Mostrar mensagens com a etiqueta Benfica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Benfica. Mostrar todas as mensagens

domingo, 3 de agosto de 2014

Ganhar para depois destruir

Sempre que o Benfica ganha o campeonato no ano seguinte há uma completa destruição da equipa. Os casos mais notórios foram nas temporadas seguintes a 93/94 e 2004/2005. Após o título de 2009/2010 houve uma moderação por parte da direcção do Benfica em relação às vendas.

O que está acontecer este ano à equipa que conquistou a tripleta em termos nacionais era de esperar. Não só porque no defeso 2013-2014 não houve saídas de maior, mas porque depois das vitórias era provável que os jogadores não tivessem motivação suficiente para continuar de águia ao peito. Não foram embora só os bons, mas também os maus. Óscar Cardozo vai sair do Benfica por 6 milhões quando na temporada transacta poderia ter ido embora por um valor a dobrar. 

É um facto que o Benfica tinha de vender, o problema é que a sangria verificada foi uma exigência de alguns jogadores para não ficarem contrariados no Estádio da Luz. Sendo assim, podemos concluir que hoje mais do que os empresários são os jogadores que mandam no seu destino. Infelizmente, os clubes também já não têm capacidade para responder às ambições dos atletas porque são confrontados com esta vontade. Cada vez menos as administrações conseguem defender os seus interesses uma vez que quem manda nos seus destinos é quem está dentro do relvado.

Por este factor o Benfica arrasador em 2013-2014 está parcialmente destruído. Para ficar completamente basta sair Enzo Pérez e Nicolas Gaitan.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Hoje é o dia para quebrar a maldição de Gutmmann

Os olhos vão estar postos em Turim e na final da Liga Europa disputada entre Sevilha e Benfica. O clube andaluz procura a sua terceira vitória nesta competição depois de em 2004 e 2007 ter conquistado os primeiros troféus europeus. O Benfica vai no encalce da sua 10ª final europeia, um ano após ter perdido a mesma competição para o Chelsea. 

Quando o Benfica entrar hoje em campo, os jogadores vão ter na memória, não só o desafio da temporada transacta, mas também a famosa maldição de Bela Gutmman. Por muito que os responsáveis queiram negar, a tradição e as estatísticas contam, mas também é um facto que o clube da Luz conquistou as duas vitórias europeias frente a clubes espanhóis. 

Os encarnados partem à conquista do terceiro troféu da temporada, quiçá o mais importante, aquele que todos os adeptos há muito desejam até para quebrar a referida maldição do técnico húngaro. Nas finais não há favoritos, pelo que o Benfica terá de abordar o jogo com seriedade até porque o Sevilha tem jogadores e eficazes. 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cheira a despedida?

Jorge Jesus diz que "tem sempre a mala feita". Nesta altura da temporada o futuro do treinador continua em aberto porque é perfeitamente normal que os grandes clubes europeus queiram atacar um técnico que venceu o campeonato nacional, a taça da Liga e está em muito boa posição para ganhar a Taça de Portugal e a Liga Europa. 

O que pode acontecer a Jesus foi o mesmo que sucedeu a André-Villas Boas que depois de uma época de sonho assinou pelo Chelsea. No entanto, a carreira do técnico fora de Portugal não tem sido a mesma que ocorreu dentro de portas. Veremos se o Zenit é a excepção aos fracassos de Londres (ao serviço de Tottenham e Chelsea). Não sei se Jesus vai pelo mesmo caminho e se os grandes clubes europeus precisam de um treinador como o actual timoneiro do Benfica, além disso JJ está muito no Benfica e se cumprir o ano de contrato que lhe falta pode ganhar mais títulos, incluindo um que o Benfica não venceu, como é a Supertaça Europeia. E também a supertaça nacional. 

