Mostrar mensagens com a etiqueta Desporto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desporto. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 25 de junho de 2018

O episódio mais negro do desporto português.

A luta de Bruno de Carvalho pela manutenção da presidência do Sporting foi um dos episódios mais tristes do desporto português. As constantes violações da lei, da ordem dentro do clube e da democracia que rege a nossa vida em comunidade esteve em causa devido à vontade de uma única pessoa. 

A forma como o presidente destituído lidou com as constantes manifestações de insatisfação dos sócios e adeptos prova que as acções contra os rivais e outras entidades não surgiram por acaso. Um líder que não aceite a crítica na era da comunicação tem pouca possibilidade de sobreviver. Aquele que pretender calar os outros pela força consegue originar uma revolta contra si. 

A maneira como insultou todos os inimigos dentro e fora do Sporting provocou uma reacção violenta num determinado de adeptos. A divisão que se vive no clube tem apenas um único responsável. Bruno de Carvalho conseguiu colocar uma franja de sportinguistas contra todos os notáveis, acendendo um rastilho que se explodir pode prejudicar seriamente o clube. 

O fim da linha surgiu no confronto contra os jogadores, os únicos de quem os adeptos se vão lembrar no futuro. A perda de quase 60% da base eleitoral em quatro meses esteve relacionado com o episódio de Madrid e de Alchochete, no qual Bruno foi directamente e indirectamente protagonista. 

O desporto português jamais viverá uma situação semelhante porque as lições desta situação serão tiradas por todos, começando pelos sportinguistas. Não acredito que haverá mais alguém que tenha a capacidade de se agarrar ao poder pelas vias mais violentas e anti-democráticas que podem existir numa sociedade.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Campeões planetários para a história

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ficam na história como os últimos de dois grandes campeões. O norte-americano Michael Phelps e o jamaicano Usain Bolt dizem adeus à competição mais importante do Mundo, sendo que, os dois saem com medalhas e recordes difíceis de bater nas próximas duas décadas.

Não acredito que algum atleta consiga obter 28 medalhas, mesmo participando em várias edições dos Jogos Olímpicos. O feito de Phelps ficará para sempre na história do olimpismo e do desporto mundial. Se os Estados Unidos quiserem continuar a dominar o quadro de medalhas têm de repescar o nadador para a estrutura desportiva. De certeza que Phelps vai ficar ligado ao desporto porque será uma boa forma do desporto norte-americano conquistar novos praticantes. No fundo, é o que falta às modalidades portuguesas para conseguirem atrair mais pessoas. 

O jamaicano Usain Bolt corre para ficar na história. A humanidade não encontra ninguém que seja mais rápido do que Bolt. O título "homem mais rápido do Mundo" terá sempre a marca do jamaicano. A partir de agora quem correr os 100m tem de conviver com a sombra de Bolt porque o vencedor das provas não irá bater o recorde mundial. 

Os dois campeões deram uma enorme lição ao mundo do desporto e não só. Quiseram ficar na história, ser sempre melhor que os outros, tendo mantido o mesmo nível nas últimas edições dos Jogos. Podiam continuar, mas saem num momento em que a atenção mediática se concentra apenas neles. Merecidamente são alvo de manifestações nos quatro cantos do planeta. 


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Morreu o ténis em Portugal

Fim da linha para o maior torneio de ténis em Portugal. O Portugal Open, ex-Estoril Open já não vai ser montado no Jamor em 2015. Após muitos anos a tentar salvar o torneio a direcção do ATP decidiu retirar o torneio português do calendário internacional.

Há muito que a morte do torneio já estava anunciada. A culpa não é da crise, mas dos responsáveis do torneio que, durante anos, não souberam realizar um torneio digno, preferindo transformá-lo numa passerelle para Vips, onde a maioria das pessoas entrava no recinto à borla, mas o que tinham de pagar desembolsavam quase 25 euros por dia, 

Aqueles que gostam de ténis ficam tristas, embora não tenham sido eles os principais consumidores das várias edições. Esse privilégio coube a várias personalidades que faziam do Estoril Open uma feira das vaidades. Posto isto era difícil que a organização tivesse receitas. 

O responsável pelo torneio, João Lagos, fica ligado à morte do ténis em Portugal. Com isto é previsível que o número de praticantes desça significativamente. 

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Eles não gostavam do Paulo Bento

A primeira convocatória de Fernando Santos para o particular com a França e o jogo de apuramento para o Euro 2016 com a Dinamarca deve ser analisada.

