terça-feira, 14 de maio de 2019

O problema político entre os Estados Unidos e a China

O conflito comercial entre os Estados Unidos e a China supera a razão dos números. O que está em causa é um grande problema político entre os dois gigantes, embora nenhum líder tenha a coragem para o admitir, sobretudo numa altura em que as relações aparentam estar normalizadas. 

Um dos principais méritos do actual Presidente norte-americano foi a reconquista da confiança de Pequim, nomeadamente após a campanha eleitoral de 2016. Trump elegeu o crescimento económico chinês como a principal ameaça ao desenvolvimento do interior dos Estados Unidos. Curiosamente foi no Midwest que a campanha decidiu-se a favor do candidato republicano.

As negociações entre as duas potências podem ser retomadas, mesmo com ameaças dos dois lados, mas a fractura política será inevitável. O líder norte-americano será responsável por destruir o que tentou construir, sendo que, coube à administração Obama a maior parte da reconstrução do diálogo com a China.

Os constantes ataques norte-americanos contra os principais inimigos não são uma novidade, embora o tom tivesse aumentado desde o início da actual presidência. Por causa disso podem ficar ressentimentos pessoais que terão reflexo nas relações institucionais. Trump não pensa um segundo que as feridas decorrentes da linguagem e da mudança brusca de atitude terão de ser saradas por outro Chefe de Estado. 

A ignorância ou a falta de aceitação que os Estados Unidos foram ultrapassados pelas outras potências tem sido um dos principais problemas de Trump.

1 comentário:

Pedro Garcia Marques - advogado Desempregado no putugalandia disse...

É curioso como um ingrediente tem muito, muito sabor com no rosto de meu pai desempregado agora em portugal. Sim, muitos, muitos desempregados agora, muitas sopas dos pobres tambem. Muita tristeza em nosso povo tugalandia agora. Que pensam nossas pessoas agora?

Abaixo na merda do putugal! agora e Sempre! Um povo atolado na merda, racista e muito, muito xenophobo!

PUTUGAL = SHIT-MERDA-MIERDA-MERD!!!

Share Button