Etiquetas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ganhou Trump

A nomeação oficial de Trump só surpreende os que não acompanharam as primárias. Ao longo do percurso, o empresário ganhou popularidade apesar das propostas polémicas. No entanto, Trump era de longe o melhor candidato republicano, não tendo dificuldades perante o homem do Tea-Party nem de três candidatos apoiados pelo establishment. As adversidades ao longo do caminho também foram muitas, sobretudo por parte do actual presidente norte-americano que desconsiderou o concorrente. Obama engoliu em seco e agora tem de o respeitar. Também por esta razão o Chefe de Estado irá anunciar publicamente o apoio a Clinton o mais rapidamente possível. 

As primárias foram fáceis, mas a eleição geral vai ser bem mais complicada porque Trump vai ter que deixar cair algumas propostas. Isso acontece sempre em política, embora nos Estados Unidos as mudanças de posições não são encaradas da mesma forma que nos países europeus. Os que acreditam nas medidas não se vão sentir representados e podem não votar, não sendo plausível que optem por colocar a cruz em Hillary Clinton. 

A escolha de Trump passa por ceder nalguns pontos para ter o apoio do Partido Republicano. Contudo, as declarações de algumas figuras importantes são sinal de que nem todo o aparelho irá estar ao seu lado. Nesta equação Trump mantém a mesma linha de pensamento. 

Neste momento, importa destacar a vitória de alguém que começou a campanha praticamente do zero. 


Sem comentários:

Share Button