Mostrar mensagens com a etiqueta Germany. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Germany. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 14 de julho de 2014

No fim ganha a Alemanha

A Alemanha conquistou a 20ª edição do Campeonato do Mundo, a 1ª de um país europeu em solo  americano (acabou a maldição). Mario Götze marcou o golo decisivo do encontro, no prolongamento, após jogava individual de Schurrle e terminou com o sonho dos argentinos. Esta geração da Alemanha já merecia este triunfo, e pelo campeonato realizado até foi justo que sejam coroados vencedores, contudo, ao contrário do que muitos previam, a "Mannschaft" não foi superior e até beneficiou do desperdício da Argentina (que apesar de não ter tido muito volume ofensivo, teve mais oportunidades de golo). Götze acabou por oferecer o 4º título Mundial à Alemanha (o 1º troféu no século XXI), numa final mais táctica do que espectacular. A nível individual, os candidatos alemães à Bola de Ouro, Muller e Kroos, estiveram muito aquém, enquanto do lado argentino, Mascherano merecia muito mais. Messi também só apareceu na primeira parte e não conseguiu resolver na final, continuando na sombra de Maradona. 

Uma desilusão, o Messi! De resto...o futebol, são onze contra onze e no fim ganha a Alemanha! 

Texto de Manuel Marques Guedes

domingo, 13 de julho de 2014

Deutschland Uber Alles



A Alemanha venceu a Argentina por 1-0 após o prolongamento e conquista assim o seu quarto título mundial. O jogo disputado no mítico Maracanã foi bem disputado apesar das naturais preocupações defensivas com que as duas selecções abordaram o jogo. No entanto, a Argentina criou as melhores ocasiões durante os 90 minutos, sendo que os alemães demonstraram maior ascendente no tempo extra. Na alviceleste Leonel Messi tentou oferecer linhas de passe para Gonzalo Higuain, mas este inexplicavelmente falhou duas situações à frente da baliza. 

Os comandados de Joachim Low não conseguiram impor o seu jogo pelo facto de Alejandro Sabella ter colocado três médios a lutar contra o meio campo da Mannschaft. Enzo Perez, Mascherano e Biglia deixaram Schweinstiger, Kramer e Toni Kroos em dificuldades, mas também proporcionaram a Messi, Lavezzi e a Higuaín linhas de passe para criarem oportunidades junto da baliza de Neuer. O problema é que a defesa da Alemanha esteve intransponível, pese embora ter passado por alguns momentos de dificuldade. Viu-se pouco de Muller, Ozil e Klose por causa da boa organização defensiva montada por Sabella.

O problema é que no prolongamento as unidades do meio-campo alemão libertaram-se e chegaram mais perto da área argentina proporcionando a Mario Gotze marcar o único golo do jogo e ser o herói da final. Não, Maradona não renasce duas vezes!

Desta forma quebra-se assim a regra da continentalidade que tinha como tradição o facto de nenhuma selecção europeia ter ganho um campeonato do mundo em solo sul-americano.

sábado, 12 de julho de 2014

Maracanã

O dia porque todos esperam há quase 50 anos está a chegar. O mítico Maracanã volta a receber uma final do campeonato do Mundo de futebol, mas sem a presença da selecção da casa. No palco vão estar Alemanha e Argentina, grande rival do escrete. 24 anos depois as duas equipas voltam a encontrar-se no jogo decisivo desta competição, naquela que será a terceira final entre a mannschaft e a alviceleste. 

Neste desafio também está em questão a escolha do melhor jogador do Mundial, que provavelmente, também será o bota de ouro FIFA 2014. 

Caso a Alemanha vença quebra uma tradição de que as equipas europeias não conseguem vencer mundiais em solo sul-americano. Se a vitória pender para os argentinos será uma autêntica humilhação para os milhões de brasileiros. E será a Dilma Rousseff a pagar por isso.......


quarta-feira, 9 de julho de 2014

Foram 7, mas podiam ter sido muito mais

O Brasil-Alemanha das meias-finais do Mundial teve pouca história uma vez que alemães humilharam os anfitriões. Pelo que a Alemanha fez o resultado podia ter sido outro já que a actuação brasileira é vergonhosas, mas tem uma explicação. Ao contrário do que diz Scolari, todo o mundo sabe o que aconteceu. 

