Mostrar mensagens com a etiqueta Futebol. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Futebol. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O jogo do título é hoje

Era esperado que o jogo referente à 30ª jornada do campeonato fosse o do título, contudo o Benfica não quer repetir o que se passou o ano passado e vai ao Dragão na condição de campeão, se confirmar esse estatuto nos próximos dois jogos em casa frente ao Olhanense e ao V.Setúbal, sendo previsível que o faça já este domingo. 

Mas não.

O jogo do título é hoje porque uma vitória vale a passagem à final da Taça frente ao Rio Ave ou Sp.Braga, o que valerá a condição de favorito no Jamor. 

Para o Benfica este é um jogo importante porque o clube não pode só ganhar o campeonato e tem de vencer a Taça porque já não conquista este troféu há 10 anos, apesar de ter ido ao Jamor em 2005 e 2013. É importante frisar que o clube da Luz é a equipa que mais troféus nesta competição, além disso este ano não deverá haver taça da liga porque o jogo no Dragão vai calhar entre a recepção à Juventus e a ida a Turim, pelo que é provável que Jesus encare este jogo da mesma forma que o fez na primeira mão da Taça de Portugal. 

O jogo desta noite é crucial para o FC Porto depois de ter perdido o campeonato e a Liga Europa. Não sendo a tábua de salvação de Luís Castro nem da estrutura, a vitória no Jamor e à custa de uma vitória na Luz pode acalmar os ânimos e preparar a próxima temporada com cuidado, uma vez que a época 2014-2015 começa com a Supertaça frente ao rival de sempre. E que melhor maneira de iniciar um novo ciclo do que obter uma vitória frente ao eterno rival? Um triunfo na Taça é importante para esta e para a próxima temporada do clube azul e branco. A exibição de hoje também irá determinar a forma como os dragões vão entrar em campo para disputar o última competição em que têm de defrontar o velho rival da Luz, sendo que uma derrota no Dragão que dita a eliminação de uma prova seria difícil de engolir após o afastamento da prova rainha do futebol português. E também estaria fraco no último jogo do campeonato.

Quem vencer o encontro de hoje vai ter vantagem psicológica em relação ao encontro da Taça da Liga bem como no jogo referente à última jornada do campeonato. 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Evitar a Juventus é o principal desejo

Daqui a pouco Benfica e FC Porto jogam a 2ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa e tanto águias como dragões entram em campo com vantagem de um golo. Apesar disso são os benfiquistas que têm a tarefa mais fácil uma vez que ganharam fora de casa. 

Se tudo correr como previsto os dois clubes portugueses vão passar e estar presentes no sorteio de amanhã e que vai definir as meias-finais. Ao contrário do que acontece nos anos anteriores, a Uefa não sorteou as meias aquando dos jogos do quartos. A vontade dos clubes portugueses é não se encontrarem nas meias, contudo uma delas terá de levar com a Juventus. Posto isto, acho que os responsáveis dos clubes portugueses até preferem uma meia-final nacional do que defrontar o gigante italiano. Das quatro equipas presentes a mais fraca será o Basileia caso confirme o apuramento frente ao Valência. Na minha opiniao os dirigentes do Benfica preferem apanhar o FCP e não a Juve e os responsáveis também. 

Era bonito que FC Porto e Benfica se encontrassem na Final de Turim, repetindo a final portuguesa de 2011. O problema é que há um gigante italiano para ultrapassar....

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mais um motivo para fogo

Eu não sei porquê mas esta mudança vai dar barraca e muito provavelmente servirá para os rivais do Benfica argumentarem que o título nacional não foi ganho dentro das quatro linhas.

É verdade que o clube encarnado poderia fazer a festa do título no difícil campo do Arouca, mas esta alteração é parecida com aquela que aconteceu em 2005 quando o Estoril foi jogar na condição de visitado ao Estádio do Algarve, tendo o Benfica maior apoio no Estádio. Daqui a três jogos também vai ser assim, uma vez que Aveiro é conhecido por ter muitos benfiquistas.

Até ao jogo do título Sporting e FC Porto vão usar este tema para incendiar e pressionar o Benfica, chegando ao ponto de colocar em causa o título. Na minha opinião podia-se evitar este tipo de situações, porque mais uma vez, vai haver fogo e suspeitas sobre um título merecido e justo para os lados da Luz. 

