segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Desgoverno em Espanha

O líder do PSOE prepara-se para chumbar o governo liderado por Mariano Rajoy no parlamento, depois de também ter sido o responsável pela crise política que levou às eleições legislativas de Junho.

Os resultados das últimas eleições não foram suficientes para o PSOE pedir responsabilidades a Sánchez pelo segundo mau resultado consecutivo. Ao invés, vai dar nova oportunidade para mais uma crise política porque os socialistas não conseguem formar maioria com o Podemos. A única maneira passa por convencer o Ciudadanos, mas Albert Rivera dificilmente aceita Iglésias no governo. No entanto, a segunda tentativa de socialistas e Podemos se entenderem também deverá ser um autêntico fracasso. 

O que mais intriga é a forma como PSOE bloqueia o PP sem ter uma solução de governo alternativa. Em Portugal, os três partidos de esquerda anteciparam a queda da PAF, mas em Espanha não há nada acordado, sendo que, Podemos e PSOE não morrem de amores um pelo outro. 

O mais provável é a realização de mais um acto eleitoral, mas os partidos deveriam convocar eleições internas para reforçarem a legitimidade e serem escrutinados pelas opções políticas do último ano que prejudicaram a estabilidade do país. 

Sem comentários:

Share Button