Etiquetas

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Quanto vale Hillary Clinton

Os resultados das primárias mostram que Clinton não é imbatível, sobretudo se o principal adversário for Donald Trump. Tendo em conta que Bernie Sanders é mais fraco, o empresário norte-americano tem capacidade para fazer frente à democrata. Nos últimos tempos, Sanders tem vindo a aproximar-se de Clinton, embora não suficiente para conseguir a nomeação. A questão que se coloca tem a ver com a queda de popularidade da antiga primeira-dama, por ser isso mesmo. Pelo contrário, Trump revelou que conquista adeptos em todos os sectores, em particular naqueles que não se identificam com qualquer partido. Na minha opinião, os independentes irão votar maioritariamente no empresário. 

A campanha de Clinton tem sido fácil porque recolhe apoio junto do eleitorado. No entanto, a actual estratégia não resulta nas eleições gerais, a não ser que Obama dê um empurrão. Tendo em conta as vitórias de Sanders isso vai acontecer. Não acredito que Clinton vença sozinha a eleição. 

Não me surpreende que Clinton não esteja a esmagar Sanders nas primárias porque em 2008 perdeu categoricamente para Obama. É verdade que os tempos são outros e o Partido Democrata está unido em torno da candidatura, mas isso não chega. Será necessário um cunho pessoal na campanha e não passar a vida a defender o legado de Obama. Curiosamente, penso que, Clinton pode beneficiar se demarcar-se da actual administração. O problema é que se fizer isso, o Presidente norte-americano não a apoia com veemência, pelo que, será melhor optar por contar com a ajuda de Obama. Um dilema que a antiga primeira-dama tem de resolver antes de Trump surgir em primeiro nas sondagens. 


Sem comentários:

Share Button