Etiquetas

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O estilo do novo Presidente

Nos próximos quatro anos, os norte-americanos vão ter um Presidente com um estilo pouco normal para quem ocupa a cadeira na West Wing da Casa Branca. As mudanças relativamente a Obama vão ser muitas, não apenas nas políticas, mas sobretudo no estilo.

O mandato de Trump será marcado por várias polémicas com outras personalidades, algumas quezílias particulares, frases menos conseguidas bem aproveitadas pelos meios de comunicação social e tiques autoritários. O empresário mostrou na campanha o pior lado. Ou seja, não tem capacidade ou entende que ser Presidente dos Estados Unidos não obriga a certo protocolo. Qualquer descuido linguístico ou atitude tem sido motivo de análise em todo o Mundo, mas nem por isso o candidato perdeu a nomeação republicana. Trump pretende sair do status quo de um Chefe de Estado para conquistar votos junto daqueles que exigem mais oportunidades. Com o tempo vai perceber que não poderá fazer e esconde-se no autoritarismo. Se calhar a táctica também começa por ser mais benevolente para ir ganhando confiança e justificar atitudes autoritárias.

A antiga primeira-dama aparenta ser mais tranquila e apaziguadora, mas é apenas fogo de vista. Hillary Clinton terá um estilo muito mais duro que Obama, em particular perante aqueles que vai exigir determinados comportamentos. Em relação aos escândalos fará tudo para branquear qualquer fuga que a prejudique. 

Perante os dados em cima da mesa, duvido que qualquer dos candidatos tenha uma boa relação com os aliados externos. 

Sem comentários:

Share Button