Em primeiro lugar porque o novo timoneiro da selecção chamou 11 caras novas em relação à última convocatória para o jogo contra a Albânia. Goste-se ou não das escolhas a verdade é que os maus resultados estão ligados às opções quase sempre desastrosas de Paulo Bento. Ora, num ápice desaparecem Miguel Veloso e Raúl Meireles bem como Ricardo Costa. Três jogadores que foram ao Brasil fazer rigorosamente nada. 

Em segundo lugar há os regressos de Danny, Tiago, Ricardo Carvalho e Ricardo Quaresma. Quero sublinhar que a chamada de Ricardo Carvalho foi um erro porque a atitude do central não foi para com Paulo Bento, mas desrespeitou a FPF. No entanto, saúda-se os regressos de Danny, Tiago e Quaresma, três jogadores que têm lugar em toda e qualquer convocatória. Um porque é o único número 10 de raiz, o outro é um médio de excelência e Quaresma é um mago com a bola, podendo ser alternativa a uma má exibição de Nani ou mudança de posição por parte de Cristiano Ronaldo. Estes jogadores estão de regresso depois de se terem incompatibilizado com o seleccionador e negado qualquer contributo a uma selecção orientada por alguém que deve causar muitos problemas por onde passa. Não é normal na primeira convocatória pós-Bento que os quatro nomes em questão fizessem questão de estar novamente disponíveis. O que Danny, Tiago e os Ricardos não queriam era estar às ordens de Paulo Bento. 

Em terceiro lugar parece que temos jogadores. Afinal não há falta de soluções, o antigo seleccionador é que fazia questão de ir eliminando as opções consoante as suas indisposições pessoais. 

Há claramente um novo ciclo na selecção. Um tempo em que os melhores são convocados independentemente dos agentes que os representam ou dos compadrios. E também não é importante a questão clubistíca numa altura em que as equipas de segundo plano já começam a morder os calcanhares aos grandes. 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ajax: 20 anos depois da última Champions

No próximo ano vai fazer 20 anos sobre a última vitória do Ajax na Liga dos Campeões. Em 1994-95 os actuais tetracampeões holandeses venceram o AC Milan com um golo de Patrick Kluivert a cinco minutos do final do jogo. Na altura jogavam no clube nomes como Van Der Sar, Danny Blind, Rijkaard, Seedorf, Edgar Davids, Litmanen e Marc Overmars. A formação holandesa é um dos melhores clubes no seu país a par do PSV e Feyenoord, mas nos últimos quatro anos a equipa da capital foi a que conquistou o troféu mais importante. Após ter assegurado o domínio interno, o clube tem ambição de voltar a ganhar uma competição europeia, seja a Liga dos Campeões ou mesmo a Liga Europa. Apesar da vontade de levantar novamente a taça respeitante à maior competição de clubes da UEFA ser um sonho legítimo de qualquer clube, o jornalista António Tadeia, garante que “é muito díficil o Ajax conquistar o principal título europeu, embora tenham condições para chegar a uma final da Liga Europa, até porque eu acho que eles estão mais preocupados com o domínio interno do que em obter bons resultados internacionais”. Por seu lado, o jornalista holandês Jasper Van Vliet, corrobora da mesma ideia e diz que “o único objectivo do clube é passar a fase de grupos da Liga dos Campeões, mas os dirigentes sabem que é difícil por causa da presença do Barcelona e do PSG”.  O objectivo de o Ajax vencer o campeonato nacional holandês é um sonho que está mais ao alcance das actuais condições do clube. António Tadeia acha que “os dirigentes do clube estão mais preocupados com o domínio interno do que em obter bons resultados internacionais”. No entanto, Van Vliet garantiu ao Olhar Direito que “o clube tem a ambição de voltar ao topo da Europa utilizando o talento que têm na academia”.


