Etiquetas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Ano 2008: O mundo fica a conhecer Barack Obama, Passos Coelho e o tiki-taka

As eleições presidenciais norte-americanas marcaram o ano político em 2008 no plano internacional. De quatro em quatro anos o mundo fica em suspenso para saber quem é o novo inquilino da Casa Branca, sendo que, a expectativa era maior porque iria haver mesmo um Presidente diferente.

As primárias democratas foram bem mais concorridas e interessantes por causa dos dois nomes que estavam em posição de vencer. Nos republicanos, Mccain ganhou tranquilamente mesmo perante a ameaça de Mitt Romney. 

No final de 2008, Barack Obama surpreendeu o mundo com uma retórica formidável e um slogan que ficou nos ouvidos de todos. O "Yes We Can" serviu para alimentar a possibilidade de terminar com a crise económica e a má reputação dos Estados Unidos no resto do planeta devido às intervenções militares da administração Bush.

Em Portugal também se realizaram eleições internas no PSD, praticamente um ano depois da chegada de Luís Filipe Menezes ao poder. O ex-autarca aguentou-se apenas seis meses, originando um passeio ao primeiro-ministro, José Sócrates, a um ano para as legislativas. O socialista só precisou de efectuar algumas entrevistas para ser favorito. Os sociais-democratas elegeram Manuela Ferreira Leite em detrimento de Pedro Santana Lopes e de Pedro Passos Coelho. Coelho ficou à frente de Lopes, prometendo ficar por aí, mas respeitando a escolha dos militantes.

O país discutia política e futebol por causa da participação da selecção nacional no Euro 2008, embora no Verão o aumento dos combustíveis provocou dezenas de manifestações, paralisações e uma corrida desenfreada às bombas. No fim, o governo socialista cedeu novamente às ameaças. O centenário do regicídio também mereceu festejos dos adeptos da monarquia. 

Os torneios de futebol de selecções são sempre motivo para uma pausa no Verão. A selecção portuguesa orientada por Scolari perdeu nos quartos-de-final do Euro 2008 contra a Alemanha. A Espanha conquistou a taça pela segunda vez, iniciando uma nova era no futebol mundial que se estendeu à conquista do Mundial 2010 e Euro 2012. O tiki-taka apareceu para perdurar durante muito tempo. Os Jogos Olímpicos de Pequim deram medalhas a Vanessa Fernandes e a Nélson Évora, enquanto João Garcia atingiu o cume do Broad Peak. 

No blogue as discussões mais importantes foram sobre a pena de morte e as touradas. No entanto, o que se falava mais no mundo virtual era o poder dos blogues na sociedade da informação. 

Sem comentários:

Share Button