terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Efeitos Trump

A vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas teve mais impacto na política mundial que a saída do Reino Unido da União Europeia.

Na Europa, as reacções ao triunfo de Trump foram mais severas do que após a escolha dos britânicos em Junho do ano passado. 

A caminhada do empresário até à Casa Branca serve de inspiração a outras personalidades que pretendem participar na política, mas não têm apoios populares, financeiros e mediáticos. Quem se sentir inibido pode copiar o exemplo do actual presidente para tentar construir uma carreira de sucesso na política. 

Não quer dizer que tenham o mesmo discurso populista, e em determinadas ocasiões demagogas, para conquistar o eleitorado. Seguir o exemplo de Trump não significa que vão nascer milhares de movimentos populistas com vontade de mudar o sistema. 

Em alguns países europeus existem semelhanças, mas dificilmente terão capacidade para cumprir metade das promessas eleitorais porque os sistemas políticos são diferentes do presidencialismo norte-americano. 

Na minha opinião haverá mais oportunidade de escolha devido ao efeito Trump.

Sem comentários:

Share Button