Etiquetas

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Sócrates é o único candidato que pode derrotar Marcelo

As corridas presidenciais normalmente iniciam-se com rumores desmentidos pelos próprios candidatos. 

Neste momento, o nome que está mais em voga é o de José Sócrates para concorrer contra Marcelo Rebelo de Sousa, apesar de todos os problemas judiciais que só deverão ficar completamente transitados em julgado dentro de dez anos. Nesse período, o antigo líder socialista pode concorrer ao Palácio de Belém em 2021 e 2026.

A solução em cima da mesa não parece descabida porque agora é o melhor momento para Sócrates voltar à acção política. As luzes da ribalta estão todas apontadas para si, mesmo que algumas sejam negativas. Contudo, o ex-primeiro-ministro consegue sair por cima em situações desfavoráveis, como acontece com as acusações relativamente ao processo Marquês. 

Nas próximas presidenciais não se vai repetir o número de candidaturas de 2016 porque se trata de uma reeleição. O actual presidente precisa de ser testado politicamente por um concorrente do mesmo nível. Apenas um adversário com passado político, experiência governativa e popularidade consegue tremer Marcelo, apesar da baixa votação nas últimas eleições presidenciais. 

A crise política que se vai seguir às eleições legislativas de 2019 é o primeiro teste à experiência do actual Chefe do Estado em encontrar a melhor solução para o país. Os problemas que decorrerem da decisão presidencial serão aproveitados por Sócrates. 

A defesa pessoal no plano público que o socialista fez nos últimos anos tem motivos eleitoralistas.

Sem comentários:

Share Button