Etiquetas

domingo, 10 de julho de 2016

Olhar a Semana - Heróis do Mar

A presença da selecção nacional de futebol na segunda final da história dos campeonatos europeus é mais um marco positivo no desporto português, em particular na modalidade. No entanto, a forma apaixonada com que se vive o futebol em Portugal não deixa ninguém indiferente ao momento, mesmo os que não apreciam futebol. 

A união em torno da selecção nacional foi algo conquistado durante os últimos anos, num país onde o clubismo é mais forte do que a equipa das quinas. Os meios de comunicação social tiveram um papel fundamental em promover o afecto à marca Portugal. É verdade com que algum excesso, mas o que se passa no nosso país já acontece noutros sítios. Note-se como a Islândia ou o País de Gales foram recebidos após a participação no campeonato da Europa.

As vitórias desportivas por parte de atletas portugueses são raras devido a uma política desportiva errada e pouco ambiciosa. O futebol pode dar um empurrão para haver vencedores num país que praticamente não tem heróis a não ser Amália Rodrigues, Eusébio e Cristiano Ronaldo. De facto, o país precisa de mais heróis do mar que façam o nobre povo estar unido em torno de algo para fazermos uma Nação mais valente, que seja Imortal perante os outros. 

O momento histórico só chega com a vitória porque a derrota volta a colocar todos no 8. Contudo, hoje é o dia para o "quase" deixar de ser o nosso destino. 

Sem comentários:

Share Button