Eu não percebo porque razão o Benfica não joga no estádio do Arouca e assim deixa de dar argumentos  válidos aos rivais para criticarem o 33º título do Benfica. 

terça-feira, 1 de abril de 2014

Boavistão

Saúdo o regresso do Boavista ao principal escalão já na próxima época. Nunca fui adepto do estilo de João Loureiro e Jaime Pacheco mas a verdade é que o Boavistão incomodava muita gente desde que começou a ganhar. O título de 2001 não foi por acaso, uma vez que na temporada seguinte o clube esteve quase a fazer o bicampeonato. As constantes presenças europeias, uma meia-fina da Taça Uefa, e as finais da Taça de Portugal fazem deste clube portuense um mítico do futebol português. 

Não sei se a descida à II liga foi justa ou injusta, no entanto, naquelas condições financeiras o clube não podia continuar a sobreviver. Fazer um estádio daquela envergadura e ao mesmo tempo construir um plantel rico só está ao alcance de três equipas, por muito que os outros clubes lhes andem a morder os calcanhares. A independência financeira demora tempo a ser uma realidade e é necessário também vender bem. 

Teremos um Boavista de regresso ao principal campeonato. Tenho a certeza que candidatos não vão faltar, mesmo que não seja bom do ponto de vista financeiro. Acredito que Jesualdo Ferreira vai querer agarrar num projecto para o qual foi contratado antes de rumar ao FC Porto. No entanto, só o nome faz com que a lista de treinadores seja enorme. 

Com a reintegração do clube do Bessa o campeonato fica mais rico. Se o Belenenses não descer directamente ou indirectamente teremos novamente um campeonato à antiga, com a maioria dos emblemas históricos a disputar a principal divisão do país, além do mais a subida de forma do Sp.Braga vai tornar a questão do quarto grande mais interessante, já que o Estoril também parece disposto a lutar por esse lugar e com Marco Silva ao leme. Vamos ter as duas equipas da Madeira e uma do Algarve, já que o Portimonense também está muito bem colocado. 

Agora só falta a Liga arranjar um patrocinador e "fazer" dinheiro. Não há desculpa para os estádios continuarem vazios e os bilhetes serem caros. Contudo, já há sinais positivos no que toca à transmissão dos jogos. Hoje em dia há poucos desafios à sexta e segunda à noite. O futebol de primeira é para ser jogado à tarde, entre as 15 e 19.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mais uma Proençada de Vítor Pereira

Infelizmente não tenho por hábito escrever sobre nomeações de árbitros para os jogos de futebol, no entanto, o clima que se vive em redor do sector obriga-me a fazer algumas reflexões.

Pedro Proença foi o árbitro do Benfica-FCP de 2011/2012 (fora-de-jogo não marcado a Maicon) e do FCP-Benfica da penúltima jornada da temporada passada (não houve qualquer lance que tivesse influência no resultado). O melhor árbitro português, segundo dizem, acaba de apitar o decisivo Sporting- FC Porto. 

Na base das nomeações deve ser indicado o melhor árbitro para o melhor jogo da jornada, e de facto, o Sp.Braga- Benfica é decisivo tanto para um lado como para o outro. Vencendo em Braga, o Benfica é praticamente campeão porque depois tem mais três jogos em casa e uma deslocação a Arouca antes da viagem ao Dragão. 

Muito se tem falado sobre o facto de Proença não ter apitado nenhum jogo do Benfica esta temporada, e para o fazer, só havia duas hipóteses: ou o jogo em Braga ou o no Dragão. A hipótese de voltar a arbitrar um jogo entre Benfica e FC Porto está afastada por causa dos acontecimentos de há duas temporadas, mas também devido à posição benfiquista em relação a Proença. E neste momento, quem manda no sector....

Não tenho nada contra a nomeação mas o timing é péssimo para o juiz mas também aos dois clubes que lutam por objectivos. Mas não só. Proença vem de um jogo entre Sporting e FCP em que teve influência directa no resultado. Pode ser mau para o juiz que ainda tem fresco na memória a arbitragem do jogo de Alvalade. Tendo em conta que ainda há muitas equipa a lutar por diversos objectivos, e aplicando a máxima de Vitor Pereira que um jogo do título merece a mesma atenção que um jogo em que estão presentes duas equipas que lutam para não descer, o juiz deveria ser protegido e indicado para outro jogo. Eu acho que o actual presidente da comissão de arbitragem da Federação não sabe gerir pessoas e os momentos críticos do campeonato...