Outro factor que joga a favor da manutenção do actual treinador na Luz é a possibilidade de vir a ser o treinador com mais anos de casa e o mais titulado. Duvido que no futuro haja algum treinador que fique tanto tempo no Benfica, até porque eu considero que a ligação JJ vs Vieira irá para além de 2015. Em relação aos títulos também será complicado alcançar um sem número de êxitos numa só temporada. Agora é que se vê a importância das taças da Liga conquistada por Jesus porque sem elas não tinha um currículo invejável. 

No final da época muito vai ser dito e escrito, mas eu acredito que a vontade de Jesus é ficar em Portugal, até porque as grandes equipas espanholas e inglesas vão manter os seus treinadores. A única mudança que se deve verificar é no Barcelona, sendo que o novo treinador deve viajar de Madrid...

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Como se sente o país após o título do Benfica


Marquês de Pombal vestiu-se de vermelho. Com um ano de atraso



Aposto que os benfiquistas se sentem felizes, pois festejaram o título que deveria ter sido uma realidade na temporada passada. Como tem sido hábito, o marquês de Pombal e o resto do país encheram-se de pessoas para celebrar o regresso do clube encarnado às vitórias. Três títulos de campeão nacional em dez 14 anos é muito pouco para um gigante, ainda para mais quando não houve nenhum outro título. No entanto, o tempo de espera dos benfiquistas tem sido cada vez menor. De 1994 para 2005 foram 11 anos, de 2005 para 2010 só dez e quatro anos depois o marquês voltou a encher-se de encarnado, embora a praça mais emblemática de Lisboa já esteja reservada há um ano. 

Por estes dados, os títulos do Benfica já começam a ser uma normalidade, ainda que o gigante do Norte tenha conquistado com mérito um tri campeonato. É esse o desafio do clube da Luz para poder anunciar o "Novo Ciclo". Não sei há quanto tempo o Benfica conquista o bi ou o tri, mas neste momento é o clube com mais hipóteses de vencer a edição 2014-2015 do nacional da 1ªdivisão. Com estes títulos todos o país já não vai precisar das vitórias do Benfica para andar mais disposto, no entanto, este ano a praça promete encher mais uma vez para celebrar a conquista da Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. E no próximo ano, já há uma supertaça para conquistar.

O que se viu ontem é a realidade do país: Portugal respira Benfica! É certo que no Norte o FC Porto tem ganho poder e adeptos. E o Sporting também é um clube grande embora não toque no caneco há 12 anos....(falta pouco para os 18....). De facto, como se viu ontem o clube da Luz proporciona alegrias aos seus adeptos bem como uma nova onda de optimismo no país. No entanto, dada a situação económica do país só haverá verdadeira festa quando a troika sair do pais. Embora a multidão tenha aparecido para a festa, notou-se uma festa contida. 

domingo, 20 de abril de 2014

Ano glorioso

O Benfica acaba de conseguir o 33º título nacional de futebol. Um ano depois de ter perdido o campeonato nos últimos minutos para o FC Porto, o clube da Luz volta a festejar quatro anos uma vitória na Liga. Em 2010 Jesus quebrou um jejum de 5 anos, mas o mesmo treinador não demorou muito tempo a tocar no caneco. Os festejos da equipa deverão ser contidos porque na quinta-feira há esse jogo com a Juventus, mas os adeptos vão voltar ao Marquês de Pombal, que já esta reservado há uma semana. 

A vitória do Benfica foi uma das mais bem conseguidas pelo facto de ter acontecido na jornada 28. Recorde-se que em 2005 e 2010 o clube encarnado só garantiu o ceptro na última jornada, tendo sempre o FC Porto a poder ser um vencedor surpresa. A justiça da vitória na competição não sofre contestação porque com talentos como Gaitan, Markovic, Rodrigo, Lima, Cardozo, Enzo Perez, Luisão e Garay não há adversário que resista. 