A equipa holandesa tem feito uma aposta forte nos jogadores da sua formação, à semelhança do que aconteceu quando venceu a Liga dos Campeões pela última vez. Quase 20 anos depois a estratégia é a mesma, mas as vicissitudes do mercado futebolístico mudaram muito com o crescimento dos grandes clubes europeus que retiraram a possibilidade das equipas dos campeonatos secundários em conquistar as principais provas da UEFA uma vez que os jogadores que actuam nestas formações são transferidos para equipas espanholas, britânicas, italianas e alemãs. António Tadeia entende que “este mercado aberto é responsável pelo facto dos grandes clubes ficarem com os melhores jogadores mais cedo”. Em relação a este aspecto, Jasper Van Vliet considera que “os clubes holandeses vão perder sempre os melhores jogadores por causa da competitividade das outras ligas, mas também por razões financeiras”. Na opinião do jornalista freelancer a “única forma das principais equipas serem competitivas é manter os melhores jogadores da formação durante muitos anos”. A recente venda de Daly Blind (filho do campeão europeu Danny Blind) para os ingleses do Manchester United por 17 milhões de euros e de Kenneth Vermeer para os rivais do Feyenoord confirma a teoria defendida pelo comentador da RTP. A aposta em jogadores holandeses é uma certeza quando olhamos para o plantel do Ajax, sendo que os restantes jovens jogadores são provenientes de países escandinavos. Outro problema que poderá estar ligado à falta de ambição internacional do clube holandês tem a ver com as receitas. Na opinião de António Tadeia, “o clube não tem receitas necessárias para financiar uma mudança de estratégia”. A grande maioria dos clubes vive em função da bilhética, dos direitos televisivos, mas, sobretudo da venda de activos, situação que o Ajax resolveu de forma positiva neste mercado de Verão. Os dois jornalistas contactados pelo blogue entendem que a actual estratégia dos dirigentes do Ajax em apostar na formação é a mais acertada tendo em vista a actual dimensão do clube bem como da realidade futebolística em que estão inseridos. 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

As quatro razões para a saída de Paulo Bento

A derrota da selecção nacional na primeira jornada da fase de grupos do apuramento para o Euro 2016 coloca em causa a continuidade de Paulo Bento já que a participação no Mundial também não foi famosa. 

Por muito menos Carlos Queiroz foi despedido após o Mundial da África do Sul há quatro anos. É verdade que os presidentes eram diferentes, mas a atitude perante os maus resultados e as fracas exibições tem de ser radical. 

Em primeiro lugar Paulo Bento falhou os objectivos a que se propôs. No Mundial disse que pretendia chegar aos Oitavos-de-final e foi aquilo que todos vimos e neste primeiro jogo rumo ao Euro 2016 também não logrou vencer e convencer. As expectativas da FPF não foram cumpridas no Brasil nem em Aveiro. 

Em segundo lugar e o mais importante é que a selecção não joga nada. E não me venham com a história de não termos jogadores. A maioria joga nos principais clubes portugueses e europeus. No entanto, a base de recrutamento não pode ser sempre a mesma. Viu-se em Aveiro que André Gomes, Ricardo Horta e William Carvalho são muito melhores do que Vieirinha, Raúl Meireles e Miguel Veloso. Embora não tenhamos pontas-de-lança espero que Paulo Bento não cometa a loucura de voltar a convocar Postiga e Hugo Almeida. Se assim for, franceses e dinamarqueses agradecem. 

Em terceiro lugar não se entende as não convocatórias de Ricardo Quaresma e Danny. O primeiro é um talento e não percebo porque razão Paulo Bento continua a exclui-lo, mesmo que haja problemas disciplinares por detrás desta opção. O jogador do Zenit também está na mesma situação do mustang. Como não sabemos as razões da não convocação destes dois jogadores podemos efectuar as especulações que bem entendermos. 

Em quarto e último lugar as pessoas deixaram de acreditar nesta equipa. E quando assim é já não há balão de oxigénio que salve o seleccionador. Senão vejamos: na próxima jornada Portugal defronta a França num particular antes de viajar para Copenhaga. Uma má exibição contra os franceses, mesmo num amigável, vai colocar muita pressão num jogo que é decisivo num grupo que tem poucos jogos e por isso, é difícil recuperar das desvantagens pontuais. 

Por estas quatro razões entendo que Paulo Bento deve sair do comando técnico da selecção nacional. Não esperemos por mais outra desgraça para agir. 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Jornada 3

O Rio Ave goleou o Boavista por 4-0 e manteve a liderança da primeira liga ex-aequo com o Vitória de Guimarães e o FC Porto, mas beneficiando da diferença de golos. Até ao momento mora em Vila do Conde uma equipa goleadora que já tem 11 golos marcados e apenas um sofrido. Além disto, a equipa de Pedro Martins também conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. No entanto, a grande prova de fogo dos vila-condenses vai começar no próximo dia 18 quando entrar em campo para iniciar a participação nas competições europeias. De Setembro até Dezembro haverá uma nova realidade em Vila do Conde, sendo que a participação doméstica vai ditar se o Rio Ave será a partir de agora um candidato assumido aos lugares europeus. Para já, a formação de Pedro Martins pode ficar isolada no primeiro lugar na próxima ronda. Para que tal aconteça é preciso vencer um Moreirense que está bastante orientado e em Guimarães haja empate entre o Vitória local e o FC Porto. 