Tenho a certeza que se o jogo correr mal do ponto de vista da arbitragem haverá novamente tiroteio e não é nada bom Proença estar novamente envolvido numa luta que não é a sua. Parece que não mas a possível conquista do título pelo Benfica parece estar a incomodar muita gente, não só em relação a este mas também pelo que pode acontecer na próxima temporada. 

As balas estão preparadas e só falta o mínimo erro para o tiroteio começar novamente...


quinta-feira, 20 de março de 2014

De comunicado em comunicado

O país não está cansado das guerras futebolísticas porque isso entretêm o erário público. À falta de outros interesses, as pessoas querem é saber das tricas, sejam elas provenientes do futebol ou não. 
Nas últimas semanas temos vindo a assistir a uma guerra entre os três principais clubes portugueses. O mais curioso é que o principal protagonista tem sido o Sporting e não o Benfica ou o FCP. Digo isto, porque não foi nem o clube da Luz nem o nortenho que acenderam a chama neste final de temporada. 

O Sporting, liderado pelo seu presidente Bruno de Carvalho, decidiu abrir uma frente de batalha após a derrota em Setúbal, condicionando a arbitragem do recente clássico entre leões e dragões. Pelo meio meteu o Benfica ao barulho, porque senão fossem os 7 pontos retirados pelas más arbitragens, o Sporting estaria no primeiro lugar e com francas possibilidades de ser campeão, uma vez que ficou provado no derby entre águias e leões que o Sporting tem equipa para ser o vencedor. 

Bruno de Carvalho estava com medo do FCP mas atacou o Benfica, porque era isso que os adeptos queriam. Agora que o FC Porto já está quase eliminado do segundo lugar, semana a semana vamos assistir a um ataque por parte dos dirigentes leoninos a cada jogo do clube da Luz. O presidente leonino quer imitar Pinto da Costa e usar a táctica da pressão para ver se resulta. No último domingo resultou, mas duvido que daqui para a frente a sua estratégia tenha resultados, até porque Luís Filipe Vieira tem muito mais poder que o pequeno dirigente leonino. 

O facto do FCP não estar a ser o principal protagonista deste filme está relacionado com o mau desempenho da equipa mas também por culpa da instabilidade directiva que o clube vive derivado da sucessão de Pinto da Costa. Há muito que não víamos os dirigentes portistas a não reagir a uma má arbitragem logo depois do jogo, ainda para mais quando se trata de um encontro decisivo e logo frente a um rival. No entanto, a ironia portista foi mantida com a publicação daquele comunicado sobre "as boas maneiras dos viscondes". 

Apesar da "guerra aberta" entre os três principais clubes portugueses ser por vezes saudável, é preciso não esquecer que isso pode chegar aos adeptos e esse é um factor mais complicado. Quem anda a envergonhar o nosso futebol não são os adeptos, jogadores, treinadores e muito menos os árbitros. É a escumalha de dirigentes que todos os dias nos entram pela comunicação social adentro. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

A luta pelo poder inclui o Sporting

Bruno de Carvalho diz que o golo do Sporting frente ao FCP "não se trata de um erro grosseiro", mas admite que possa ser fora-de-jogo. 

Ora, o actual presidente leonino não é só presidente de um clube mas também comentador de arbitragens e analista futebolístico. Todas as segundas-feiras o líder do Sporting vai fazer uma abordagem à actuação do árbitro responsável pelos jogos do clube no fim-de-semana. 

Esta atitude do presidente leonino é muito semelhante com a que Pinto da Costa adoptou durante muitos anos, o que leva a crer que Bruno de Carvalho quer implementar um estilo dentro do aparelho. Não se trata de queixar por queixar, mas de querer protagonismo, quer o clube vença quer perca o jogo do fim-de-semana. O presidente leonino quer tornar-se num membro incómodo na defesa dos interesses leoninos. 

A estratégia de Bruno de Carvalho é outra, porque assim tira audiência ao FCP que nos próximos dias vem abordar o polémico lance que afastou a sua equipa do 2º lugar e do acesso directo à Liga dos Campeões. Quando Pinto da Costa vier a público falar sobre o lance já não vai ter direito a capa nos jornais. 

O que Bruno de Carvalho quer não é só falar dos árbitros, mas começar a crescer dentro do futebol e das suas estruturas. O presidente pretende ser ouvido em qualquer circunstância. O Sporting, e em particular Bruno de Carvalho, reentraram na luta pela conquista do poder no futebol português.

