quinta-feira, 5 de maio de 2016

As hipóteses do Partido Republicano

As desistências de Ted Cruz e John Kasich representam uma vitória para Donald Trump, que assegura a nomeação, mas um verdadeiro problema para o Partido Republicano, embora a saída de Marco Rubio represente mais o falhanço do establishment nestas eleições.

Não seria a vitória de Cruz que daria paz ao partido porque o Tea-Party também não é aceite dentro da máquina. No entanto, a vitória de Trump terá consequências no futuro. Se Hillary Clinton vencer a eleição geral porque o partido não esteve todo com o empresário, iremos ter o nascimento de uma nova força partidária. Uma vitória de Trump em Novembro abre a porta ao aparecimento de mais contestatários que irão tentar afastar os "donos". Qualquer cenário coloca problemas de gestão a um partido que corre o risco de ficar mais quatro anos fora da Casa Branca, embora com maioria no Congresso nos próximos dois anos. Talvez este factor seja motivo para apaziguar os ânimos que se estão a exaltar, sendo que, um acordo pode ser alcançado com base nesta vitória garantida.

Na minha opinião, Trump vai tentar unir o partido e ceder nalgumas questões, como a vice-presidência dos Estados Unidos. Só com um Vice-Presidente indicado pelo establishment haverá mobilização de todos os que criticam o milionário, inclusive Mit Romney e os próprios derrotados na campanha. Marco Rubio poderia ser uma boa solução, apesar da má prestação nesta corrida. 

Numa altura em que os republicanos se encontram muito à direita, em particular com posições políticas bastante conservadoras, pode ser que haja mudanças. As críticas de Rubio na noite em que desistiu são justas e mesmo as posições de Trump surgem porque é necessário um corte com o passado, sobretudo a nível de política externa. Os republicanos ainda não perceberam que os Estados Unidos não têm espaço para serem os polícias do mundo. A administração Obama mostrou que a diplomacia tem de ser a primeira hipótese, mas sem excluir qualquer regime. 

Sem comentários:

Share Button