A jornada fica marcada pelo empate entre Benfica e Sporting, mas também pelo bom arranque dos históricos Sp.Braga e Vit.Guimarães, já o Marítimo tem vindo a recuperar em termos de resultados e exibições. A vitória dos madeirenses em Barcelos provocou a saída de João de Deus do comando técnico do Gil Vicente. De facto, a fraca qualidade com que os gilistas se têm apresentado desde a temporada passada fazia prever este desfecho. Posto isto, o Gil é em conjunto com o Penafiel e o Boavista as únicas equipas que não têm qualquer ponto, mas como só descem duas, os galos ainda estão a salvos. Contudo, o Penafiel tem mostrado mais equipa do que os axadrezados e os gilistas. 

Positivo:
Bom jogo entre Benfica e Sporting; veia goleadora do Rio Ave, pontaria de Jackson Martínez, juventude dos jogadores do Vit.Guimarães; capacidade do Sp.Braga em voltar a ter bola

Negativo:
Fraca qualidade da equipa do Gil Vicente, Maus arranques de Estoril e Arouca, desconcentração de Artur no derby lisboeta, encaixe de quatro golos pelo Boavista

Jogador da jornada: Jackson Martínez
Treinador da Jornada: Manuel Machado
Melhor jogador do campeonato após 3 jorandas: Maazou(Marítimo) e Miguel Rosa(Belenenses) com duas nomeações


terça-feira, 26 de agosto de 2014

E agora Presidente?

Quase dois meses depois da participação portuguesa no Mundial 2014, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, veio dizer que a selecção nacional não cumpriu os mínimos exigidos no Brasil. Se assim é porque razão o presidente federativo não demitiu Paulo Bento? 

É verdade que Roy Hodgson, Vicente del Bosque e alguns outros continuaram no cargo após as más exibições das respectivas equipas nacionais. No entanto, nota-se que há possibilidade do futebol praticado por algumas selecções evoluir. O que não acontece em relação à selecção portuguesa porque a culpa de nós jogarmos mal é da qualidade técnica do seleccionador. Embora haja questões relacionadas com o desenvolvimento e afirmação dos jogadores portugueses nas principais equipas nacionais. 

Não se pode manter um treinador que chama os piores jogadores em condição física para uma competição desportiva como é o campeonato do mundo. O problema é que o não apuramento directo para as fases finais é uma consequência dessa falta de exibições positivas. Ao primeiro empate na fase de qualificação para o França 2016, o povo vai reagir negativamente.

O presidente da FPF esteve mal em duas situações. Por não ter despedido Paulo Bento e só por agora ter reagido ao que se passou nos campos brasileiros. Espero que Fernando Gomes não seja mais um Gilberto Madaíl.

Jornada 2

O novo líder do campeonato à 2ªjornada é o Rio Ave em conjunto com mais quatro equipas, mas os vila-condenses golearam o Estoril e têm melhor diferença de golos do que V.Guimarães e o Belenenses que se defrontam na próxima semana e os dois grandes Benfica e FC Porto. Com zero pontos temos também cinco equipas: Nacional. P.Ferreira, Gil Vicente, Boavista e Penafiel. Os vila-condenses foram a grande figura da jornada porque foram a reduto de uma equipa que já está na Liga Europa dar uma chapa 5. Ainda por cima depois de terem feito uma viagem à Suécia para disputar o play-off da competição onde o Estoril já está apurado para a fase de grupos.

As duas outras equipas que estão em grande forma neste início de campeonato é o Vitória de Guimarães e o Belenenses, que embora não tenham feito grandes contratações, conseguiram aumentar o nível competitivo ao apostar na prata nacional. Na próxima ronda um destes dois clubes, ou os dois, vão deixar o grupo da frente porque vão jogar entre si no Restelo num jogo que promete qualidade nos dois lados. Por seu lado, Benfica e FC Porto continuam em bom estilo e podem ficar já isolados na frente da competição, caso haja um empate no Restelo e os vila-condenses não vencerem o Boavista. Contudo, os lisboetas têm um osso chamado Sporting que nesta jornada voltou a não brilhar e só venceu o Arouca em Alvalade nos descontos.

