sexta-feira, 1 de julho de 2016

Medo na sociedade

Os recentes ataques ao aeroporto de Istambul confirma que não podemos estar seguros, seja num café ou num qualquer check-in. 
O que mais preocupa é a facilidade com que se colocam bombas ou se anda com uma metralhadora na mão em plena Europa do século XXI. O combate ao terrorismo tem falhado em algumas zonas do globo, em particular na Turquia. 

Neste momento, a vantagem é do Estado Islâmico porque consegue realizar ataques e causar pânico nas pessoas. O principal objectivo passa por instalar um clima de medo que altere o funcionamento normal de uma sociedade. A questão mais importante para responder é perceber se continua a ser fácil fazer explodir um autocarro, uma estação de comboios ou mesmo as estruturas dos aeroportos que deveriam ser as mais seguras do mundo. Em Bruxelas tivemos explosões no check-in, mas em Istanbul também ocorreram nas chegadas. Ou seja, parece que existe sempre um local onde é possível meter um bomba para causar o maior número de mortos. 

Não há dúvida que estamos perante um problema sério e de resolução muito difícil. Infelizmente estamos perto de também viver como algumas sociedades orientais em que os ataques terroristas são o pão nosso de cada dia. Caso não haja intervenções militares rápidas, pode ser esse o nosso dia-a-dia. O mais grave é continuarmos a ouvir Barack Obama dizer que o Estado Islâmico está mais fraco sempre que há um atentado. 

Há qualquer coisa que não bate certo.....

Sem comentários:

Share Button