domingo, 20 de novembro de 2016

Olhar a Semana - Todos os números jogam a favor de Costa

Os ventos correm a favor do governo socialista. Nesta semana todos os números económicos reforçaram a posição do executivo, pelo que, não é estranho que as sondagens sejam favoráveis a António Costa.

O governo socialista está a recolher os frutos do trabalho realizado pelo anterior executivo. A redução do défice resulta num grande esforço efectuado desde 2011, assim como os níveis do desemprego. 

O único factor que pode ter sido mérito total do actual governo é o crescimento da economia. As reformas levadas a cabo são o único trunfo de António Costa. Também é verdade que a saída do procedimento de défice excessivo anunciada pela Comissão Europeia e a não existência de sanções têm mão dos socialistas. 

Como as notícias surgiram todas ao mesmo tempo, ninguém vai conseguir saber quais foram os verdadeiros méritos do actual executivo, pelo que, Costa fica com todos os louros. 

Os anúncios desta semana taparam as dificuldades sentidas pelos socialistas na elaboração do Orçamento para 2017 devido ás exigências do PCP. Os comunistas vão ceder apenas mais uma vez, não estando previsto mais cedências, já que, no final do próximo ano haverá eleições autárquicas onde o PCP costuma fazer campanha eleitoral contra o governo. 

Numa altura em que tudo corre bem a favor de Costa, veremos se a arrogância demonstrada por Sócrates durante alguns anos também vai atingir o actual primeiro-ministro.

Sem comentários:

Share Button