Positivo:
Goleada do ainda não europeu Rio Ave ao já europeu Estoril; boas exibições de V.Guimarães e Belenenses, primeira vitória do Marítimo após má exibição no Dragão

Negativo:
A inconsistência do Sporting, mau jogo em Moreira de Cónegos, a perspectiva de um Boavista com pouca qualidade, a razão da existência da formação do Gil Vicente.

Jogador da Jornada: Hassan 
Treinador da Jornada: Leonel Pontes
Melhor jogador do campeonato após 2 jornadas: Miguel Rosa com duas nomeações

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Jornada 1

Após uma época desastrosa o Sporting de Braga é o primeiro líder do campeonato. Uma vitória sobre o histórico Boavista na pedreira devolveu aos bracarenses a esperança de voltar aos bons velhos tempos. Nesta primeira jornada o Sporting vacilou em Coimbra e perdeu dois pontos para FC Porto e Benfica. Nada de preocupante porque estamos no primeiro jogo, mas esta vantagem pode ser aumentada daqui a duas semanas quando o clube de Alvalade visitar a Luz. 

Além dos históricos que prometem andar nos lugares cimeiros destaque para o V.Guimarães, Rio Ave, Moreirense e Belenenses que proporcionaram bom futebol. No entanto, apenas os dois primeiros deverão andar na primeira metade da tabela. Para já fica a certeza que os clubes nacionais estão a valorizar mais o produto nacional, como foi o caso de Ruben Neves e de Hernâni, jogador vimaranense. 

Positivo:
Duelo entre Braga e Boavista; actuações positivas de Hernâni e Ruben Neves

Negativo:
Mau futebol praticado por Marítimo e Penafiel; as poucas opções à disposição de Lito Vidigal

Jogador da jornada: Nicolas Gaitan
Treinador da Jornada: Sérgio Conceição

domingo, 3 de agosto de 2014

Ganhar para depois destruir

Sempre que o Benfica ganha o campeonato no ano seguinte há uma completa destruição da equipa. Os casos mais notórios foram nas temporadas seguintes a 93/94 e 2004/2005. Após o título de 2009/2010 houve uma moderação por parte da direcção do Benfica em relação às vendas.

O que está acontecer este ano à equipa que conquistou a tripleta em termos nacionais era de esperar. Não só porque no defeso 2013-2014 não houve saídas de maior, mas porque depois das vitórias era provável que os jogadores não tivessem motivação suficiente para continuar de águia ao peito. Não foram embora só os bons, mas também os maus. Óscar Cardozo vai sair do Benfica por 6 milhões quando na temporada transacta poderia ter ido embora por um valor a dobrar. 

É um facto que o Benfica tinha de vender, o problema é que a sangria verificada foi uma exigência de alguns jogadores para não ficarem contrariados no Estádio da Luz. Sendo assim, podemos concluir que hoje mais do que os empresários são os jogadores que mandam no seu destino. Infelizmente, os clubes também já não têm capacidade para responder às ambições dos atletas porque são confrontados com esta vontade. Cada vez menos as administrações conseguem defender os seus interesses uma vez que quem manda nos seus destinos é quem está dentro do relvado.

Por este factor o Benfica arrasador em 2013-2014 está parcialmente destruído. Para ficar completamente basta sair Enzo Pérez e Nicolas Gaitan.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

A Golpada portuguesa

Quem viu o filme "Golpada Americana" certamente estará recordado das manhas e artimanhas dos personagens protagonizados por Christian Bale e Amy Adams. 

A versão portuguesa desta história não será feita por nenhum realizador português porque está a ser escrita pelo presidente da Liga de clubes, Mário Figueiredo. O antigo, actual e futuro líder foi eleito com 8 votos em 55 possíveis, sendo que desses oito houve um clube que votou em branco. Pelo que, no total Figueiredo obteve 7 votos. É de referir que não teve concorrência porque a única lista que reunia as condições exigidas pela lei era a do próprio. 

O mais grave é que o presidente reeleito parece sentir-se bem com esta situação, pelo que, irá continuar o trabalho de descredibilização e falência do futebol português. No entanto, parece que a maioria dos clubes portugueses (os 48 clubes que não votaram), estão dispostos a arranjar forma para tirar Mário Figueiredo da presidência da Liga. É curioso verificar quando alguém tenta "aldrabar" outrem acaba sempre por sofrer as consequências. Espero que seja isso o que aconteça a Mário Figueiredo, porque de facto, não se percebe porque razão o ainda presidente continua a insistir em manter-se na liderança da liga de clubes. 