Para já a guerra é só entre Sporting e FC Porto, mas na próxima temporada é bem provável que o Benfica faça parte, até porque todos começam com zero pontos e o Sporting voltou à luta pelo primeiro lugar. 

domingo, 16 de março de 2014

Knock-Out FCP

Vitória justa do Sporting perante um FCP sem ambição, que não deixa a pele em campo e tem uma defesa de papel. Com este resultado, os dragões estão definitivamente afastados do título (podem ficar a 12 pontos! do título. Ora, para sabermos se o Sporting ainda é candidato ao título é preciso que o Benfica jogue com o Nacional. Sendo que os encarnados ainda têm de ir a Braga, é muito provável que  uma vitória no reduto dos madeirenses deixe o Benfica com o título à vista. Mas nada de festejar antecipadamente!

É verdade que o Sporting ganhou mas não é mentira que o golo leonino foi obtido em fora-de-jogo. Se houvesse coerência Bruno de Carvalho fazia uma conferência de imprensa amanhã e Leonardo Jardim dizer que o clube tem o recorde mundial de golos obtidos em fora-de-jogo (jogo com o Benfica em Alvalade, lembram-se?). Só por uma questão de coerência e honestidade, mais nada....


Diz que é uma espécie de clássico decisivo

O clássico de hoje vai ser decisivo. Na luta pelo segundo mas também na questão do título. As consequências dos três resultados possíveis já são conhecidas e não vale a pena recordar a poucas horas antes do desafio. 
Embora o jogo no relvado seja o mais importante, a verdade é que este clássico ganha contornos decisivos também por causa da arbitragem. Qualquer erro vai levantar suspeita e um resultado que não saia da legalidade do jogo vai causar indignação de um lado e do outro, e tenho a certeza que no final o Benfica vai ser objecto de ataques. 

Há muito que um clássico SCP-FCP não era fundamental para o Benfica, isto mostra o quanto o clube encarnado anda longe da liderança, mas também da confortável situação de poder festejar o título antes da última jornada para se dedicar às outras competições. Foi assim que o FCP de Mourinho e Villas Boas conseguiram vencer as competições europeias e também é desta forma que muitos clubes europeus conseguem ganhar mais do que um título por temporada. Quando assim não acontece....

quarta-feira, 12 de março de 2014

A revolta dos coitadinhos do futebol



Infelizmente ando a escrever bastante sobre o Sporting nos últimos tempos. Não que eu seja um anti-lagarto mas porque entendo que os dirigentes do Sporting se desculpam com as arbitragens perante o insucesso. Sim, escrevi insucesso porque os responsáveis leoninos acham que estar em 2º lugar nesta altura é mau. Tenho ouvido vários comentadores ligado ao Sporting e todos dizem que a estratégia da direcção é errada, porque não está a elogiar o bom trabalho que tem sido feito por Leonardo Jardim e a sua equipa. É um facto que Benfica e Sporting estão a anos-luz um do outro e o recente derby bem como a eliminatória da Taça de Portugal mostraram quem é o mais forte no plano desportivo. Este é o único que interessa analisar, apesar das queixas do Sporting no jogo da Taça. Os dirigentes leoninos têm memória curta e esquecem a forma como o Sporting marcou no primeiro jogo entre os dois clubes em Alvalade....

Esta direcção parecia ir no bom caminho mas tem embarcado na mesma onda de outros dirigentes. Ao mínimo deslize dos árbitros começam a protestar. E quando iniciam o protesto já não há quem os pare, porque eles (Sporting) são sempre os coitadinhos e nunca vão poder ser campeões porque o Benfica e o FC Porto é que controlam o dito poder. Quando os responsáveis directivos lançam o primeiro ataque, os adeptos correm em massa e chegam ao ridículo de criar o Movimento Basta. e de organizar comícios como se a luta pela verdade desportiva fosse como a obtenção do poder na política. Porque não vão todos para o Marquês de Pombal? Desde que saiam em Maio para deixar os adeptos benfiquistas festejarem.....

 Bruno de Carvalho deu o mote para a revolução e os adeptos vão cumprir as ordens do general. Pensava que o líder leonino era diferente, mas não. É bastante pior porque comporta-se como um adepto, quando na realidade é um dirigente com responsabilidades e não pode ter este tipo de comportamentos. É preciso perceber quais as origens do actual presidente....

