Etiquetas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Teste decisivo para Ted Cruz, Ben Carson e John Kasich

O caucus do Nevada é o último teste para os republicanos antes da Super Terça-Feira. A eleição será decisiva para Ted Cruz, Ben Carson e John Kasich. O primeiro tem desiludido devido aos maus resultados no New Hampshire e Carolina do Sul. No primeiro Estado não aproveitou a vitória galvanizadora no Iowa, permitindo a Trump ter o primeiro "momentum" nestas eleições. Na eleição de sábado o senador do Texas ficou atrás de Marco Rubio, mesmo que tenha sido por duas décimas. No entanto, um terceiro lugar não tem efeitos positivos num candidato à Casa Branca. 

A grande diferença entre Cruz e Rubio que disputam o eleitorado mais conservador tem a ver com o discurso. O primeiro não consegue galvanizar a plateia, enquanto o segundo fala como líder. Na minha opinião, isso poderá fazer a diferença nas próximas primárias, já que, os norte-americanos gostam da forma como alguém tenta conquistar o voto. Cruz passa o caucus do Nevada, mesmo se tiver um mau resultado. Contudo, se isso acontecer tem de ganhar a Super Terça-Feira em número de delegados a Trump e Rubio, não bastando ter vitórias morais. 

Os dois últimos candidatos referidos também estão a ter fracas prestações, sobretudo Ben Carson, porque John Kasich obteve um segundo lugar no New Hampshire, que lhe garante a manutenção na corrida durante o mês de Março. Não percebo a manutenção da candidatura do neurocirurgião. 

Neste momento, Trump e Rubio são os grandes vencedores das três primárias realizadas. O empresário ganhou duas vezes, o que lhe dá força psicológica e financeira. O senador da Florida tem vindo a galgar terreno, sendo que, a desistência de Jeb Bush vai proporcionar mais financiamento e apoios importantes. 

Sem comentários:

Share Button