Não é por amor ao futebol que esta situação se desenrola.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

As eleições para a Liga são uma vergonha

Ontem qualifiquei as eleições no PS como uma fraude. Hoje chamo ao acto eleitoral na Liga de clubes como uma vergonha. Primeiro porque há dúvidas sobre a legalidade das listas apresentadas, embora hoje a LPFP confirme que as candidaturas sejam legais. No entanto, ninguém no seu perfeito juízo entende como é que um candidato (Fernando Seara) entrega duas listas em que é presidente. 

O pior mesmo é a recandidatura de Mário Figueiredo. O homem que meteu a Liga à beira da falência está novamente na corrida. Contudo, desta vez o ainda presidente não pode ganhar porque o candidato dos clubes pobrezinhos é Rui Alves. 

O antigo presidente do Nacional tem a seu lado personalidades do futebol, como são os casos de Paulo Carvalho e Gilberto Madaíl. 

Infelizmente não vai ser nada de novo destas eleições porque nenhum dos candidatos tem qualidade para assumir este cargo. Até hoje não houve nenhuma proposta para aumentar as receitas, quer da Liga quer dos clubes, que continuam mais empenhados em diminuir as dívidas, o que tem como consequência a redução da qualidade apresentada por alguns jogadores. 

Seria bom que as eleições fossem anuladas até ao aparecimento de um bom candidato. O problema é que a democracia não funciona assim. No entanto, qualquer vencedor que não seja Mário Figueiredo será aceitável. Apenas isso. 

sábado, 24 de maio de 2014

Anti-Madridista pois claro!

Hoje os dois principais clubes de Madrid, Atlético e Real, jogam a final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz. Lisboa acolhe a primeira final da competição disputada por dois clubes da mesma cidade, facto que nunca tinha acontecido na história.

Logo no ano em que Lisboa recebe mais uma vez uma final de uma competição europeia de clubes, Madrid tinha de ser a principal protagonista. Com a presença dos dois poderosos da capital vizinha, a final em Lisboa fica para segundo plano. Ainda para mais num ano em que o Atlético de Madrid voltou a conquistar o campeonato espanhol e o Real procura a sua 10ª taça dos clubes europeus. Porque razão foi assim?

Por tudo isto, e apesar de estar a torcer pelo Atlético de Madrid (me perdona Cristiano), hoje sou anti-madridista! O facto de se tratar de uma final inédita está a retirar protagonismo a Lisboa e ao Estádio da Luz. Com tudo o fair-play possível quero é que depois desta final, Lisboa volte a ser dos lisboetas! No entanto, que ganhe o melhor!

Nenhum dos clubes vai ficar em Lisboa após a final, o que se compreende. Se o Real ganhar fará a festa na Praça Cibeles, enquanto os colchoneros irão para a Praça Neptuno, cerca de 200 metros da Cibeles. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Hoje é o dia para quebrar a maldição de Gutmmann

Os olhos vão estar postos em Turim e na final da Liga Europa disputada entre Sevilha e Benfica. O clube andaluz procura a sua terceira vitória nesta competição depois de em 2004 e 2007 ter conquistado os primeiros troféus europeus. O Benfica vai no encalce da sua 10ª final europeia, um ano após ter perdido a mesma competição para o Chelsea. 

Quando o Benfica entrar hoje em campo, os jogadores vão ter na memória, não só o desafio da temporada transacta, mas também a famosa maldição de Bela Gutmman. Por muito que os responsáveis queiram negar, a tradição e as estatísticas contam, mas também é um facto que o clube da Luz conquistou as duas vitórias europeias frente a clubes espanhóis. 