O título agora alcançado é o resultado de um trabalho bem realizado durante 5 anos e que teve quase sempre os mesmos protagonistas. Tendo em conta que o melhor futebol nos últimos 3 anos foi sempre o do Benfica a conquista do 33 só peca por tardia pois deveria ter chegado há dois anos, e por isso poderiam muito bem ser 35. Se tudo continuar como está, esses virão nos próximos dois....

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O jogo do título é hoje

Era esperado que o jogo referente à 30ª jornada do campeonato fosse o do título, contudo o Benfica não quer repetir o que se passou o ano passado e vai ao Dragão na condição de campeão, se confirmar esse estatuto nos próximos dois jogos em casa frente ao Olhanense e ao V.Setúbal, sendo previsível que o faça já este domingo. 

Mas não.

O jogo do título é hoje porque uma vitória vale a passagem à final da Taça frente ao Rio Ave ou Sp.Braga, o que valerá a condição de favorito no Jamor. 

Para o Benfica este é um jogo importante porque o clube não pode só ganhar o campeonato e tem de vencer a Taça porque já não conquista este troféu há 10 anos, apesar de ter ido ao Jamor em 2005 e 2013. É importante frisar que o clube da Luz é a equipa que mais troféus nesta competição, além disso este ano não deverá haver taça da liga porque o jogo no Dragão vai calhar entre a recepção à Juventus e a ida a Turim, pelo que é provável que Jesus encare este jogo da mesma forma que o fez na primeira mão da Taça de Portugal. 

O jogo desta noite é crucial para o FC Porto depois de ter perdido o campeonato e a Liga Europa. Não sendo a tábua de salvação de Luís Castro nem da estrutura, a vitória no Jamor e à custa de uma vitória na Luz pode acalmar os ânimos e preparar a próxima temporada com cuidado, uma vez que a época 2014-2015 começa com a Supertaça frente ao rival de sempre. E que melhor maneira de iniciar um novo ciclo do que obter uma vitória frente ao eterno rival? Um triunfo na Taça é importante para esta e para a próxima temporada do clube azul e branco. A exibição de hoje também irá determinar a forma como os dragões vão entrar em campo para disputar o última competição em que têm de defrontar o velho rival da Luz, sendo que uma derrota no Dragão que dita a eliminação de uma prova seria difícil de engolir após o afastamento da prova rainha do futebol português. E também estaria fraco no último jogo do campeonato.

Quem vencer o encontro de hoje vai ter vantagem psicológica em relação ao encontro da Taça da Liga bem como no jogo referente à última jornada do campeonato. 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pelo menos os benfiquistas andam contentes

É verdade que as pessoas não andam contentes por causa da situação económica do país. Tem razões para isso até porque vão ser anunciadas mais medidas de austeridade. No entanto, o "vermelhão" é capaz de colocar um sorriso nos portugueses durante uns tempos. 

O Benfica está quase a conquistar o título e pelo menos cerca de 6 milhões de pessoas vão ficar contentes, o que corresponde a mais de metade da população. Por este motivo, é provável que a economia nacional cresça neste segundo trimestre do ano, contudo só vamos ter os números finais lá para Setembro. 

A euforia encarnada voltou ao fim de três anos de jejum, mas as conquistas podem não ficar por aqui. Embora ninguém assuma, o Marquês de Pombal já está reservado para o próximo domingo de Páscoa. Será um dia diferente porque joga o Benfica e o trata-se do jogo do título. É verdade, só mesmo excepcionalmente é que a liga poderia disputar-se um domingo, porque a regra é que este dia tem de ser dedicado à família, mas dia 20 é importante que a família benfiquista esteja reunida. 

Os troféus desta época podem não ficar por aqui, mas o campeonato é que conta porque o resto das provas é uma questão de sorte/azar e as finais ainda estão longe, até porque os adversários são o FC Porto e a Juventus, pelo que desta vez pode nem haver mais festas. 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Evitar a Juventus é o principal desejo

Daqui a pouco Benfica e FC Porto jogam a 2ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa e tanto águias como dragões entram em campo com vantagem de um golo. Apesar disso são os benfiquistas que têm a tarefa mais fácil uma vez que ganharam fora de casa. 

