domingo, 13 de novembro de 2016

Olhar a Semana - A utilização da tecnologia

A semana fica marcada por vários acontecimentos em que se revela o poder da comunicação. 

A realização da Web Summit, a vitória de Trump nas presidenciais norte-americanas e a entrega de Pedro Dias à autoridades policiais têm como aspecto comum serem acontecimentos provenientes da força que a internet tem nos nossos dias.

A Web Summit é um acontecimento mundial que se realizou pela primeira vez em Lisboa. O mundo dos negócios tem mais impacto no mundo virtual, sendo possível, divulgar projectos e arranjar sustentabilidade sem estar cara a cara. As entrevistas presenciais são cada vez mais desnecessárias. Numa altura em que a tecnologia pode ter tirado alguns empregos e aberto uma crise em vários sectores, também não há dúvidas do crescimento de empresas que estão totalmente presentes na rede. 

A vitória de Trump na corrida à Casa Branca também se deveu aos meios de comunicação social. O empresário apostou forte nos media para passar as ideias que tinha para a presidência. A duvida é saber se a comunicação social continuará a ter acesso ao Presidente como aconteceu no mandato de Barack Obama. Ainda é cedo para perceber qual será a linha traçada, mas as eleições ficam marcadas pelo envolvimento das redes sociais na campanha.

Por fim, o grande acontecimento em Portugal foi a detenção de Pedro Dias que andou fugido durante quase um mês. O fugitivo também utilizou a comunicação social para se entregar, já que, falou à RTP para registar a ocasião. Isto tudo sucedeu no dia da grande eleição, talvez para desviar as atenções do que se passava nos Estados Unidos. O momento só podia ter sido escolhido por Pedro Dias com o intuito de ser mais importante em Portugal que Clinton ou Trump. 

As três situações descritas revelam a importância da comunicação social e da tecnologia, sendo que, todos os actores utilizaram-na para passar a mensagem. 

Sem comentários:

Share Button