Etiquetas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Ano 2008: Barack Obama conquista a Casa Branca

A conquista da Casa Branca por Barack Obama aconteceu no dia 4 de Novembro de 2008. O antigo senador do Illinois começou em grande com um discurso fantástico que empolgou a população norte-americana e deu esperança ao resto do Mundo, depois da administração W.Bush ter sido castigada.

A caminhada de Obama começou com a habitual vitória nas primárias sobre Hillary Clinton. A luta pela nomeação foi renhida, mas a antiga primeira-dama deixou de ter hipóteses a partir do momento, em que a popularidade de Obama começou a crescer. Tendo em conta as picardias entre os dois principais candidatos, nada fazia prever que Clinton seria secretária de Estado norte-americana no primeiro mandato e a eleita por Obama para ser a candidata do Partido Democrata nas presidenciais de 2016.

Os republicanos nomearam John McCain. O antigo veterano de guerra conseguiu ser melhor que o milionário Mitt Romney. 

A vitória de Barack Obama foi robusta, tendo vencido no voto popular por uma diferença de dez milhões e alcançando mais sete pontos percentuais que o republicano. 

A mudança começou a ser construída nesse dia. 

As eleições tiveram pouco interessante em termos competitivos, mas a chegada de uma personagem cativante como Barack Obama despertou atenção em todo o Mundo. A saída de George W.Bush também foi um motivo para alegria.

Sem comentários:

Share Button