sexta-feira, 15 de julho de 2016

Aceitar ou lutar?

As palavras do Presidente francês após os ataques em Nice são preocupantes porque fica a ideia que temos de aceitar viver com a ameaça terrorista, mesmo lutando no plano externo e aumentando as sanções contra os suspeitos que se passeiam tranquilamente nas nossas cidades. 

O terrorismo quer transformar a nossa sociedade, tornando-a mais violenta, agressiva, não só contra o poder político, mas também em relação ao nosso vizinho. 

As vítimas do terrorismo não são apenas os que morrem ou os mais próximos daqueles, mas todos nós porque existem inúmeras consequências, desde as notícias e imagens nos meios de comunicação social, como na forma como vivemos e nos relacionamos com as outras pessoas. O objectivo também passa por causar mais violência dentro da sociedade.

A solidariedade e a união são dois aspectos que podem ser decisivos para combater o fenómeno, embora a apreensão que vai tomar conta das pessoas vai gerar intolerância, agressividade e outros problemas. Neste momento, a França tem sido o país mais afectado, sendo que, outros países já foram ameaçados. Em Nice nem sequer foi preciso armas para matar 84 pessoas....

O futuro dirá se são apenas as políticas sociais e económicas francesas que estão a originar o caos no país.

Sem comentários:

Share Button