Os adeptos leoninos que criaram este movimento estão a prestar um mau serviço porque a sua iniciativa parece um braço na luta contra qualquer erro ou suspeição relacionada com nomeação de árbitros. O futebol não precisa destes movimentos e o Sporting não precisa de se desculpar com as arbitragens quando perde já que está a realizar uma excelente temporada e qualquer excesso de confiança pode levar a que este projecto caia por terra, uma vez que se o Sporting for campeão este ano, terá obrigatoriamente de o ser na próxima temporada, o que aumenta a responsabilidade de Leonardo Jardim. E mandar embora Jardim pode ser o maior erro, ainda para mais se for devido a pressões dos adeptos. 

O discurso dos dirigentes do Sporting, dos seus adeptos e de alguma comunicação social ligada ao clube, é de coitadinho. Parece que são sempre os mais prejudicados, mas não percebem que para se ganhar é preciso ter bons jogadores. Os erros de arbitragem não podem esconder os erros de gestão cometidos durante vários anos e que levaram o clube à situação desportiva da temporada transacta. Bruno de Carvalho está a perceber que os sócios são exigentes e vão pedir o campeonato, e como sabe que o Sporting não tem as mesmas condições que Benfica e FCP, o presidente prefere desviar este problema do que enfrentar os adeptos com esta realidade. 

terça-feira, 11 de março de 2014

Que grande crença!

O clássico de domingo entre Sporting e FC Porto já está a dominar a semana desportiva, isto porque hoje foi conhecida a nomeação de Olegario Benquerença para apitar o desafio. O ditado diz que como qualquer ser humano o árbitro pode errar e por isso o passado de Benquerença não interessa, mas é interessante fazer um histórico sobre os últimos clássicos apitados por este homem proveniente de Leiria. Essa tarefa de pesquisa está a cargo da comunicação social que amanhã e até ao próximo domingo vão analisar esta escolha.

Os adeptos já estão desconfiados desta nomeação e disso estão a dar conta nas redes sociais. Nesta altura do campeonato e depois das declarações de Bruno de Carvalho qualquer nome levanta suspeitas, sobretudo pelos sportinguistas, mas indicar Benquerença é dar motivo de conversa para a semana toda aos adeptos e à comunicação social, para não se falar do que está em causa. Olegario é mau mas não havia melhor, pelo que a opção recaiu no medíocre. 

Ao contrário do que se esperava no início da temporada, o jogo do título não é, mais uma vez o FC Porto-Benfica na última jornada, mas o Sporting-FC Porto deste domingo. O jogo corre o risco de ser muito mal arbitrado, no entanto, os responsáveis da FPF pensam de maneira diferente.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Arbitragem tem de mudar

O fim-de-semana não correu bem para os árbitros. Já o fim-de-semana passado também houve polémica com a arbitragem. Não se pode atingir os homens do apito pela via mais fácil, que é chamá-los de corruptos. Por exemplo, o Sporting indignou-se (e bem) com a arbitragem de Setúbal e foi logo atirar culpas para o Benfica quando o principal beneficiado foi o FC Porto. Na próxima semana há um decisivo Sporting- FC Porto que vai determinar quem irá entrar directamente na Champions. No final do jogo nem leões nem dragões poderão imputar responsabilidades ao clube da Luz. 

Os erros de arbitragem foram graves e diversos. Foras-de-jogo, golos fantasmas e as habituais dúvidas nos lances dentro das áreas. Já defendi o uso de meios tecnológicos para avaliar as situações de dúvida em caso da bola passar ou não a linha de golo. No entanto, o caso em torno de Aaron Hunt volta abrir a questão e a possibilidade do vídeo abranger outros lances. Se o árbitro estava perto do lance e se enganou é porque a competência e qualidade dos árbitros já não é suficiente para avaliar um lance decisivo. A questão não tem a ver com os dois requisitos técnicos mas com a possibilidade de se poder acertar rumo à melhor decisão. E não me venham com a história de que o jogo tem de parar a meio, porque basta uma comunicação ao árbitro-vídeo do árbitro principal. E perante as repetições tira-se a dúvida. Não falo das possibilidades financeiras porque isso é outro assunto, mas acho que cada liga deveria poder optar pela forma como pretende melhorar a sua competitividade. 

domingo, 9 de março de 2014

Prejudicado em benefício de quem?

