terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Figura do ano 2008: Barack Obama

A nomeação de Barack Obama para Presidente dos Estados Unidos marca o ano político de 2008.

O senador do Illinois fez uma campanha brilhante, com um discurso fantástico que tocou qualquer pessoa, independentemente do partido e mesmo vivendo fora dos Estados Unidos.

A eleição mudou muitos aspectos da política norte-americana, mas também aproximou a Casa Branca dos cidadãos. Durante oito anos foram inúmeras as tentativas do Presidente em comunicar com a população através das redes sociais. 

No plano político, houve bastante alterações a nível interno com a introdução do Obamacare, mais direitos para as minorias e uma necessidade de corresponder aos problemas das pessoas. Na economia também se sentiram progressos, apesar de algum desemprego em alguns Estados que foram responsáveis pela eleição de Donald Trump.

O pior do mandato de Obama surgiu a nível externo, onde não conseguiu impor a força, mesmo por via diplomática. As vitórias com o acordo nuclear iraniano e a aproximação a Cuba têm pouco valor porque neste período apareceram outras forças capazes de discutir o primeiro lugar com os Estados Unidos.

Não se pode negar a importância da chegada de Obama à Casa Branca. Alguns consideraram que se tratou de um feito histórico. 

Sem comentários:

Share Button