Aquilo que vários analistas e não só disseram ao longo do campeonato foi traduzido no jogo de ontem. Bastou ao Brasil apanhar uma equipa mais forte e com qualidade acima do nível. Isto só não sucedeu mais cedo porque Pinilla mandou uma bola ao poste nos jogos dos oitavos-de-final. No entanto, nessa altura o escândalo seria maior. 

É verdade que o Brasil foi goleado, mas já foi um prémio ter chegado às meias-finais da competição. 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Quarta meia-final consecutiva para a Mannschaft

A Alemanha venceu a França por 1-0 e carimbou o passaporte para a terceira meia-final consecutiva em Mundiais, depois de ter estado no Alemanha 2006 e no África do Sul 2010 nesta fase. É impressionante a forma como os germânicos têm marcado presença constante nesta fase, sendo que ainda falta um passo para voltar a estar nas finais e ganhar um troféu que lhe escapa desde 1990. No entanto, para chegar outra vez ao Maracanã, a Mannschaft terá de eliminar o Brasil ou a Colômbia. 

Bom jogo entre duas equipas que coloriram este mundial, mas os alemães são mais experientes e abordaram melhor a partida. Parabéns aos franceses que voltaram aos grandes palcos e a certeza que no futuro esta equipa poderá voltar a conquistar um troféu. Quem sabe se isso não acontecerá já no Euro 2016 que se disputa em terras gaulesas.

Alcançadas as meias-finais, os alemães terão de descobrir a fórmula para chegar mais longe nesta competição.

A análise aos Quartos-de-final

Começam hoje os quartos-de-final do Mundial 2014 com a realização dos seguintes jogos:

França vs Alemanha

Grande jogo em perspectiva entre duas selecções rivais. Tanto a França como a Alemanha têm jogado muito bem, sendo que, no caso dos franceses tem sido uma surpresa, ao invés, os alemães são uma confirmação. Como tem sido habitual durante este torneio não tem havido espaço para opções defensivas. Embora estejamos numa fase decisiva da competição tenho a convicção que vamos assistir a um jogo de ataque e com muitos golos porque as oportunidades irão surgir uma vez que há talento ofensivo nas duas selecções. Não será uma surpresa se a França vencer até porque a Alemanha sentiu dificuldades perante a Argélia que deverão ser aproveitadas e exploradas de outra maneira pelos gauleses. A história deste jogo será decidida no último minuto. Seja do tempo regulamentar, do prolongamento e até mesmo dos penaltys. 

Brasil vs Colômbia

Apesar do hexacampeonato estar perto, a canarinha não se tem livrado de algumas críticas. É verdade que fez uma fase de grupos sem dificuldades e com algum talento individual, em particular de Neymar, Oscar, e dos laterais que são muito ofensivos. No entanto, contra o Chile a selecção da casa foi salva por uma bola ao poste atirada por Maurício Pinilla. À medida que a dificuldade aumenta o Brasil sente mais problemas a nível de meio-campo, mas também defensivo pese embora ter dois bons laterais e centrais de excelência. O problema é que a defender a equipa não tem uma orientação. Outro aspecto que reduz o Brasil é o facto de não ter ponta-de-lança, o que obriga Neymar, Hulk e Oscar a trabalho reforçado. É injusto esquecer a Colômbia. A equipa de Pekerman tem sido uma das melhores do campeonato e até tem sofrido poucos golos. A única bola que entrou na baliza de Ospina foi rematada por um japonês. Perante este factor temos a certeza que os cafeteros estão bem na defesa e soberbos no ataque. James é o comandante e os outros são os soldados que acatam ordens. Excelente perspectiva para um duelo sul-americano e em que a equipa de Scolari vai ter de ganhar, mas também de convencer o povo brasileiro com uma exibição soberba porque só assim será possível passar às meias-finais. Nesta fase não há milagres. 

Argentina vs Bélgica

A alviceleste tem vivido muito da inspiração de Leonel Messi e agora de Dí Maria. Para já, o colectivo não tem funcionado porque Enzo Pérez continua no banco. No jogo frente aos belgas, Sabella vai ter de mudar e não ficar à espera que um milagre saia dos pés dos dois magníficos jogadores que actuam em Espanha, mas em clubes rivais. É verdade que a defesa tem estado segura devido a uma bela participação de Ezequial Garay. A Bélgica tem vindo a evoluir ao longo do torneio e perante os Estados Unidos mostrou o seu potencial. As estrelas belgas estão prontas para correr e dar mais do que os astros argentinos? Se assim for a Argentina poderá ir mais cedo para casa.

