Etiquetas

segunda-feira, 28 de março de 2016

O grande Bernie

As recentes vitórias de Bernie Sanders acalentam esperança ao senador do Vermont, embora Hillary Clinton esteja distante no número de delegados e perto da nomeação. A antiga secretária de Estado norte-americana deve confirmar a nomeação no mês de Abril, o que lhe garante tempo para preparar a eleição geral. No entanto, a coragem de Bernie Sanders em ir à Convenção tentar mudar a mente dos super-delegados conferem-lhe o estatuto de surpresa das primárias nos dois lados. 

A vitória de Hillary Clinton era esperada, mas a manutenção do senador em campo durante tanto tempo nem por isso. Na semana passada conseguiu cinco vitórias, duas na terça-feira e três no sábado. O autor da palavra "momentum" nesta campanha teve direito à fama durante uma semana, mesmo que o tema central tenha sido os ataques terroristas em Bruxelas. 

Não acredito que Sanders volte a concorrer à Casa Branca porque nos próximos quatro anos os intervenientes serão outros, mas o trabalho no Senado pode ser valorizado com o tempo de antena adquirido após a participação na corrida. Temos de esperar qual será a estratégia adoptada na Convenção, sendo que, quando Hillary Clinton for nomeada haverá um apagamento natural do senador, embora o principal objectivo seja reaparecer em Filadélfia. 

Sem comentários:

Share Button