Etiquetas

domingo, 24 de abril de 2016

Olhar a Semana - Presidentes-espectáculos

A nível mediático Marcelo Rebelo de Sousa e Barack Obama são muito próximos. Os dois Chefes de Estado aproveitam a imagem para chegar junto da população, criando empatia com as pessoas. O líder português e norte-americano entendem que ser Presidente é mais do que tomar opções políticas, além de acreditarem que o exercício do poder público deve ser explicado aos cidadãos comuns. 

Neste primeiro mês de mandato, o Presidente da República tem utilizado os meios de comunicação social para transmitir mensagens políticas, mas também para conquistar as pessoas. No entanto, considero que Marcelo se tem excedido porque aparece praticamente todos os dias. Não sei se isso também faz parte da "presidência dos afectos" anunciada durante a campanha eleitoral.

Barack Obama tem outro problema.

O líder norte-americano tem tendência para se imiscuir nos assuntos internos dos outros países. O tema merece ser tratado num único post, mas também é uma forma do Chefe de Estado promover uma imagem, embora com cariz mais político do que mediático. Obama quer ser recordado como um grande líder dentro e for dos Estados Unidos, pelo que, a interferência nos assuntos que não dizem respeito aos Estados Unidos é uma forma de conquistar popularidade. As recentes visitas ao Reino Unido e a Cuba provam a faceta de Presidente-espectáculo. 

Sem comentários:

Share Button