Se tudo correr como previsto os dois clubes portugueses vão passar e estar presentes no sorteio de amanhã e que vai definir as meias-finais. Ao contrário do que acontece nos anos anteriores, a Uefa não sorteou as meias aquando dos jogos do quartos. A vontade dos clubes portugueses é não se encontrarem nas meias, contudo uma delas terá de levar com a Juventus. Posto isto, acho que os responsáveis dos clubes portugueses até preferem uma meia-final nacional do que defrontar o gigante italiano. Das quatro equipas presentes a mais fraca será o Basileia caso confirme o apuramento frente ao Valência. Na minha opiniao os dirigentes do Benfica preferem apanhar o FCP e não a Juve e os responsáveis também. 

Era bonito que FC Porto e Benfica se encontrassem na Final de Turim, repetindo a final portuguesa de 2011. O problema é que há um gigante italiano para ultrapassar....

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mais um motivo para fogo

Eu não sei porquê mas esta mudança vai dar barraca e muito provavelmente servirá para os rivais do Benfica argumentarem que o título nacional não foi ganho dentro das quatro linhas.

É verdade que o clube encarnado poderia fazer a festa do título no difícil campo do Arouca, mas esta alteração é parecida com aquela que aconteceu em 2005 quando o Estoril foi jogar na condição de visitado ao Estádio do Algarve, tendo o Benfica maior apoio no Estádio. Daqui a três jogos também vai ser assim, uma vez que Aveiro é conhecido por ter muitos benfiquistas.

Até ao jogo do título Sporting e FC Porto vão usar este tema para incendiar e pressionar o Benfica, chegando ao ponto de colocar em causa o título. Na minha opinião podia-se evitar este tipo de situações, porque mais uma vez, vai haver fogo e suspeitas sobre um título merecido e justo para os lados da Luz. 

Eu não percebo porque razão o Benfica não joga no estádio do Arouca e assim deixa de dar argumentos  válidos aos rivais para criticarem o 33º título do Benfica. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

De comunicado em comunicado

O país não está cansado das guerras futebolísticas porque isso entretêm o erário público. À falta de outros interesses, as pessoas querem é saber das tricas, sejam elas provenientes do futebol ou não. 
Nas últimas semanas temos vindo a assistir a uma guerra entre os três principais clubes portugueses. O mais curioso é que o principal protagonista tem sido o Sporting e não o Benfica ou o FCP. Digo isto, porque não foi nem o clube da Luz nem o nortenho que acenderam a chama neste final de temporada. 

O Sporting, liderado pelo seu presidente Bruno de Carvalho, decidiu abrir uma frente de batalha após a derrota em Setúbal, condicionando a arbitragem do recente clássico entre leões e dragões. Pelo meio meteu o Benfica ao barulho, porque senão fossem os 7 pontos retirados pelas más arbitragens, o Sporting estaria no primeiro lugar e com francas possibilidades de ser campeão, uma vez que ficou provado no derby entre águias e leões que o Sporting tem equipa para ser o vencedor. 

Bruno de Carvalho estava com medo do FCP mas atacou o Benfica, porque era isso que os adeptos queriam. Agora que o FC Porto já está quase eliminado do segundo lugar, semana a semana vamos assistir a um ataque por parte dos dirigentes leoninos a cada jogo do clube da Luz. O presidente leonino quer imitar Pinto da Costa e usar a táctica da pressão para ver se resulta. No último domingo resultou, mas duvido que daqui para a frente a sua estratégia tenha resultados, até porque Luís Filipe Vieira tem muito mais poder que o pequeno dirigente leonino. 