É um facto que o Sporting foi bastante prejudicado em Setúbal, mas também não é mentira que os erros de arbitragem foram para os lados, pelo que não percebo o excitamento da comunicação social em falar apenas dos contra os lagartos. Será pelo facto do Sporting estar na luta pelo título?

Como é normal, os adeptos verde e brancos vão virar a sua raiva contra o Benfica, porque depois da descolagem do FC Porto, ainda sonhavam com um título que não estava programado para o início da época. 

Quem paga é sempre o velho rival da segunda circular, porque o Benfica é o alvo a abater, quer seja pelos adeptos portistas, quer pelos sportinguistas. E quando uma destas equipas disputa o ceptro com os encarnados, parece existir uma santa aliança azul-verde para que os lampiões não sejam campeões. 

Nenhum sportinguista pensou que quem pode estar por detrás dos erros de arbitragem é o FCP por uma simples razão: Se o FCP não entra directamente na Liga dos Campeões é um autêntico problema para as depauperadas finanças portistas, até porque nenhum jogador da actual equipa vai ser vendido a um preço exorbitante porque muitos dos actuais "players" vão ser despachados. Não se pode chamar incompetente ao árbitro que fez a maravilhosa arbitragem do jogo sadino.....

Por outro lado, já sabemos que Leonardo Jardim também fala das arbitragens no final dos jogos, porque quando toca a nós todos têm o direito de fazer uma avaliação sobre um membro do jogo. 


segunda-feira, 3 de março de 2014

Fim da linha para Fonseca

Com o empate de ontem em Guimarães e o atraso de 9 pontos em relação ao líder do campeonato, o técnico Paulo Fonseca bem pode dizer adeus ao FCP. O técnico ainda permanece como líder da equipa azul e branco, mas duvido que fique por muito mais tempo no Dragão, até porque se aproxima o jogo com o Sporting. O problema que está aqui em questão é o facto de Paulo Fonseca mas Pinto da Costa não querer que ele abandone o barco. Ou o Presidente confia cegamente na possibilidade de Paulo Fonseca levar o FCP ao título ou então não tem nenhuma alternativa que lhe garanta o ceptro nacional. Dificilmente o presidente portista vai admitir que "já perdeu" o campeonato e ainda por cima frente ao rival de sempre. Por outro lado o líder não quer mostrar que atirou a toalha ao chão, e substituir Fonseca é um sinal claro da rendição azul e branca, que convenhamos ainda é demasiado cedo para acontecer. 

Ao contrário do que se especula, o sucessor de Paulo Fonseca não deverá ser Marco Silva uma vez que o presidente portista não vai entregar o leme da equipa a outro novato sem experiência em grandes equipas. A solução virá do estrangeiro até porque ainda é possível vencer a taça de Portugal e a Taça da Liga. E estas conquistas só serão possíveis com um treinador mais competente. Também não acredito que o Pinto da Costa ofereça a possibilidade de Paulo Fonseca ganhar estas duas competições quando o treinador falhou no principal objectivo. 


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sporting ou FC Porto?

A CD da Federação adiou a decisão relativamente à queixa do Sporting da meia-final da Taça da Liga para sexta-feira. O atraso na decisão não beneficia em nada o futebol até porque se não for dada razão aos leões, Benfica e FC Porto têm o calendário sobrecarregado com os jogos da Liga Europa. Tendo em conta que, tanto águias como dragões vão ultrapassar Paok e Frankfurt respectivamente, será difícil colocar esta meia-final no mês de Março, até porque há a primeira mão da taça de Portugal para disputar. 

Não se percebe porque razão a justiça desportiva demora tanto na resolução dos casos, uma vez que estes são simples de acertar já que todos os elementos já estão nas mãos dos juízes. Quem vencer esta questão vai sair prejudicado porque vai ter de realizar o jogo com o Benfica à pressa e jogar a final numa data muito próximo da meia-final, mas isso quem fica prejudicado é o semifinalista apurado para defrontar o Rio Ave. Por causa desta trapalhada toda podemos ter mais um vencedor inédito na prova e assim cai por terra todas as críticas que os pequenos fazem a esta competição.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

E se o Benfica afundar pela terceira vez?

