Etiquetas

sábado, 12 de maio de 2018

Figuras da Semana

Por Cima

União Europeia - A maioria dos países europeus decidiu manter o acordo nuclear com o Irão, mesmo depois do anúncio formal da saída dos Estados Unidos. Uma postura positiva que contrasta com os efeitos negativos da decisão de Washington. Os responsáveis europeus deram dois sinais. Em primeiro confirma-se a unidade em torno do projecto. Em segundo lugar, existe mais distância relativamente às política da actual administração norte-americana.

No Meio

Irão - A reaçcão iraniana à decisão norte-americana só podia a condenação. Contudo, só mais tarde se saberão as verdadeiras consequências, já que, houve mais ameaças por parte dos Estados Unidos. Teerão fica mais isolado na região, perdendo o poder que tinha, sobretudo na Síria.

Em Baixo

Donald Trump - O presidente norte-americano confirmou a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear iraniano. Uma decisão polémica e inaceitável tendo em conta os benefícios globais das negociações alcançadas pela administração Obama. Contudo, o problema não se fica por aqui. Trump defendeu a liberdade das pessoas num ataque ao regime liderado por Rouhani. Fica no ar a ideia que o republicano também tem vontade de mudar as peças no Médio-Oriente.

Sem comentários:

Share Button