Holanda vs Costa Rica

É talvez o jogo mais desequilibrado do ponto de vista teórico. Mas é só nesse aspecto porque dentro dos relvados os americanos têm sido melhor do que Inglaterra, Itália, Uruguai e Grécia. Três selecções europeias já foram eliminadas pelos costa-riquenhos e isto é um sinal para os holandeses. No entanto, as selecções referidas perderam com a Costa Rica porque correram menos e desvalorizaram o adversário. Penso que a laranja não vai cometer o mesmo erro uma vez que até aqui tem jogado nos limites. E a dupla Robben-Van Persie está novamente preparada para fazer estragos. 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Vitória justa mas suada

Uma vitória justa da Alemanha apesar da luta dada pelos argelinos que deixaram a pele em campo. Acaba por ser um triunfo normal, sendo que a atitude argelina é bem mais do que isso: revela qualidade numa selecção em que poucos apostavam e fez melhor do que Portugal, Estados Unidos e o próprio Gana.

Após a vitória sobre a Argélia, a Mannschaft vai ter a sua primeira prova de fogo que se chama França.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Alemanha ajuda Portugal mas...

A Alemanha cumpriu a sua missão e venceu os EUA por 1-0, mas os norte-americanos passam com justiça porque jogaram melhor do que a selecção portuguesa. Até ao momento a Alemanha é a melhor equipa europeia em prova e a partir de agora os jogos são adequados à sua forma de actuar. 

Uma palavra para os norte-americanos, que, apesar de não ter grandes jogadores foi sempre mais equipa do que os portugueses e os africanos. É apurada mais uma formação que joga no continente americano....

domingo, 22 de junho de 2014

Gana renascido com Klose a fazer história

Com este golo que deu o 2-2 à Alemanha frente ao Gana, Miroslav Klose iguala Ronaldo como o melhor marcador de sempre na história dos mundiais com 15 golos. Mais importante do que os recordes, foi o facto deste tento ter salvo a Alemanha de uma derrota que ninguém contava, uma vez que o Gana foi derrotada na primeira jornada e a Alemanha venceu categoricamente Portugal. No entanto, nesta segunda partida os africanos agigantaram-se e através de A.Ayew e Asamoah Gyan criaram as primeiras dificuldades ao conjunto germânico.

O resultado poderia ter sido outro se Jordan Ayew tivesse aproveitado uma oportunidade flagrante antes do 2-2 de Klose. Apesar do poderia alemão, ficou provado que Portugal poderia e deveria ter feito muito mais na primeira ronda.

Com este resultado fica tudo adiado para a última jornada.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Portugal sai por baixo...


Um jogo que durou pouco mais de 15 minutos. 
Portugal até entrou bem, com acções rápidas e verticais no ataque...um meio campo a defender alto e a recuperar bolas e com saídas rápidas para o ataque. Cristiano Ronaldo tem nessa altura a melhor hipótese de marcar.
A Alemanha que parecia acusar mais as condições climatéricas muito agrestes, actuando num ritmo muito pausado e numa táctica muito a Guardiola, sem número 9, aproveitou bem a capacidade de análise e de decisão do árbitro sérvio na marcação de uma falta "encapotada" na área portuguesa, tomando a dianteira e matando o jogo pouco depois da meia hora, aí sim, num pênalti de cabeça no seguimento dum canto.
Apartir da expulsão do Pepe, o jogo terminou...nos a contar os minutos e a rezar para que não sofrêssemos muitos golos e o alemães a terem condições para não se desgastarem demasiado, num jogo disputado as 13 horas, com 29 graus de temperatura e uma humidade relativa acima dos 70%...impróprio para um campeonato do mundo.
Vamos ver a nossa capacidade de reacção...costumamos ser fortes na adversidade! 
Para começar a nossa recuperação, o melhor tônico seria um empate nos USA - GANA.

Texto de Manuel Marques Guedes 
Share Button