Etiquetas

domingo, 10 de abril de 2016

Olhar a Semana - Nada de novo no Panamá

No início da semana o mundo ficou escandalizado por causa da revelação de documentos com informações relativamente a contas de figuras públicas que escondiam o dinheiro em offshores no Panamá. O caso denominado "Panama Papers" é mais um semelhante ao "Wikileaks", mas numa dimensão bem maior. 

A entrada dos jornalistas em cena provocou a dimensão do primeiro-ministro da Islândia que utilizou contas naquele país. Haverá mais que vai sair cá para fora nos próximos dias. O tipo de situações relacionadas com o Panama Papers começa a ser uma não notícia porque os paraísos fiscais são uma realidade que todos conhecem além de serem legais. O problema está relacionado com a ética, sobretudo naqueles que têm mais responsabilidade, como são os políticos, ou quem costumamos admirar pelas vitória que conquistam. 

O caso encheu os telejornais e os jornais que estão ávidos de notícias com qualidade para conseguirem vender um produto que está cada vez mais caduco, mas desta vez, já houve vítimas. O ex-chefe do governo islandês não será o único a cair com a divulgação dos Papéis. Certamente haverá um português com responsabilidade que também vai acabar por ser alvo de investigação e comentário. 

Sem comentários:

Share Button