Etiquetas

sexta-feira, 10 de março de 2017

Ano 2009: Eleições com resultados para todos os gostos

No ano de 2009 realizaram-se eleições legislativas, autárquicas e europeias em Portugal.

Um ano político muito intenso que não se voltará a repetir, excepto se o calendário das legislativas sofrer alterações. 

Nas legislativas venceu o PS, embora sem maioria absoluta, dificultando a acção de José Sócrates, que se demitiu dois anos depois. A vitória do PS não foi esmagadora, mas o PSD sofreu uma derrota que levou à demissão de Manuela Ferreira Leite e o início de mais um ciclo eleitoral. As eleições internas seriam em Maio de 2010. 

Nas europeias a vitória pertenceu ao PSD, liderado por Paulo Rangel. O PS escolheu Vital Moreira para cabeça-de-lista. 

Nas autárquicas, como costuma acontecer, todos os partidos venceram. 

A crise internacioal ainda não tinha chegado a Portugal, mas rapidamente se percebeu que iria atingir o nosso país. O resultado das legislativas ainda não reflectiram os problemas financeiros. 

O primeiro ano do mandato de Obama como presidente dos Estados Unidos foi recompensado pelo Prémio Nobel da Paz. Uma designação associada à resolução na Faixa de Gaza.

Os meios de comunicação social e as redes sociais continuavam em moda. A TVI lançou o canal de notícias TVI24 e o Twitter dava os primeiros passos, enquanto o Facebook continuava a conquistar adeptos. Nascia uma nova forma de comunicar.

O futebol português despediu-se do grande Luís Figo e Cristiano Ronaldo iniciava uma carreira brilhante no Real Madrid depois da transferência do Manchester United por 94 milhões.

Sem comentários:

Share Button