Etiquetas

domingo, 6 de novembro de 2016

Olhar a Semana - Surpresa

A semana termina com incerteza relativamente ao vencedor das eleições norte-americanas. Apesar da tímida vantagem de Clinton, ninguém arrisca um prognóstico para a próxima terça-feira.

Iremos ter uma eleição renhida e interessante até final da noite para saber quem será o próximo Presidente dos Estados Unidos. Quem vencer terá legitimidade para ocupar o cargo, mas o escrutínio vai ser constante por causa das polémicas que envolveram os dois candidatos durante a campanha. Se Clinton tem alguns problemas com a ética na política, Trump fala demasiadamente mal para quem quer ser candidato à presidência. 

A decisão está nos eleitores norte-americanos. As análises que se fizeram no mundo inteiro já não servem porque é a população americana a escolher. No último ano, o Mundo posicionou-se contra Trump, mas também não gosta de Clinton, embora a democrata encaixe mais no perfil de Chefe do Estado porque o republicano diz verdades que ninguém gosta de ouvir ou costuma engolir.

A entrada de Barack Obama na campanha também revela desespero por parte dos democratas. O actual Presidente podia ter ficado de fora, mas sente que a colega precisa de um último empurrão. Nas várias intervenções que fez, Obama esqueceu-se que ainda é o líder de todos os norte-americanos. 

Os elementos para uma grande noite eleitoral estão todos reunidos, restando saber quem fica a sorrir e a chorar.

Sem comentários:

Share Button