O Benfica venceu ontem o Sporting por 2-0 e isolou-se na liderança do campeonato, deixando o FCP a quatro pontos e o Sporting a 5. Há dois anos e o ano passado a situação na tabela classificativa era a mesma mas os encarnados deixaram fugir o título e podiam estar a caminho do tri. O treinador do Benfica não conseguiu manter a vantagem pontual mas ficou no mesmo posto, enquanto que o seu colega vencedor abandonou o clube nortenha com dois títulos no bolso.

Jorge Jesus não tem desculpa para não ganhar o campeonato. Nota-se o FCP não tem treinador nem jogadores à altura da camisola e o Sporting ainda está muito verde, como se viu ontem. Ninguém sabe como vai acabar o campeonato, mas o Benfica tem todas as condições para chegar ao título mesmo que chegue à fase decisiva da Liga Europa e das taças nacionais, onde irá ter um duplo duelo com os actuais campeões nacionais. 

Tenho a convicção que o FCP ainda vai perder pontos entre Fevereiro e Março e o Sporting vai acabar por se contentar em lutar pelo terceiro lugar, já que o Sp.Braga está a fazer um péssimo campeonato e nem a Liga Europa é capaz de atingir. 

Ao contrário do que aconteceu nos últimos dois anos, Jesus tem o vento a seu favor, mas nos últimos três a qualidade da equipa era superior à do FCP, que entretanto acabou por ganhar os campeonatos.

Jesus não pode dormir à sombra do último ano de contrato para dar o título aos benfiquistas. Eles, mais do quaisquer outros, merecem que os erros da última época não se voltem a repetir porque têm tido paciência com a equipa mas sobretudo com o treinador. 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Haja derby

Vai haver derby. Não sei quantas placas ainda podem cair mas o jogo vai mesmo realizar-se. É interessante verificar o número de vezes que foi debatido o problema das placas e da segurança em torno do jogo e ninguém abordou a táctica das equipas, em particular do Sporting. 

A segunda parte do jogo começa hoje com o favoritismo a pender para os dois lados, isto porque num jogo grande não há primeiros classificados. Na minha opinião as duas equipas vão entrar pressionados pelo facto do FCP ter vencido em Paços de Ferreira. Um empate entre Benfica e Sporting deixa os dragões novamente em posição privilegiada na luta pelo título. No entanto, este jogo é fundamental para o Sporting que daqui a 3 jogos recebe o FCP no seu estádio. Os leões têm de dar tudo por tudo para nesta fase roubarem o máximo de pontos aos rivais, porque tanto Benfica como FCP vão entrar em jogos europeus mas também medir forças entre si na Taça da Liga e de Portugal, e quem for eliminado das duas competições pode sofrer um golpe psicológico. 

domingo, 12 de janeiro de 2014

E agora já acreditam em Jesus?

Afinal Jesus e o Benfica sabem ganhar ao FCP na Luz. Ainda é cedo para perspectivar qualquer afastamento do título mas o resultado do jogo de hoje não acontece por acaso. É certo que os jogadores encarnados tinham uma motivação extra mas o FCP de Paulo Fonseca não tem a estaleca de antigamente, mesmo que por lá ande um qualquer Ricardo Quaresma. A equipa azul e branca não tem nada a ver com os planteis que foram tri campeões nacionais, muito por culpa da qualidade do seu treinador. Se Vitor Pereira não encantava mas tinha resultados, este FCP não joga mas também não marca. 

Jesus tem sido contestado desde o final da época passada e com razão. O início tibuteante e mais uma eliminação na fase de grupos da Champions voltaram a colocar o treinador benfiquista em causa. No entanto, o clube da Luz acaba a primeira na liderança do campeonato e com apenas uma derrota e dois empates. A segunda fase da temporada é marcada pelo acentuar das diferenças entre as equipas até porque os jogadores já estão mais entrosados e a mensagem do treinador é mais assimilada. Se o FCP entra novamente em crise com esta derrota e o Sporting parece voltar à realidade esta vitória encarnada parece significar a maior valia da equipa benfiquista que não mudou, nem de treinador nem de espinha dorsal e até encontrou um guarda redes fiável. 

À entrada para a última fase da época o Benfica ainda está em quatro competições o que é bom já que quanto mais se joga melhor. Está visto que a equipa encarnada já está mais entrosada e a jogar com mais rapidez, além dos jogadores do meio campo jogarem de olhos fechados. O Benfica não deu um passo decisivo mas importante tendo em vista aquilo que anda à procura há 4 anos. Desta vez não vimos um FCP pressionante mas que deixou o Benfica jogar e circular a bola à vontade. Paulo Fonseca não aprendeu com Vitor Pereira a forma como se ganha ao Benfica....

