Etiquetas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Ano 2007: O início da era Obama

No plano internacional, os Estados Unidos preparavam-se para mais um campanha eleitoral. A ocasião era importante porque se tratava de uma mudança de inquilino após os oito anos de George W.Bush na Casa Branca.

O Estados Unidos atravessavam uma das piores crises financeiras e a nível externo estavam descredibilizados por causa do falhanço na guerra do Iraque. Os objectivos do conflito não tinham sido alcançados e a saída também teve complicações. Bush não retirou todas as tropas, mas iniciou o processo de retirada. 

As alterações de políticas norte-americanas no plano externo deviam ter sido melhor acauteladas porque permitiu o nascimento de vários grupos terroristas na região. A passagem da parte bélica para a via diplomática poderia ter sido melhor discutida. 

O tema da campanha iriam ser os problemas económicos e a presença dos Estados Unidos no mundo, com incidência na resposta adequada para resolver os conflitos.

O Partido Democrata apresentou vários candidatos porque era previsível que a Casa Branca mudasse de cor depois dos republicanos terem tomado conta do poder. No final de 2007, Dennis Kucinich, Mike Gravel, Chris Dodd,Joe Biden, Bill Richardson, John Edwards, Hillary Clinton e Barack Obama declararam a vontade de se candidatarem a Presidente. 

Apesar do enorme número de intenções, apenas dois chegaram ao fim, sendo que, em Fevereiro de 2008 só restavam mesmo Clinton e Obama. Biden e Clinton acabaram por fazer parte das futuras administrações norte-americanas. 

Os republicanos também entraram em força com Rudy Guliani, Duncan Hunter, Alan Keyes, Ron Paul, Mike Huckabee, Mitt Romney e John Mccain. Neste caso, a corrida foi mais interessante com os três últimos a disputarem a eleição. Romney desistiu em Fevereiro.

O nome de Barack Obama começou a ser seguido em todo o mundo no final do ano, sendo que, o primeiro aspecto mais significativo era a capacidade de oratória, além de poder vir a ser o primeiro presidente afro-americano da história dos Estados Unidos. 

Sem comentários:

Share Button