Os encarnados partem à conquista do terceiro troféu da temporada, quiçá o mais importante, aquele que todos os adeptos há muito desejam até para quebrar a referida maldição do técnico húngaro. Nas finais não há favoritos, pelo que o Benfica terá de abordar o jogo com seriedade até porque o Sevilha tem jogadores e eficazes. 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O troca clubes

Ninguém tem dúvidas da qualidade de Leonardo Jardim. Os resultados alcançados no Beira-Mar, em Braga, Olympiacos e agora no Sporting falam por si. No entanto, há algo em Jardim que não bate bem porque o seu trabalho não uma continuidade sustentável. No Beira Mar, Jardim retirou-se um ano depois de ter sido campeão e antes do final da temporada de regresso à 1ªliga. Após um terceiro lugar com o Sporting Braga demitiu-se por causa de um conflito com o presidente. Na Grécia onde estava em primeiro ao serviço do Olympiakos surgiram notícias de um alegado envolvimento do técnico com a mulher do presidente do clube. Por fim, é previsível que abandone o clube de Alvalade após uma fantástica época ao serviço dos leões. O destino de Leonardo Jardim deve ser o Mónaco. 

Não se percebe porque razão o treinador alcança bons resultados, mas depois não continua o seu trabalho. Parece que o facto de ter feito uma boa primeira época lhe dá o direito de exigir mais aos responsáveis directivos, porque se assim não for Jardim bate com a porta. Assim, é difícil construir uma carreira sustentada e de sucesso que lhe permita vencer títulos. E não me venham dizer que Jardim é campeão grego, porque no fim não foi ele que recebeu as faixas e a medalha. Sem isso, não há registo histórico. 

Apesar de ser um treinador com qualidade, Jardim também é, à semelhança do que acontece com Jorge Jesus, um pouco arrogante, embora o ar civilizado disfarce alguma hipocrisia. Ou então o actual leonino não terá capacidade para aguentar a pressão decorrente de no segundo ano a exigência ser maior. Se for para o Mónaco, Leonardo Jardim vai ter que vencer o campeonato, porque uma derrota na Liga francesa vai ditar o despedimento e, nessa altura, as portas do campeonato português podem estar fechadas. 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cheira a despedida?

Jorge Jesus diz que "tem sempre a mala feita". Nesta altura da temporada o futuro do treinador continua em aberto porque é perfeitamente normal que os grandes clubes europeus queiram atacar um técnico que venceu o campeonato nacional, a taça da Liga e está em muito boa posição para ganhar a Taça de Portugal e a Liga Europa. 

O que pode acontecer a Jesus foi o mesmo que sucedeu a André-Villas Boas que depois de uma época de sonho assinou pelo Chelsea. No entanto, a carreira do técnico fora de Portugal não tem sido a mesma que ocorreu dentro de portas. Veremos se o Zenit é a excepção aos fracassos de Londres (ao serviço de Tottenham e Chelsea). Não sei se Jesus vai pelo mesmo caminho e se os grandes clubes europeus precisam de um treinador como o actual timoneiro do Benfica, além disso JJ está muito no Benfica e se cumprir o ano de contrato que lhe falta pode ganhar mais títulos, incluindo um que o Benfica não venceu, como é a Supertaça Europeia. E também a supertaça nacional. 

Outro factor que joga a favor da manutenção do actual treinador na Luz é a possibilidade de vir a ser o treinador com mais anos de casa e o mais titulado. Duvido que no futuro haja algum treinador que fique tanto tempo no Benfica, até porque eu considero que a ligação JJ vs Vieira irá para além de 2015. Em relação aos títulos também será complicado alcançar um sem número de êxitos numa só temporada. Agora é que se vê a importância das taças da Liga conquistada por Jesus porque sem elas não tinha um currículo invejável. 

No final da época muito vai ser dito e escrito, mas eu acredito que a vontade de Jesus é ficar em Portugal, até porque as grandes equipas espanholas e inglesas vão manter os seus treinadores. A única mudança que se deve verificar é no Barcelona, sendo que o novo treinador deve viajar de Madrid...

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Juvergonha

A Juventus fez queixa à UEFA sobre uma agressão cometida por Enzo Perez a Chiellini na primeira mão das meias finais da Liga Europa. A entidade que supervisiona o futebol europeu decidiu antecipar a reunião que estava agendada para daqui a 15 dias para o dia de hoje. A tentativa da Velha Senhora em condicionar o jogo de amanhã foi em vão porque a UEFA arquivou o processo contra o jogador argentino do Benfica.

A Juve, como é conhecida mundialmente, é um colosso italiano e mundial, preparando-se para ganhar o tri-campeonato, isto depois de ter regressado da Série B. As razões da despromoção são conhecidas e deveu-se à sua participação no famoso "Calciocaos". Mais recentemente, Antonio Conte, também foi suspenso por ter participado num esquema de apostas ilegais. 