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Onde chegou a inveja dos adeptos rivais

Esta fotografia tem circulado pelas redes sociais, em particular o Facebook. De acordo com os responsáveis benfiquistas os artefactos alusivos aos rivais foram retirados por "questões de segurança". Na famosa rede social os adeptos leoninos e do FCP manifestaram a indignação pelo episódio e como é óbvio, chamaram nomes ao clube da Luz. 

Eusébio era de todos mas sobretudo pertencia ao Benfica. A estátua do herói foi construída pelo Benfica para homenagear um futebolista do clube, além de estar junto ao estádio da Luz, propriedade do clube encarnado. O presidente do Benfica já manifestou a intenção de cobrir a estátua com acrílico para que a homenagem fique para sempre. Não fazia sentido cachecois do Sporting e do FCP ficarem no museu que ali está a ser construído. A equipa do Benfica agradece o respeito e o sentimento dos adeptos rivais mas a memória do jogador fica no clube da Luz. Bem sei que tanto leões como dragões gostavam de ter tido nas suas fileiras um craque como o moçambicano, no entanto só o clube lisboeta tem capacidade para contratar os melhores.

Juro que não percebo a indignação perante um episódio irrelevante e só mostra inveja e ciúme perante a circunstância de só os jogadores do Benfica proporcionarem momentos como os de ontem. 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Previsões 2014: Quem vai levantar o caneco?

A última das previsões realizadas aqui está relacionada com o campeonato nacional de futebol. Em 2013 Benfica, FCP e Sporting terminaram o ano empatados na classificação. Os leões juntaram-se às duas equipas que dominaram a liga 2012-2013 sem derrotas, no caso dos campeões nacionais. 

As 14 jornadas revelaram um leão mais forte em contraste com a baixa de forma de dragões e águias. No reino do dragão Paulo Fonseca ainda não convenceu os adeptos bem como os jogadores que é o treinador ideal para ser o comandante do navio portista. Pela primeira vez um treinador do FCP está em fase de aprendizagem e isso tem-se notado nas exibições da equipa. Com a reabertura do mercado e a entrada de Quaresma pode haver um acréscimo de qualidade, no entanto falta ao jogo do Porto alguém que seja parecido com João Moutinho. Tendo em conta que não há um clone do actual jogador do Mónaco cabe ao treinador mudar a maneira de jogar da equipa até para aproveitar a qualidade do Harry Potter.

No Benfica a situação é diferente. É notório um desgaste da era Jesus e nem as entradas de craques como Sulejmani, Markovic, Djuricic e Funes Mori evitaram a eliminação da fase de grupos da Champions e o terceiro lugar na classificação com empates comprometedores contra Arouca e Belenenses, duas equipas que subiram à primeira divisão. O treinador já não tem a varinha mágica e a equipa joga aos soluços e de forma individual. E já nem Cardozo resolve. Embora o fim do contrato de Jesus com o Benfica só acabe em 2015 caso o treinador não vença o campeonato deverá abandonar o clube pelo próprio pé porque 5 anos e só um título nacional é muito pouco para um clube como o Benfica. 2014 é o ano do tudo ou nada para Jesus e caso não consiga resultados positivos em Lisboa isso pode comprometer uma futura carreira internacional. Este ano marcará decisivamente a carreira do treinador das águias.

Após um período conturbado o Sporting vive dias felizes. A nova direcção e um treinador competente reestruturaram o clube para que lutasse pelo título. O rostos do sucesso leonino são Inácio e Jardim porque Bruno de Carvalho só tem atrapalhado o bom rumo que leva a nau sportinguista. O presidente quer impor um estilo "à Pinto da Costa", facto que lhe tem corrido mal porque pretender protagonismo à custa da insegurança é um mau princípio. Para já o Sporting vai em primeiro e ninguém diz nada mas quando os primeiros desaires começarem a aparecer as críticas vão subir de tom. Convêm não esquecer que tanto FCP e SLB irão arrancar nesta segunda fase do campeonato e o Sporting com um plantel curto pode não ter argumentos para acompanhar os dois grandes, da mesma forma que Bruno de Carvalho nunca irá ter o espaço mediático conquistado por Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. Ser diferente é uma forma de inteligência...
Share Button