sexta-feira, 3 de junho de 2016

O trunfo que faltava a Trump

O apoio de Paul Ryan ao empresário é um passo decisivo nas hipóteses do Partido Republicano conquistar a Casa Branca. De certeza que as sondagens vão ser mais favoráveis a Trump. 

O Speaker da Câmara dos Representantes não tinha outra hipótese senão apoiar Donald Trump porque Barack Obama também irá ajudar Hillary Clinton perto das eleições gerais. Ou seja, os dois establishments estão com os candidatos, embora relativamente a Trump haja algumas reservas. No entanto, Paul Ryan é mais importante do que a família Bush e Mitt Romney. O antigo candidato nunca ganhou eleições, apesar de duas tentativas. O que interessa é o líder do Congresso porque vai influenciar grande parte da estrutura republicana, incluindo os candidatos a congressistas e senadores. 

A decisão de Ryan também significa uma mudança de postura por parte de Trump. A partir de agora existem situações que não podem ser repetidas, como são os ataques pessoais. Em termos de medidas também haverá alterações porque simplesmente são irrealistas. O foco dos republicanos será a gestão de Barack Obama nos últimos 8 anos, sobretudo a nível interno, sendo que, tudo será feito para colar Clinton aos erros do actual Presidente norte-americano. 

Não tenho dúvidas que Trump conseguiu mais uma enorme vitória porque tem uma das figuras mais influentes do Partido Republicano. Seria extraordinário mudar a vontade de outras personalidades, mas será mais complicado. 

Sem comentários:

Share Button