O facto do FCP não estar a ser o principal protagonista deste filme está relacionado com o mau desempenho da equipa mas também por culpa da instabilidade directiva que o clube vive derivado da sucessão de Pinto da Costa. Há muito que não víamos os dirigentes portistas a não reagir a uma má arbitragem logo depois do jogo, ainda para mais quando se trata de um encontro decisivo e logo frente a um rival. No entanto, a ironia portista foi mantida com a publicação daquele comunicado sobre "as boas maneiras dos viscondes". 

Apesar da "guerra aberta" entre os três principais clubes portugueses ser por vezes saudável, é preciso não esquecer que isso pode chegar aos adeptos e esse é um factor mais complicado. Quem anda a envergonhar o nosso futebol não são os adeptos, jogadores, treinadores e muito menos os árbitros. É a escumalha de dirigentes que todos os dias nos entram pela comunicação social adentro. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

E se o Benfica afundar pela terceira vez?

O Benfica venceu ontem o Sporting por 2-0 e isolou-se na liderança do campeonato, deixando o FCP a quatro pontos e o Sporting a 5. Há dois anos e o ano passado a situação na tabela classificativa era a mesma mas os encarnados deixaram fugir o título e podiam estar a caminho do tri. O treinador do Benfica não conseguiu manter a vantagem pontual mas ficou no mesmo posto, enquanto que o seu colega vencedor abandonou o clube nortenha com dois títulos no bolso.

Jorge Jesus não tem desculpa para não ganhar o campeonato. Nota-se o FCP não tem treinador nem jogadores à altura da camisola e o Sporting ainda está muito verde, como se viu ontem. Ninguém sabe como vai acabar o campeonato, mas o Benfica tem todas as condições para chegar ao título mesmo que chegue à fase decisiva da Liga Europa e das taças nacionais, onde irá ter um duplo duelo com os actuais campeões nacionais. 

Tenho a convicção que o FCP ainda vai perder pontos entre Fevereiro e Março e o Sporting vai acabar por se contentar em lutar pelo terceiro lugar, já que o Sp.Braga está a fazer um péssimo campeonato e nem a Liga Europa é capaz de atingir. 

Ao contrário do que aconteceu nos últimos dois anos, Jesus tem o vento a seu favor, mas nos últimos três a qualidade da equipa era superior à do FCP, que entretanto acabou por ganhar os campeonatos.

Jesus não pode dormir à sombra do último ano de contrato para dar o título aos benfiquistas. Eles, mais do quaisquer outros, merecem que os erros da última época não se voltem a repetir porque têm tido paciência com a equipa mas sobretudo com o treinador. 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Haja derby

Vai haver derby. Não sei quantas placas ainda podem cair mas o jogo vai mesmo realizar-se. É interessante verificar o número de vezes que foi debatido o problema das placas e da segurança em torno do jogo e ninguém abordou a táctica das equipas, em particular do Sporting. 

A segunda parte do jogo começa hoje com o favoritismo a pender para os dois lados, isto porque num jogo grande não há primeiros classificados. Na minha opinião as duas equipas vão entrar pressionados pelo facto do FCP ter vencido em Paços de Ferreira. Um empate entre Benfica e Sporting deixa os dragões novamente em posição privilegiada na luta pelo título. No entanto, este jogo é fundamental para o Sporting que daqui a 3 jogos recebe o FCP no seu estádio. Os leões têm de dar tudo por tudo para nesta fase roubarem o máximo de pontos aos rivais, porque tanto Benfica como FCP vão entrar em jogos europeus mas também medir forças entre si na Taça da Liga e de Portugal, e quem for eliminado das duas competições pode sofrer um golpe psicológico. 

domingo, 12 de janeiro de 2014

E agora já acreditam em Jesus?

Afinal Jesus e o Benfica sabem ganhar ao FCP na Luz. Ainda é cedo para perspectivar qualquer afastamento do título mas o resultado do jogo de hoje não acontece por acaso. É certo que os jogadores encarnados tinham uma motivação extra mas o FCP de Paulo Fonseca não tem a estaleca de antigamente, mesmo que por lá ande um qualquer Ricardo Quaresma. A equipa azul e branca não tem nada a ver com os planteis que foram tri campeões nacionais, muito por culpa da qualidade do seu treinador. Se Vitor Pereira não encantava mas tinha resultados, este FCP não joga mas também não marca. 

