Etiquetas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

A incerteza

O resultado das eleições francesas não é surpreendente, tendo em conta o momento social que a França atravessa.

Os eleitores depositaram as esperanças em dois candidatos fora do sistema político-partidário, em detrimento das opções habituais. Os partidos políticos também foram fortemente penalizados nestas eleições, pelo que, é possível afirmar que o efeito Trump já chegou à Europa.

Os dois candidatos apresentam soluções distintas, em particular na integração da França na União Europeia. O problema é que, tanto Macron como Le Pen, têm discursos vagos sem apontar numa direcção. 

O caminho que os dois pretendem trilhar não garante nada, mesmo em termos europeus. As opções de Macron podem mudar de um dia para outro porque não tem que prestar contas aos partidos nem a qualquer grupo, pelo que, será apenas penalizado em termos de popularidade se quebrar as promessas. Nem sempre é positivo quando um candidato se apresenta sem qualquer ideologia, porque parece desprovido de qualquer ideia. 

O mundo também conhece as posições de Marine Le Pen. Apesar de ser contra a actual forma de política da União Europeia, a candidata nunca terá a coragem de sair do clube europeu se conquistar o Eliseu. 

Os dois candidatos vão mudar o discurso na campanha para a segunda volta, já, que, diminuiu o risco dos partidos políticos vencerem. 

1 comentário:

João Menéres disse...

Os apoios de agora dos outros candidatos faz-me lembrar todos os portistas que no sábado torciam pelo Sporting !
E para quê, se no Domingo e no Dragãaaaaaooo nem um golo marcaram ?

Um abraço.

Share Button