quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Hard-Brexit

O documento com os princípios orientadores do Brexit foram divulgados pelo governo britânico. A intenção dos britânicos passa por sair totalmente da União Europeia, embora salvaguardando os interesses dos cidadãos nos restantes países. O problema é saber como vão reagir os governos europeus caso o Reino Unido mantenha a porta fechada aos respectivos cidadãos.

O documento revelado pelo executivo mostra a intenção de abandonar o mercado único de forma livre para negociar acordos com quem quiser, ter um sistema de imigração próprio e deixar de ser alvo da jurisdição do Tribunal Europeu de Justiça. 

O Reino Unido pretende estabelecer as próprias regras no comércio, imigração e justiça na relação com os restantes países. A União Europeia não pode aceitar as condições porque vai deixar os britânicos crescer e fazer concorrência para ser uma grande potência no espaço europeu. 

Por estas medidas se vê a ambição dos britânicos na nova fase que começa em 2019. 

As negociações só começam no final de Março, mas as reacções europeias vão ser negativas, sobretudo com ameaças de retaliação. 

O governo ganha credibilidade junto da população britânica e dos partidos que lutaram pela saída do Reino Unido na União Europeia. Ainda estamos longe das negociações finais, mas para já fica com a oposição mais domesticada. 

Sem comentários:

Share Button