Jesus tem sido contestado desde o final da época passada e com razão. O início tibuteante e mais uma eliminação na fase de grupos da Champions voltaram a colocar o treinador benfiquista em causa. No entanto, o clube da Luz acaba a primeira na liderança do campeonato e com apenas uma derrota e dois empates. A segunda fase da temporada é marcada pelo acentuar das diferenças entre as equipas até porque os jogadores já estão mais entrosados e a mensagem do treinador é mais assimilada. Se o FCP entra novamente em crise com esta derrota e o Sporting parece voltar à realidade esta vitória encarnada parece significar a maior valia da equipa benfiquista que não mudou, nem de treinador nem de espinha dorsal e até encontrou um guarda redes fiável. 

À entrada para a última fase da época o Benfica ainda está em quatro competições o que é bom já que quanto mais se joga melhor. Está visto que a equipa encarnada já está mais entrosada e a jogar com mais rapidez, além dos jogadores do meio campo jogarem de olhos fechados. O Benfica não deu um passo decisivo mas importante tendo em vista aquilo que anda à procura há 4 anos. Desta vez não vimos um FCP pressionante mas que deixou o Benfica jogar e circular a bola à vontade. Paulo Fonseca não aprendeu com Vitor Pereira a forma como se ganha ao Benfica....

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Onde chegou a inveja dos adeptos rivais

Esta fotografia tem circulado pelas redes sociais, em particular o Facebook. De acordo com os responsáveis benfiquistas os artefactos alusivos aos rivais foram retirados por "questões de segurança". Na famosa rede social os adeptos leoninos e do FCP manifestaram a indignação pelo episódio e como é óbvio, chamaram nomes ao clube da Luz. 

Eusébio era de todos mas sobretudo pertencia ao Benfica. A estátua do herói foi construída pelo Benfica para homenagear um futebolista do clube, além de estar junto ao estádio da Luz, propriedade do clube encarnado. O presidente do Benfica já manifestou a intenção de cobrir a estátua com acrílico para que a homenagem fique para sempre. Não fazia sentido cachecois do Sporting e do FCP ficarem no museu que ali está a ser construído. A equipa do Benfica agradece o respeito e o sentimento dos adeptos rivais mas a memória do jogador fica no clube da Luz. Bem sei que tanto leões como dragões gostavam de ter tido nas suas fileiras um craque como o moçambicano, no entanto só o clube lisboeta tem capacidade para contratar os melhores.

Juro que não percebo a indignação perante um episódio irrelevante e só mostra inveja e ciúme perante a circunstância de só os jogadores do Benfica proporcionarem momentos como os de ontem. 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Previsões 2014: Quem vai levantar o caneco?

A última das previsões realizadas aqui está relacionada com o campeonato nacional de futebol. Em 2013 Benfica, FCP e Sporting terminaram o ano empatados na classificação. Os leões juntaram-se às duas equipas que dominaram a liga 2012-2013 sem derrotas, no caso dos campeões nacionais. 

As 14 jornadas revelaram um leão mais forte em contraste com a baixa de forma de dragões e águias. No reino do dragão Paulo Fonseca ainda não convenceu os adeptos bem como os jogadores que é o treinador ideal para ser o comandante do navio portista. Pela primeira vez um treinador do FCP está em fase de aprendizagem e isso tem-se notado nas exibições da equipa. Com a reabertura do mercado e a entrada de Quaresma pode haver um acréscimo de qualidade, no entanto falta ao jogo do Porto alguém que seja parecido com João Moutinho. Tendo em conta que não há um clone do actual jogador do Mónaco cabe ao treinador mudar a maneira de jogar da equipa até para aproveitar a qualidade do Harry Potter.

