domingo, 17 de julho de 2016

Olhar a Semana - A culpa é do Brexit

Desde que os britânicos votaram na saída do Reino Unido da União Europeia que o Mundo tem sido alvo de várias transformações.

A vitória de Portugal no Euro 2016 é uma novidade no desporto, em particular no futebol, mas as grandes movimentações aconteceram com mais um atentado e a tentativa de golpe de Estado na Turquia. 

Os sucessivos acontecimentos mostram que a escolha dos britânicos acelerou alguns processos. Talvez a desunião europeia tenha sido um factor para haver mais um atentado e desestabilizar ainda mais a Europa que já se encontra sem saber o que fazer. No entanto, o que se passou em Nice tem mais efeito na política francesa. 

A Turquia também iniciou um processo de modificação política com a tentativa de golpe de Estado. Os revoltosos conseguiram ser bem sucedidos em alguns aspectos, embora Erdogan ainda esteja no poder. Uma guerra civil naquele país era tudo o que a Europa menos precisa. 

Os primeiros sinais de instabilidade política nalguns pontos europeus foram provocados pelo referendo britânico porque abriu uma janela de oportunidade aos que pretendem uma União Europeia sem saber como reagir aos acontecimentos. 

Sem comentários:

Share Button