quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

As dúvidas e poucas certezas do mandato de Trump

O mundo aguarda com expectativa a tomada de posse de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos. 

As previsões feitas ao longo das semanas são muitas, não havendo nenhum padrão. Uns acham que vai ser desastre, outros pensam que pode surpreender. Os índices de popularidade de Trump são responsáveis pelas análises incertas sem fundamento. Ou seja, as opiniões têm apenas em conta os discursos feitos durante a campanha eleitoral. 

A escolha da nova equipa poderia acalmar os ânimos, mas a declaração da semana passada deu novamente vida aos críticos. 

O mais curioso é que nem sequer os apoiantes do empresário conseguem prever o que vai acontecer. Os detractores vão continuar com manifestações e a imprensa espera pelo mínimo erro para começar a tentar derrubar o Chefe do Estado. Os líderes mundiais também estão apreensivos, sobretudo a Europa que vai ficar mais isolada e no meio de duas potências que irão reestabelecer os laços diplomáticos. Os inimigos não devem estar contentes com a mudança porque Obama sempre preferiu a via do diálogo e esperam que Trump reforce o poder militar norte-americano.

No meio disto tudo, a única certeza é que haverá muito para falar e escrever sobre a próxima presidência norte-americana.

Sem comentários:

Share Button