Etiquetas

sábado, 26 de novembro de 2016

Figuras da Semana

Por Cima

União Europeia - As negociações para a adesão da Turquia foram suspensas. As constantes posições de Erdogan em termos internacionais e no plano interno estiveram na base da decisão, que deve colocar um ponto final na ideia de trazer os turcos para o clube europeu. Não faz sentido que um país com uma cultura e valores diferentes do Ocidente integre a União só por razões políticas e estratégicas. 

No Meio 

Norbert Hofer - O candidato do Partido da Liberdade às presidenciais na Áustria entende que será necessário realizar um referendo sobre a manutenção do Reino Unido na União Europeia, embora esteja dependente de duas condições. Seja comor for, o tema sobre a Europa volta a estar em cima da mesa, sendo que, nem sequer passou um ano sobre o escrutíno britânico. No entanto, a ameaça pode ser mesmo só uma forma de conquistar votos e não uma promessa para cumprir. 


Em Baixo

Recep Tayyip Erdogan - O presidente turco começa a perder aliados em várias frentes. Desta vez, a União Europeia cortou as negociações para a adesão da Turquia. Um sinal forte para o chefe do Estado que continua a governar o país como bem entender. Não está em causa a legitimidade, mas se a Turquia pretende ser um player importante na cena internacional tem de se aliar. As alianças com o Ocidente começam a resultar num fracasso. 

Sem comentários:

Share Button