Etiquetas

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Donald Trump eleito 45º Presidente dos Estados Unidos

Os norte-americanos escolheram Donald Trump para Presidente dos Estados Unidos nos próximos quatro anos. A vitória sobre Clinton foi categórica, contrariando mais uma vez o diktat das sondagens que apostaram na vitória da democrata porque a maioria dos órgãos de comunicação social estavam com ela.

O triunfo não é apenas um voto de descontentamento porque a diferença foi gigantesca, já que, Trump esteve perto dos 300 votos eleitorais e Clinton nem sequer alcançou os 220. Nos Estados mais importantes houve uma tendência de voto para Trump, em particular naqueles que Barack Obama segurou durante duas eleições. 

A zona do Mid-West foi totalmente dominada pelo republicano, sendo talvez a zona que decidiu a vitória. Há vários anos que a Pensilvânia não caia para a mão do GOP.......

A democrata beneficiou dos eleitores que se dirigiram às urnas nos primeiros dias, mas a maior parte dos norte-americanos que votou ontem deu a vitória a Donald Trump. 

Os republicanos ganharam em toda a linha com a conquista da Casa Branca, da Câmara dos Representantes e do Senado. Se o GOP mostrou divisões internas nestas eleições, são os democratas que vão ter de se preocupar com o futuro porque durante dois anos não vão ter poder. A estratégia de Obama falhou em toda linha, impedindo que algumas figuras do partido se candidatassem para facilitar a corrida de Hillary Clinton. 

A eleição deste ano fica para a história devido à capacidade de um homem começar do zero e acabar por se tornar presidente dos Estados Unidos contra todas as opiniões e vontades dentro e fora dos Estados Unidos.

Sem comentários:

Share Button