quarta-feira, 2 de março de 2016

Quem desiste a favor de Trump

Os resultados da Super Terça-Feira confirmaram as expectativas criadas pelas sondagens nos últimos dias. As vitórias de Trump e Clinton são um passo importante, embora não sejam decisivos. No entanto, nos democratas, Bernie Sanders vai continuar com o "momentum", mas só para conseguir um milagre, já que, tem um discurso encomendado. Não tem nada a ver com as ideias próprias de Trump. 

O grande interesse das próximas eleições vai ser o duelo Marco Rubio vs Ted Cruz. Os dois disputam praticamente o eleitorado conservador, como se tem visto nos resultados. Neste momento, o senador do Texas tem 4 vitórias contra 1 do senador da Florida. Rubio e Cruz têm estado lado a lado na corrida pelos segundos lugares, sendo que o último teve melhores performances na noite de ontem. Contudo, isso não se reflecte numa vantagem significativa no número de delegados. 

À medida que nos aproximamos do final e se Trump continuar a vencer um dos dois terá que desistir. Na minha opinião, quem ceder primeiro não vai apoiar o outro. Isto é, Cruz não apoia Rubio se desistir e vice-versa. Na minha opinião, qualquer um deles ajuda Trump a ficar mais forte, seja com o establishment de Rubio ou os conservadores republicanos de Cruz. A partir desse momento, o empresário norte-americano fica mais forte e as sondagens nacionais sobem, o que lhe permite vencer Hillary Clinton. Nessa altura acaba o preconceito que o establishment tem tido contra Trump e o discurso inflamado dos conservadores. A união faz a força para evitar o terceiro mandato consecutivo dos democratas na Casa Branca. 

O final do mês de Março será um bom indicador para perceber quem desiste, embora só em Abril haja uma decisão sobre o assunto. Os dois senadores também podem ir à Convenção e no final garantirem os delegados necessários para Donald Trump ser o eleito. 

Sem comentários:

Share Button