós queiramos não mudam um pouco, pior do que tudo sentem-se felizes por ver a desgraça alheia. 

E com isto peço ao treinador benfiquista que sai pelo próprio pé e deixe o Benfica em paz. 
Share Button