Etiquetas

terça-feira, 14 de junho de 2016

Perde a União Europeia e o Reino Unido

Os defensores do Brexit e do Remain utilizam argumentos para tentarem vencer o referendo do próximo dia 23. A grande questão é saber quem fica a perder mais, se o Reino Unido ou a União Europeia. Apesar de cada proposta, não é fácil calcular quem perde menos porque nunca aconteceu um país sair da União Europeia. É verdade que o Reino Unido praticamente não depende economicamente e politicamente das decisões da UE, pelo que, a saída significa menos investimento económico e poder nas grandes questões europeias, mas na realidade, em termos políticos, quem tem a faca e o queijo na mão é a Alemanha, já que, o Reino Unido de Cameron assumiu uma postura de despreocupação com as decisões tomadas em Bruxelas. 

A União Europeia fica com menos peso político relativamente aos parceiros mundiais, em particular a Rússia. No entanto, a ajuda dos Estados Unidos vai continuar, com ou sem Reino Unido na União Europeia. Não será por causa do Brexit que as instituições europeias deixarão de funcionar porque o epicentro sempre esteve em França e na Alemanha. O maior problema para a coesão é o efeito que pode vir a ter nos países nórdicos que são considerados mais eurocepticos. A saída do Reino Unido da União Europeia talvez proporcione a criação de blocos dentro das organizações, embora isso já exista, mas com pouca influência. 

Se o Brexit vencer o Reino Unido e a União Europeia irão ter uma experiência nova, mas como vai demorar tempo a negociar a saída, não se pode excluir um volte-face após as eleições gerais de 2020. 

Sem comentários:

Share Button