sábado, 6 de janeiro de 2018

Figuras da Semana

Por Cima

António Guterres  - O secretário geral das Nações Unidas realizou um discurso na entrada para o novo ano. A escalada de violência de 2017 irá continuar nos próximos anos porque assistimos a um período em que as grandes potências preferem caminharem sozinhas do que actuar em conjunto. A mensagem poderia ser uma crítica a Donald Trump, mas existem outros pólos que devem merecer reflexão, como a atitude norte-coreana e o apoio dos árabes ao terrorismo internacional. O discurso do português é um bom sinal da provável intervenção da ONU nos vários conflitos.

No Meio

Irão -  O regime dos ayatollahs está a passar pela pior fase. Os constantes atropelos às liberdades podem estar a ser questionados também por causa das recentes mudanças na Arábia Saudita. A resposta de Teerão é a mesma. A culpa é do Ocidente.

Em Baixo

PSD -  O primeiro debate entre candidatos à liderança nas eleições de 13 de Janeiro foi mau porque Santana Lopes e Rui Rio preocuparam-se mais em falar do percurso de cada um dentro do partido. Os dois mostraram que têm telhados de vidro que contrariam os discursos de apresentação em Outubro. No plano político a situação é ainda mais grave porque mostraram semelhanças, sobretudo na economia, não tendo nenhuma ideia nova para impedir que o governa consiga recolher todos os frutos do crescimento económico.

Sem comentários:

Share Button