Etiquetas

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ano 2012: Escândalos de doping no ciclismo internacional

O ciclismo internacional enfrentou dois grandes problemas com os casos de doping de Lance Armstrong e Alberto Contador.

O ciclista espanhol acusou positivo num controlo efectuado durante a Volta à França em 2010, mas o castigo só foi confirmado em 2012 pelo Tribunal Arbitral do Desporto. A vitória no Tour 2010 também foi retirada. A suspensão durou até 2014. 

O norte-americano também ficou sem os sete títulos conquistados no Tour em 2012. As acusações duraram durante dez anos, mas a confissão só chegou em 2013 no programa de Oprah. Um ano antes, Armstrong deixou de lutar judicialmente pela inocência, talvez pensando numa forma de se ilibar publicamente.

A verdade é que, dois dos melhores ciclistas do novo milénio tiveram problemas com o doping, embora Alberto Contador tenha limpado a imagem nos últimos anos. A farsa de Armstrong acaba por ser bem pior, já que, se trata de uma mentira muito bem trabalhada durante anos. 

Os dois ganharam respeito de todos na estrada por causa dos inúmeros feitos, sobretudo na corrida francesa. O espanhol fica apenas com dois títulos no Tour, sendo que, numa delas bateu o norte-americano. 

As primeiras edições da Volta à França da década acabaram por ser manchadas por erros cometidos no final dos primeiros dez anos do século XX.  

Sem comentários:

Share Button