No Benfica a situação é diferente. É notório um desgaste da era Jesus e nem as entradas de craques como Sulejmani, Markovic, Djuricic e Funes Mori evitaram a eliminação da fase de grupos da Champions e o terceiro lugar na classificação com empates comprometedores contra Arouca e Belenenses, duas equipas que subiram à primeira divisão. O treinador já não tem a varinha mágica e a equipa joga aos soluços e de forma individual. E já nem Cardozo resolve. Embora o fim do contrato de Jesus com o Benfica só acabe em 2015 caso o treinador não vença o campeonato deverá abandonar o clube pelo próprio pé porque 5 anos e só um título nacional é muito pouco para um clube como o Benfica. 2014 é o ano do tudo ou nada para Jesus e caso não consiga resultados positivos em Lisboa isso pode comprometer uma futura carreira internacional. Este ano marcará decisivamente a carreira do treinador das águias.

Após um período conturbado o Sporting vive dias felizes. A nova direcção e um treinador competente reestruturaram o clube para que lutasse pelo título. O rostos do sucesso leonino são Inácio e Jardim porque Bruno de Carvalho só tem atrapalhado o bom rumo que leva a nau sportinguista. O presidente quer impor um estilo "à Pinto da Costa", facto que lhe tem corrido mal porque pretender protagonismo à custa da insegurança é um mau princípio. Para já o Sporting vai em primeiro e ninguém diz nada mas quando os primeiros desaires começarem a aparecer as críticas vão subir de tom. Convêm não esquecer que tanto FCP e SLB irão arrancar nesta segunda fase do campeonato e o Sporting com um plantel curto pode não ter argumentos para acompanhar os dois grandes, da mesma forma que Bruno de Carvalho nunca irá ter o espaço mediático conquistado por Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. Ser diferente é uma forma de inteligência...

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dois títulos em dez anos é muito pouco

Há precisamente dez anos foi inaugurado o novo estádio da Luz. O novo ninho da águia prometia uma futuro pleno de sucesso e vitórias. Manuel Vilarinho era o Presidente, no entanto era Luís Filipe Vieira quem estava por detrás de todo o processo e a preparar para assumir a liderança do clube. 

As promessas de uma equipa de futebol à altura da grandeza do estádio não foram cumpridas. Hoje assinala-se uma marca importante, pelo que é tempo de fazer uma análise ao que se tem passado no relvado da Luz. Numa altura em que o Benfica está mal no campeonato e quase fora da Liga dos Campeões, aumentam as vozes de discordância relativamente ao treinador, mas sobretudo à gestão de Vieira.

A nova Luz só teve direito a receber dois títulos nacionais e uma taça de Portugal. Não vale a pena contar as taças da Liga porque é uma competição de menor dimensão. O que conta são os títulos no campeonato. Ora, o momento épico de 2005, quando Luisão saltou sobre Ricardo e "deu" o primeiro título ao Benfica em 11 anos, nunca mais se repetiu. Embora o título de 2010 tenha sido importante, o salto do defesa central foi mais marcante. 

Dois títulos em dez anos, não é uma marca à altura do Estádio, até porque a casa benfiquista está cheia de más memórias, como são as constantes derrotas da equipa da casa contra o grande rival FCP. Ali, os azuis e brancos festejaram um título nacional, asseguraram uma presença na final da taça após uma meia final em que cilindraram o Benfica, e nos últimos anos lançaram-se para o título no ninho da águia. 

Jogar na Luz tem sido especial para os dragões, pelo que já nem em sua casa o Benfica consegue mandar. No próximo dia 9, Benfica e Sporting jogam para a taça de Portugal. Quem perder fica pelo caminho. Atendendo ao momento de forma das duas equipas, a pressão está do lado encarnado, apesar de jogar no seu terreno. Caso o estádio da Luz volte a registar mais um momento de derrota, é provável que o destino do treinador Jesus fique traçado, mesmo que Vieira queira adiar a despedida do treinador o mais rapidamente possível. 