Depois de ter sido acusado e condenada, a única pergunta que eu faço é a seguinte: Que moral tem a Juve para tentar ganhar na secretaria os jogos europeus? Será que os seus dirigentes não percebem o quanto o nome do clube já está enlameado, até porque mantiveram um treinador que foi "condenado". 

Em vez de pugnar pela verdade desportiva dentro do campo, o clube de Turim prefere continuar a apostar na matreirice para ganhar os jogos e continuar as práticas do passado. 

A Juventus tem uma grande equipa e fantásticos jogadores, pelo que não se percebe esta atitude, a não ser que esteja com muito medo dos encarnados. Só este factor justifica o jogo sujo com que a "Velha Senhora" está a tentar eliminar um jogador-chave do onze benfiquista. Esta atitude só revela que a Juventus não aprendeu com os erros do passado e precisa destas jogadas para continuar a sobreviver no mundo futebol. A despromoção à Serie B não limpou muita porcaria que permanece no Estádio dos Alpes. 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Como se sente o país após o título do Benfica


Marquês de Pombal vestiu-se de vermelho. Com um ano de atraso



Aposto que os benfiquistas se sentem felizes, pois festejaram o título que deveria ter sido uma realidade na temporada passada. Como tem sido hábito, o marquês de Pombal e o resto do país encheram-se de pessoas para celebrar o regresso do clube encarnado às vitórias. Três títulos de campeão nacional em dez 14 anos é muito pouco para um gigante, ainda para mais quando não houve nenhum outro título. No entanto, o tempo de espera dos benfiquistas tem sido cada vez menor. De 1994 para 2005 foram 11 anos, de 2005 para 2010 só dez e quatro anos depois o marquês voltou a encher-se de encarnado, embora a praça mais emblemática de Lisboa já esteja reservada há um ano. 

Por estes dados, os títulos do Benfica já começam a ser uma normalidade, ainda que o gigante do Norte tenha conquistado com mérito um tri campeonato. É esse o desafio do clube da Luz para poder anunciar o "Novo Ciclo". Não sei há quanto tempo o Benfica conquista o bi ou o tri, mas neste momento é o clube com mais hipóteses de vencer a edição 2014-2015 do nacional da 1ªdivisão. Com estes títulos todos o país já não vai precisar das vitórias do Benfica para andar mais disposto, no entanto, este ano a praça promete encher mais uma vez para celebrar a conquista da Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. E no próximo ano, já há uma supertaça para conquistar.

O que se viu ontem é a realidade do país: Portugal respira Benfica! É certo que no Norte o FC Porto tem ganho poder e adeptos. E o Sporting também é um clube grande embora não toque no caneco há 12 anos....(falta pouco para os 18....). De facto, como se viu ontem o clube da Luz proporciona alegrias aos seus adeptos bem como uma nova onda de optimismo no país. No entanto, dada a situação económica do país só haverá verdadeira festa quando a troika sair do pais. Embora a multidão tenha aparecido para a festa, notou-se uma festa contida. 

domingo, 20 de abril de 2014

Ano glorioso

O Benfica acaba de conseguir o 33º título nacional de futebol. Um ano depois de ter perdido o campeonato nos últimos minutos para o FC Porto, o clube da Luz volta a festejar quatro anos uma vitória na Liga. Em 2010 Jesus quebrou um jejum de 5 anos, mas o mesmo treinador não demorou muito tempo a tocar no caneco. Os festejos da equipa deverão ser contidos porque na quinta-feira há esse jogo com a Juventus, mas os adeptos vão voltar ao Marquês de Pombal, que já esta reservado há uma semana. 

A vitória do Benfica foi uma das mais bem conseguidas pelo facto de ter acontecido na jornada 28. Recorde-se que em 2005 e 2010 o clube encarnado só garantiu o ceptro na última jornada, tendo sempre o FC Porto a poder ser um vencedor surpresa. A justiça da vitória na competição não sofre contestação porque com talentos como Gaitan, Markovic, Rodrigo, Lima, Cardozo, Enzo Perez, Luisão e Garay não há adversário que resista. 

O título agora alcançado é o resultado de um trabalho bem realizado durante 5 anos e que teve quase sempre os mesmos protagonistas. Tendo em conta que o melhor futebol nos últimos 3 anos foi sempre o do Benfica a conquista do 33 só peca por tardia pois deveria ter chegado há dois anos, e por isso poderiam muito bem ser 35. Se tudo continuar como está, esses virão nos próximos dois....
Share Button