Mostrar mensagens com a etiqueta FIFA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta FIFA. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A Queda

A demissão de Joseph Blatter seis dias depois da sua reeleição confirma as suspeitas lançadas por Luís Figo durante a campanha eleitoral. O Rei da FIFA nem chegou a aquecer o lugar para o qual tentou ser eterno. A partir de agora o futebol fica mais limpo e haverá oportunidade para todos contribuírem na melhoria do futebol mundial. As federações mais pequenas ficam a ganhar com este anúncio. 

O futuro da FIFA é mais incerto do que o de Blatter. O ex-presidente terá que enfrentar a justiça devido ao caso que foi notícia na semana passada. 

O problema de Joseph Blatter teve a ver com o facto de nunca ter sido um presidente consensual. Os benefícios para uns em detrimento de outros foram uma evidência ao longo de um mandato que começou em 1998. A nova liderança tem a missão de limitar o número de mandatos. O presidente da FIFA não pode ficar eternamente no poder. 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Hoje a bola é dele!

Hoje não há lugar para injustiças de última hora. Cristiano Ronaldo vai levar a sua segunda bola de ouro para casa ao fim da sexta nomeação. Um dos adversários é o rival de sempre e Frank Ribery que está no lugar do fantástico Ibrahimovic. Nos próximos anos a FIFA deveria sempre escolher os três magníficos (CR7, Messi e Zlatan) e deixar de inventar como foi o caso deste ano. 

A campanha de Ronaldo em 2013 ao serviço do Real Madrid e da selecção foi fantástica e a vitória não merece contestação mas ficava bem um título colectivo. Apesar dos títulos individuais, CR7 não tem tido muito sucesso a nível colectivo, porque em ambas as equipas rema sozinho contra a maré, não obstante os bons valores que tanto a equipa das quinas e o Real têm nas suas fileiras. Tenho a certeza que Ronaldo trocaria os prémios individuais por uma vitória colectiva, sobretudo na selecção. Acho que a atribuição da Bola de Ouro vai dar a Ronaldo uma motivação extra para encarar o Mundial do Brasil de forma diferente. Tal como aconteceu com Eusébio em 1966, Cristiano tem de ganhar o prémio de melhor jogador de uma grande prova internacional. Penso que seja essa sua próxima meta e Portugal pode aproveitar esse factor. 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Escândalo FIFA




O sorteio para o Mundial do Brasil realiza-se amanhã. Como é natural os potes estão organizados de acordo com o ranking das equipas. Nos quatro potes há 8 equipas, há excepção do pote de Portugal onde há 9. A França que deveria estar no pote 2 foi transferida para o quarto onde estão as grandes equipas europeias. A FIFA vai realizar um sorteio para determinar qual a equipa europeia que vai para o pote 2 e assim ocupar o lugar que deveria ser da França. A selecção que for para o pote 2 irá apanhar uma equipa do pote 1 e uma "grande" selecção do pote 4, para além de um adversário teoricamente menor do pote 3.

Por aqui se percebe o arranjinho da FIFA para a França não apanhar um tubarão do pote 1 e uma selecção europeia do pote 4, teoricamente mais forte que os gauleses. Os bleus exerceram a sua influência dentro dos bastidores do futebol mundial para não serem humilhados logo na primeira fase do mundial já que tendo dois adversários, os franceses não iriam passar à segunda fase da competição. 

Há muito que a França vem perdendo força nos relvados e para substituir a falta de qualidade, os gauleses usam o poder exercido por Platini para obterem resultados desportivos. Quem não se recorda da mão de Henry que eliminou a Irlanda de Trapattoni no play-off de acesso ao Mundial 2010. Quatro anos depois tal como nós o futebol francês precisou de mais um apuramento indirecto para estar numa competição desportiva. 

Platini e Blatter controlam o futebol mundial da forma que bem entendem. Não há memória de tantos casos relacionados com "corrupção" como se tem visto neste consulado da dupla franco-suiça.

terça-feira, 18 de junho de 2013

e a Copa?

O Brasil está a ferro e fogo. Milhares de pessoas protestam nas ruas de todo o país. A um ano do Mundial, e em plena Taça das Confederações, a resposta do povo brasileiro é negativa. Quando se esperava união até pelo menos o fim dos Jogos Olímpicos de 2016, acontece precisamente o contrário. O sinal dado pela população ao governo Dilma é inequívoco e tem apenas um sentido. 

Ao contrário do que seria esperar de um país fanático por futebol, eis que a revolta popular contra o certame surge. Para além das manifestações em massa, muitos dos estádios que vão acolher o campeonato do mundo ainda estão por terminar, ficando a faltar a realização de testes durante o próximo ano. Seria sensato a FIFA mudar o local do torneio, para que em 2014 não haja confusões com os adeptos estrangeiros que vão invadir o Brasil. Sem segurança garantida e alguns estádios sem tempo para serem testados, há razões fortes para que a FIFA mude de ideias o mais rapidamente possível. Seria uma tristeza o Mundial do Brasil ser marcado por questões de segurança e não pelo futebol jogado, até porque era bonito ver um campeonato onde o povo da casa mostrem a sua verdadeira paixão que têm pelo futebol, ao invés de estarem na rua a protestar. 

Manter ou não a edição de 2014 no Brasil é uma questão delicada que a FIFA vai ter de decidir nos próximos tempos. Para já, os primeiros dias da Taça das Confederações não está a correr nada bem.
Share Button