Acho que a nova casa encarnada merece ser comandada por outras figuras nos próximos dez anos. 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nem um, nem o outro

Este início de temporada está a revelar um FCP pouco agressivo e um Benfica sofrível. Se aquilo que o clube encarnado não joga é normal, pelo facto de ter mantido o treinador, em relação aos dragões esperava muito mais. Paulo Fonseca começou muito bem mas os últimos três jogos, nos quais só ganhou um e com ajuda da arbitragem, revelaram que o treinador do FCP ainda está muito verde. 

Além do mais as contratações, tanto de Benfica como do FCP deixam muito a desejar. Para além de não se terem integrado de forma inequívoca, há muitos reforços que são de dúbia qualidade. Na minha opinião está instalada a crise, tanto no reino do Dragão como no ninho da águia. Com as deslocações a Arouca e ao Estoril, os dois treinadores jogam o seu futuro já neste fim de semana. Quem agradece a falta de competência de Pinto da Costa e de Vieira, é o Sporting que está em bom plano. 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jesus, o caça polícias

Acho lamentável a atitude do treinador do Benfica no domingo passado. Um treinador que se preze tem de ter cabeça fria e não pode ter comportamentos como os que se verificaram em Guimarães. Se o treinador encarnado teve cabeça fria para "aguentar" Oscar Cardozo na final da taça, não percebo porque razão se passou apenas e só para defender um adepto. 

Tenho pena que Luís Filipe Vieira continue a defender Jesus. A manutenção do actual técnico não faz sentido nas actuais circunstâncias. Jesus parecia um adepto que queria bater nas autoridades, no entanto esqueceu-se da sua condição de líder de um dos maiores clubes da Europa. O comportamento verificado não é um caso solitário, já que é o reflexo do estado do balneário benfiquista. As vitórias e algumas boas exibições disfarçam o mau ambiente que se vive, contudo ao primeiro fracasso o castelo de cartas desmorona-se.

Este é o sentimento dos benfiquistas e o único que ainda não percebeu foi o presidente, contudo é normal que assim seja já que Vieira é um pau mandado de Jesus. Que até bate na polícia a seu bel prazer!

sábado, 31 de agosto de 2013

Lisboa merece este jogo

Hoje Lisboa vai parar por causa do Derby. Talvez seja o acontecimento mais importante que a cidade de Lisboa vive ao longo do ano. A paixão pelo futebol é uma das características dos lisboetas e a velha rivalidade Sporting-Benfica faz esquecer por momentos tudo o resto. Mais do que um Benfica-FCP ou Sporting-FCP, o derby lisboeta tem outro sabor, outra emoção. Sabendo que o clube de Alvalade não vive um dos seus melhores momentos e o clube da Luz arrancou mal esta temporada, nada disso importará quando a bola começar a rolar no relvado. É que por detrás do jogo, há uma história e muitos protagonistas que ajudaram a fazer deste jogo um acontecimento especial. 

Numa altura em que muitos regressam de férias do Algarve e na situação económica em que o país se encontra, o derby lisboeta vem na melhor altura, porque vai fechar um mês de Agosto onde a principal notícia foram os incêndios e as mortes de vários bombeiros. Além do mais, nada melhor do que um derby quentinho para nos despedirmos de um mês de Agosto também ele quente, contrariando todas as previsões que apontavam para um verão frio e chuvoso. Hoje nada mais interessa senão o derby. Arrisco a dizer que Lisboa hoje vai ficar deserta mesmo que metade dos seus habitantes ainda estejam por terras algarvias. 

Mais do que um jogo do campeonato, o derby é mais um jogo para saber quem é o mais forte de Lisboa, por isso é que se fala tanto no campeonato da segunda circular.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

47 anos depois...

Esta menina está de regresso a Lisboa. Após o sorteio da fase de grupos, Benfica ou FC Porto têm possibilidades de a conquistar?
Share Button